quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Stop Motion - 2014

Depois de muito considerar sobre trabalhar stop motion com a moçada de 8º ano novamente, decidi assumir a empreitada, mas agora com no mínimo um pouco de experiência.

Tivemos várias dificuldades na primeira vez em que fizemos vídeos em stop motion nas aulas de Educação Tecnológica. De fato, o que não aconteceu é que precisávamos de uma aula orientada sobre:
- como utilizar programas para edição das imagens em vídeo - Movie Maker já vem no windows e por isso fiquei tranquila esperando que o utilizassem, o que não aconteceu;
- como deixar a câmera fixa - uso do celular só funciona se há um suporte que o deixe fixo e ao tirar a foto não se movimente e vários grupos usaram celular ou tablet;
- como acrescentar os sons - vários grupos não utilizaram sons nos vídeos, ou sons inadequados, o que os deixou "desanimados";
- como manter a iluminação igual - alguns grupos fizeram os vídeos em áreas influenciadas pela luz solar que foi diminuindo ao longo da produção.

Ademais, as crianças não imaginavam que iriam ter tanto trabalho - como deixaram para fazer no último final de semana, a coisa desandou e não tiveram tempo hábil para finalizar com melhor qualidade.

Enfim, esses problemas apareceram e na próxima semana é a aula em que iremos experimentar essas funcionalidades e ações em sala para que os grupos consigam trabalhar melhor na produção.

Na última aula, conversamos rapidamente sobre o caminho feito da pintura realista para a fotografia, para a pintura com movimento, instrumentos para movimentar imagens (zootroscópio, fenaquistoscópio e taumatroscopio), o cinema mudo, cinema com edição de efeitos especiais e, finalmente, stop motion. Claro que não deixei de falar um monte sobre o Tim Burton, afinal, vários dos filmes em stop motion mais famosos foram produzidos por ele - Vincent (1982), O estranho mundo de Jack (1993) e A noiva cadáver (2005).

Coraline e o mundo secreto (2009) é outro especial! Sou super fã! O movimento de câmera, dos bonecos, o cenário, as cores, a história... Tudo é mágico e muitíssimo bem feito!!! Mas esse não é do Tim Burton, é do Neil Gaiman...



Mas não há só esses não... Há outros tão famosos quanto os produzidos pelo Tim Burton! A festa do monstro maluco (1967) - o primeiro longa distribuído mundialmente,  A fuga das galinhas (2000), Wallace e Gromit – a batalha dos vegetais (2005), Mary e Max (2009) - este é sobre um rapaz autista... Lindo! - e O fantástico Sr. Raposo (2009). Fora o Minhocas (2013) produzido por uma empresa brasileira! O primeiro filme em stop motion produzido na América Latina, todos os outros são produção norte-americana ou inglesa.
Minhocas (2013)

Esse passeio é sempre interessante com a moçada para mostrar que as grandes produções valem a pena. Mas para ficarem assim precisam de longos anos de trabalho - os primeiros demoravam em torno de cinco anos... hoje é possível produzi-los em menos de três anos, o que ainda é bastante tempo.

Brick film é a opção com a qual iremos trabalhar em sala de aula - stop motion feito de Lego - e serão filmes curtinhos... Entre 1:30 min e 2:00 min. Mais do que isso é bem complicado pela quantidade de fotos que precisariam pois são necessárias, por causa da persistência retiniana, pelo menos 20 fotos por segundo... O que é bastante foto!

Coloquei no 4Shared duas ideias para orientação das aulas. Uma para o professor e outra para a turma. Ambos foram elaborados a partir de consultas na internet. Infelizmente não fui anotando os links, mas a maioria olhei no IMDb, wikipedia, sites de galerias de arte, YouTube para recolher vídeos, entre outros tantos.
Os links?
Prof. http://www.4shared.com/file/Vd3q_Oaece/Plano_de_atividades_sobre_Stop.html
Turma. http://www.4shared.com/file/VxJedKn1ce/Orientaes_sobre_Stop_Motion_-_.html

Quando os vídeos estiverem finalizados, faremos uma mostra no auditório com convite a todas as turmas de 8º ano e às demais - com direito a pipoca e tudo o mais! O bom de tudo é que conversando com a prof. de Artes surgiu a ideia de um pequeno Oscar, com apresentadores usando longo e paletó! Vamos ver como vai ficar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário