terça-feira, 2 de junho de 2015

Pontes... De novo?!

Então, sempre fico me perguntando qual é a necessidade de se trabalhar com as pontes. Inevitavelmente penso que a opção mais simples é sempre construir uma ponte, ponte levadiça ou uma torre. Isso porque quando vamos construir qualquer estrutura que perpasse pela ideia de uma estrutura rígida, sempre esbarramos em construções que se parecem com essas opções.

Por exemplo, um elevador se aproxima de uma torre; uma roda gigante lembra parte de uma ponte; uma plataforma de lançamento de foguete uma torre; um guindaste, um guincho... E por aí vai. Sem muito para onde correr, aí vamos nós!

* Para conectar uma viga com outra e não deixá-las flexíveis, usar dois conectores.
* Para deixar uma viga em pé, usar vigas em L ou conversores maiores.
* Para deixar uma viga em pé como suporte para algo, aumentar a área de contato inferior.

Sei que precisamos tratar de simetria. Isso vai  levar uma ou duas aulas com todas as turmas. Mas até lá vamos pensando em deixar tudo de pé!


Detalhe é que a proposta era desenho da ponte, seguido de sua construção já pensando em utilizar parte da estrutura para a ponte levadiça na aula seguinte... Acho que se empolgaram. Viu o desenho na parte debaixo da foto?

Nas fotos abaixo, o grupo usou um eixo passando entre as vigas da ponte para garantir a distancia entre os motores e deixar a estrutura bem alinhada! <3 Lindo!! "Alinhavou" a construção para garantir o encaixe!

E a última foto, usando uma viga em L para manter a estrutura em pé!!



Vamos ver como vai ficar tudo na semana que vem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário