sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mais animais...

Tratando um pouco mais sobre os animais, foi a vez dos 7º anos montarem um camaleão!

Por que um camaleão? Primeiro porque, como a girafa, o camaleão é também um vertebrado. Segundo porque há mais uma característica bem visível e comum aos dois: a camuflagem... ;) Está bom, não?

O camaleão é uma construção simples e rápida. Basicamente tivemos que fazer com que as engrenagens que movimentam as "faces" do camaleão mostrassem as mesmas cores.

O trabalhoso, nesse caso, é a programação que usou um sensor de luminosidade e um condicional! Como assim? É... Como o movimento da engrenagem para um lado ou para outro depende da luminosidade, usamos um ícone chamado condição. Nele é possível estabelecer duas programações independentes condicionadas, neste caso, pela luminosidade, mas que poderia também utilizar os botões do NXT, o sensor de toque, de distância, de som e mais um tanto de coisa (isso vai ficar para depois, quando estivermos mais habituados à ideia!).

Em relação aos motores, tivemos que fazer uma continha básica. Não utilizamos a rotação inteira do motor porque senão acabaríamos no mesmo lugar. Então, tivemos que dividir uma rotação em três partes iguais, uma para cada face. Como cada rotação tem 360º dividimos esse valor em 3. Opa! Isso significou que o motor iria virar, dependendo da luminosidade, para a direita ou para a esquerda apenas 120º.

Ajuste de direção do movimento do à parte, o resultado final ficou bem bacana! :) Pena que não filmei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário