sábado, 27 de fevereiro de 2016

Stop motion 2016!

Todo ano, desde que começamos com a disciplina trabalhamos Stop Motion com as turmas de 8º ano. É sempre uma surpresa e uma diversão fazer os vídeos e vê-los prontos. Adoro ver a empolgação, a frustração, o dar certo! Muito bacana!

Depois de alguns anos, com o projeto já consolidado como uma atividade de 8º ano (pela qual eles esperam!!), neste ano aproveitamos para melhorar algumas coisas.

No ano passado, o pessoal comentou que o projeto era muito extenso e que dava trabalho fazer a edição em casa. Neste ano, o projeto termina mais cedo com a edição do vídeo em sala de aula - separei duas aulas, vamos ver o que vai acontecer... depois conto aqui.

Também no ano passado, houve uma série de dificuldades relativas ao movimento de câmera que via de regra tremia muito, saindo do foco e da cena - alguns grupos chegaram a refazer as fotos, pense aí no trabalho. Neste ano, como tarefa do primeiro período (para constar e sem erro!), cada grupo teve que pensar em um suporte para câmera ou celular - até fiz dois para eles ficarem mais animados! Os meus são esses dois primeiros aqui do lado!

Além dessas questões, tivemos "problemas" com direitos autorais de uma música que um dos grupos usou no vídeo. O vídeo ficou suuuuuper legal, mas com esse disclaim, o vídeo ficou no YouTube sem som... O que perdeu parte da emoção. Afinal, trilha sonora é quaaaase tudo! :)

Para resolver isso, já separei vários links e alguns sons gratuitos e livres para disponibilizar para a galerinha. Vamos ver se funciona e se eles topa usar...

Nas duas últimas semanas recolhi e li roteiros das turmas. As ideias são bacanas, não há muitas histórias baseadas em contexto de terror e coisas do tipo, nem matança, o que me animou. As propostas são de roteiros mais simples, envolvendo pequenas cenas e por isso totalmente viáveis. Gostei das ideias! Vamos ver como vão ficar.

Com bastante trabalho ainda pela frente, aí vão as fotos dos vários suportes que os grupos apresentaram nestas semanas.

Tem cada um mais legal do que o outro. Material com rolha, parafusos e arruelas, garrafas diversas, argila expandida ou arroz para segurar a garrafa... Um inclusive tem nome - a rolha - Alberta!



 

Nesse aqui embaixo, como o celular pode assumir várias posições, o grupo vai conseguir tirar fotos em posições diversas!


Já a garrafa de vidro virou um suporte super estável por causa do peso. Muito boa ideia!

Nesse aqui embaixo, a rolha foi fixada num suporte baixo, o que vai ajudar bastante na hora das fotos mais próximas!


O papel celofane com água dentro deu um colorido super bacana! E a rolha tem dois cortes diferentes. Se não me engano, esse grupo experimentou para tirar as fotos vistas por cima.


Esse grupo apresentou dois suportes! Eita animação!



Olha aí a Alberta!!!! Ela tem carinha! :D






Esse aqui embaixo entregou na semana anterior, tamanha a pilha do grupo! Sugeri que colocassem uma rolha pra dar mais estabilidade ao celular. :)



Veja aí a animação para usar o Lego! :)

Aqui usaram um material aquecido para ajudar a cortar, mas o furo de um lado ficou muito grande... Pense aí no experimento da pessoa que ficou sem paciência de cortar com tesoura...
Outro grupo super animado. Tudo aqui se resolve para deixar a estrutura estável! :) 
Com arroz!

 

Show demais essa moçada! Haja criatividade!!! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário