terça-feira, 31 de março de 2015

EV3 e o que fazer com a falta das baterias

Assim que a escola adquiriu as caixas do EV3, levei todas as baterias e carregadores para casa para carregá-las no final de semana, sob supervisão.

Acontece que depois de 2h30 que estavam na tomada começaram a pipocar! Os carregadores queimaram, dois deles, sendo que o segundo caiu a chave do quarto. Sabe-se lá se as baterias estão funcionando! Continuamos esperando um retorno a respeito de garantia e material para reposição da empresa que nos vendeu, a Zoom Education... Desde o dia 20 de fevereiro... Faça as contas aí!

Como o tempo não para, estamos aproveitando o material da maneira que damos conta, ou seja, sem programar.

Mas isso não impede a moçada das turmas de exercitar a criatividade!!! :D

Desde que começamos a trabalhar sem o projeto Lego Zoom, estamos tentando encontrar uma metodologia adequada que atenda nossas demandas: inspirar, planejar, construir, avaliar, solucionar problemas, divertir. Com isso, começamos estabelecendo temas (decididos por nós professores), as turmas fazem levantamento sobre assuntos específicos (o que há de tecnologia desenvolvida, tipos de movimentos que podem ser replicados, essas coisas) e então, em grupo, definem metas para explorar o tema com o Lego para três aulas.

Bom, tema definido por nós é imposição, sei bem, mas como estamos buscando um caminho, parece ser uma solução temporária enquanto organizamos outras questões. Mais para frente, podemos considerar temas específicos em cada turma.

Quanto a assuntos específicos, podemos sim trazer problemas relacionados aos temas que estamos propondo! Na semana passada, no 6D surgiu a ideia de fazermos experimentos com foguetes caseiros! UHUUUU Aí vamos nós!! A ideia é fazer isso com mais frequência.

Já as metas, mostrou-se uma situação delicada. Penso que num primeiro momento pela imposição do tema, num segundo momento, com o ritmo da aula definido, as metas se tornaram da turma toda.

Enfim, ponderando aqui e ali, vale usar a ideia de problemas relacionados aos temas, caso estes sejam propostos por nós professores, ou usar a ideia de tema direcionado, mas de escolha da turma.

Aceitando sugestões de trabalho, ideias de organização de temas, e por aí vai!

2 comentários:

  1. Oi, Juliana!
    Que legal o seu trabalho! Parabéns! Acredito que só a educação pode fazer transformações profundas na sociedade. Continue com seu trabalho, fazendo a diferença. ;)
    Obrigada pela sua visita lá no blog. Se vc não tem muito tempo ou está insegura sobre costurar, compre uma máquina simples e barata. Vc se surpreenderá o que é possível fazer mesmo com uma máquina muito básica. É uma alegria e tanto poder fazer algo com nossas próprias mãos. Às vezes, costuras simples são muito mais fáceis de fazer em casa do que pedir que alguém faça para nós...
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,
    Obrigada pela visita!
    Já fiz buscas para comprar a máquina duas vezes...rs...
    Valeu as dicas! ;)

    ResponderExcluir