quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Oficina de filmes em Stop Motion!

É isso aí pessoal... A moçadinha dos 8ºs anos A, B e T terminaram a produção dos filmes em Stop Motion!!!! E não é porque são meus alunos não, mas tem uns vídeos que ficaram muuuuuuuuuuuuuuuuuito legais!! :)

Lindos demais! Fico muitíssimo orgulhosa, principalmente porque foram se virando para enfrentar as dificuldades que apareceram!!!! :)

Parabéns queridos estudantes!!!

Fazendo uma recapitulação do que aconteceu....

Alguns grupos tiraram as fotos usando o próprio celular ou câmeras fotográficas (com tripé, borracha :) , durex :) ou segurando com a mão mesmo) para depois baixarem as fotos para o computador. Outros grupos usaram o próprio computador para tirar as fotos e ainda teve um grupo que usou um jogo como base para o stop motion que já tinha uma ferramenta para captar imagens. Tudo isso valeu! :)

A maior parte dos grupos usou o Movie Maker, parte do pacote Windows, para a edição dos vídeos - essa recomendação foi dada levando-se em consideração que quase todos os alunos têm a plataforma Windows 7 instalada em suas máquinas em casa. Quem não quis usar, podia ficar à vontade. A ideia era ter um programa comum para dar maior segurança às turmas.

Quanto aos sons, baixei alguns para alguns grupos no site http://www.wavsource.com/, o que ajudou muitíssimo!!! Então, fica a dica pra quem animar a fazer alguma coisa do tipo e quiser arquivos de sons diversos em wav e mp3 gratuitos. Quanto às músicas, a maior parte da moçada tinha as músicas em seus celulares e computadores, e quem não tinha baixamos da internet mesmo - nessas horas o Google ajuda bastante ;)

Para a edição do som, os programas de edição de vídeo normalmente vêem com essa opção, só complica a sobreposição de sons... E é aí que o Movie Maker e outros editores perdem um monte... Para conseguir a sobreposição de sons, teríamos que ter um programa específico para isso. Lembrei de um pacote Linux excelente pra essas coisas, mas descartei para não nos perdemos ao longo das atividades. Ficamos sem explorar essa parte.

Em relação aos efeitos especiais em alguns vídeos foram de um programa que esqueci o nomes... rs... Mas em deles aparece a marca d'água do programa ;) O Movie Maker não dá conta da variedade de efeitos que queríamos.

Por fim, tivemos uma mostra dos vídeos na sexta feira passada. 23 pessoas apareceram... Para quem apareceu, valeu!!! Taí a gracinha do final da mostra!! :)


Enfim, para quem curte a ideia de microcurtametragens (filmes com menos de 5 minutos) ou stop motion ou é curioso ou sei lá o que, vale a pena dar uma olhada nos vídeos! É só acessar o nosso canal no YouTube!

http://www.youtube.com/user/eductecnologica?feature=mhee

Nenhum comentário:

Postar um comentário