segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Programação no Scratch

Scratch é um programa desenvolvido pelo MIT cujo foco é a introdução à programação de maneira simples e divertida - uma atividade lúdica que envolve o raciocínio lógico por meio de linhas de programação. Já postei algo sobre ele um tempo atrás e, para mais informações, vale acessar o site https://scratch.mit.edu/

De fato, o programa se mostrou uma ferramenta muito útil para estimular a atividade coletiva, despertar o interesse pelo raciocínio lógico nas turmas de 4º e 5º anos, além de promover a descoberta de novas possibilidades de atividades.

Fora isso, fiquei encantada em descobrir que as crianças têm total capacidade de entender o funcionamento do programa e utilizá-lo de modo a fazer as construções funcionarem. Surpresa da boa! Inclusive, algumas das crianças ficaram tão animadas e se envolveram tanto que logo nas primeiras aulas arrumei pelo menos dois monitores de programação em cada turma.

Tentado contar um pouco como foi o início do namoro, utilizamos duas aulas para que as crianças pudessem mergulhar no programa.

Na primeira, a atividade foi orientada mediante comandos que colocamos no quadro. Esses comandos foram retirados do manual rápido do Scratch e tivemos como foco a programação do objeto que tem na tela - por padrão um gatinho que pode ser alterado para várias outras imagens. Os comandos utilizados foram: Faça um movimento, Adicione um som, Repete, Emita um som, Bandeira verde, Mude a cor, Pressione uma tecla, Explore.

 




Com isso, foi uma aula inteira só de experimentos com imagem, som, cor, cenário etc., que não foram limitados à aula e nem podamos - o exercício era experimentar mesmo. Não! Mentira... Não foi bem assim! Quando um dos grupos descobriu que era possível gravar e armazenar a própria voz, em 10 min todos estavam testando e, obviamente, rindo, gritando e batendo palmas na sala! kkkkk Juro que se não tivesse aula na sala ao lado ficariam assim outros 10 minutos... Mas não dava...

Na segunda aula, os testes foram com motor, e a primeira informação era que o motor tinha que estar preso no HUB e este no computador para que o programa fizesse a leitura do motor e assim pudéssemos acessar os comandos apropriados.

Teste pra lá e pra cá, olhos brilhando ao ver o motor em funcionamento!!! :) Animação geral!!! Monitores escalados sempre de uma aula para a outra, desafios diferentes nas aulas seguintes... Umas duas aulas depois já apareceram programações como a que está ao lado! Duas programações que podem ser escritas e funcionarem alternadamente.

Lindo, né???

Nenhum comentário:

Postar um comentário