terça-feira, 22 de abril de 2014

Como fazer um robô andar?

A maior dificuldade que temos ao construir nossos robôs é conseguir montar uma estrutura que realmente faça com que o robô se movimente andando com "pernas" ou "patas", ao invés de girar sobre rodas.

Por isso, as aulas dos 7ºs anos, após testarmos a construção de asas, bicos e pescoços, tiveram como foco a construção de "coisas" que fizessem o robô andar e que não fossem rodas.




De fato, o mais complicado é colocar o robô em pé. Como as vigas são finas e as conexões, ainda que usemos vários conectores, são frágeis por causa do peso dos motores e do bloco NXT, acabamos sempre fazendo algumas formas estranhas mas que se movimentam com o uso pernas.

Fora isso tem uma outra questão: o centro de gravidade. E esse é um graaaande problema pois para ficar equilibrado, temos que pensar na simetria da estrutura, tanto em relação à forma quanto em relação ao peso.

Várias ideias aparecem! O que é bem legal! Normalmente usamos sistemas de alavancas conectando vigas ao centro do motor (cubo - que é a parte laranja) e à lateral do motor onde podemos encaixar conectores (como na imagem abaixo)...



ou apenas encaixando vigas no motor para girar com ele.

Em ambos os casos, a programação, assim como nós e os animais (em geral) andamos, usa apenas funcionamento de motores movimentando-se apenas algumas dezenas de graus - a quantidade vai depender da construção.

Enfim, muitas ideias... Preciso lembrar de tirar fotos e, quando lembrar das fotos, estar com a bateria da máquina carregada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário