Trabalharam em grupo para conseguirem fazer a ponte levadiça funcionar! E funcionou!!
Começamos nosso planejamento com uma aula de programação. Só para entendermos como funciona o programa Scratch que iremos ficar usando para funcionamento de motor.
Durante essa aula, orientações relativas aos comandos de movimento, som e controle. De resto à vontade. A regra era explorar a movimentação do gatinho. Faltando uns quinze minutos para o final da aula, hora de conectar o Hub no computador e vermos o motor funcionar. A ideia era descobrir o funcionamento do motor e por onde sai o movimento - afinal, é a primeira vez que utilizam esse material!
Óbvio que não experimentaram o suficiente, mas a ideia era um projeto maior, a ponte levadiça, então sabiam que teriam outras oportunidades.
Aula seguinte, qualquer projeto precisa de planejamento, certo? Então, hora de desenhar a ponte, como ela irá levantar e onde o motor ficará encaixado... Aí vão uns desenhos!
O primeiro combinado era para que entendessem o que é planejamento... Primeiro idealizamos, ponderamos, entramos em acordo e depois vamos colocando a mão na massa. O segundo era para que construíssem a ponte considerando o motor como parte da estrutura para entenderem como o motor iria movimentar a ponte.
Óbvio que não deu tempo em uma aula! Muita coisa!
Por isso, mais uma terceira aula! A aula onde, já tendo esboçado ponte levadiça tanto em desenho quanto construindo com o material, a tarefa seria programar o motor! E para quem não sabe, programar motor aqui é movimentar pouco, cautelosamente, buscando precisão!
Lindos demais!!! Trabalharam muito bem!!
Aí vai um vídeo compilado de algumas partes de construções em funcionamento no 4º ano E.
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