segunda-feira, 7 de abril de 2014

Início de ano letivo! Bem vindo 2014!

Estamos aqui novamente!
Um tanto na correria porque muitas coisas novas estão acontecendo!

Agora temos salas super adequadas para as nossas atividades!
Uma sala para os pequenos de 1º a 5º ano e outra para a moçadinha de 6º a 9º ano.

Como é inicio de ano, ainda não temos muitas atividades para serem colocadas no mural. Mas com o tempo as salas ficarão super legais!

Além disso, apesar de continuarmos com o projeto Lego Zoom, estamos diversificando as atividades de 6º a 9º ano.

Primeiro os grupos não são mais escolhidos aleatoriamente, mas por afinidade de habilidades e intimidade com as peças. Apesar de sempre ter aqueles que não adotam as propostas privilegiando sentar com os colegas com quem têm mais afinidade, os grupos que assumiram a proposta tiveram suas produções  finalizadas e com sucesso. O que bastante recompensador!

Também estamos priorizando as construções sem passo a passo, de modo a valorizar a criatividade da moçadinha num primeiro momento para depois explorarmos lateralidade, noção de espaço, entre outras.

Além disso, estamos trabalhando com a possibilidade de uso do manual de montagem para explorar os temas das construções sem a obrigatoriedade de ser uma mesma construção para todos os grupos. Com isso, espero que as turmas usem partes de uma construção pronta ou optem pelas montagens livres - o que seria excelente! Penso que usando o manual de montagem exploramos pouco a criatividade na hora de construir...

E mais uma última coisinha... Teremos joguinhos de raciocínio lógico instalados nos computadores. Por que isso? Porque nem sempre as turmas ficam 100% focadas na construção e muitas vezes ficam explorando os computadores, inclusive colocando senha, alterando configurações. De fato, isso não é assim ruim pois é uma exploração que alimenta o cognitivo, contudo, gostaria de explorar um pouco mais esse cognitivo. Já que não tem como ficar controlando e impedindo que façam outras coisas, então que essas outras coisas sejam melhor direcionadas. Fora isso, li alguns artigos sobre a importância do uso moderado de jogos no desenvolvimento do raciocínio lógico ;) AH! Uso moderado é em torno de 30 min diários... E não duas, três ou quatro horas...

Enfim, novidades a parte, aí vem mais um ano! Cheio de novas experiencias, novos desafios, novas risadas!

Bem vindo 2014 ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário