quinta-feira, 15 de março de 2012

Equilíbrio e alavancas!

Equilíbrio lembra desequilíbrio, que lembra cair no chão, que lembra machucado!
Hum... Mas ninguém se machucou! Ainda bem!

Duas semanas atrás, fizemos alguns testes de equilíbrio com os 4ºs anos usando as peças da maleta e outros, vamos assim dizer, exercícios... Pulamos em um pé só, andamos na ponta dos pés, colocamos uma revista na cabeça e andamos sem deixá-la cair, seguramos uma revista entre os joelhos e caminhamos e, por fim, pulamos com uma perna só enquanto segurávamos a mão do colega! UFA!

Como disse, ninguém caiu! O que fizemos foi testar o equilíbrio de diversas maneiras!

Na semana passada, continuamos a trabalhar com o equilíbrio! Desta vez, usando a construção de uma pista de boliche. Pena que essa prof. não se lembrou de tirar fotos... Ficaram bem legais! :)

Nesta semana, mantivemos o tema equilíbrio e conversamos um pouco sobre andar na linha e sobre o circo!!! Consequentemente, nada melhor do que fazer um equilibrista!

Como é animador vê-lo andando na cordinha!

Nem todos os grupos terminaram... Os motivos foram diversos... Mas nem por isso não se divertiram!


Semana que vem faremos uma balança... quem sabe dessa vez lembro das fotos!

Xiii furou o pneu... E agora?

Depois de experimentarmos montar um carro e um caminhão no 2º ano nada como pensar um pouco mais sobre rodas e pneus construindo um mecanismo que auxilie a mãe do Bruno a trocar o pneu do carro.

Difícil essa? É sim! Acontece que sempre pensamos primeiro no carro e em locais onde o pneu extra (o estepe) vai ficar, mas raras vezes lembramos que não conseguimos levantar um carro sozinhos!

E foi seguindo essa linha de raciocínio que a turma montou vário guinchos, carros com aparelhos acoplados para trocar o pneu e um carro com duas rodas a mais para o caso de um dos pneus furar!


Ah! E essa turminha também já está conferindo maletas! Aprenderam rapidinho! ;)

E mais um pouco de família...

Desta vez, a família toda!!!

Os pequeninos e pequeninas do 1º ano têm feito, nas ultimas três semanas, construções que envolvam o tema família. Se a família é grande, pequena, quantos irmãos e irmãs têm, se têm avô e avó, tio e tia... :) Eles são uma graça!

E a tarefa de hoje foi construir uma família e colar os rostos das pessoas no bloquinho. O bacana são as justificativas para as disposições: os pais que seguram o bebê, os irmãos que estão brincando, dois representantes da família de cada componente do grupo...

E não é que ficou uma graça? :)


AH! E desde a semana passada a turma tem conferido as maletas direitinho, contando todas as peças. Como? Separam por cor e depois conferem com o que está na tapa da maleta, coluna por coluna. Super organizados, concentrados e engajados no trabalho em grupo! Aliás, hoje já teve um grupo terminando antes da prof. ;)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma torre com estrutura de verdade!

Ufa! Finalmente!! Uma torre de verdade!! O que quer dizer isso?

Sempre que começamos a experimentar as maletas, uma das atividades é construir uma torre... A mais alta possível. Acontece que construir uma torre juntando peças não é o mesmo que compreender a necessidade de ter uma estrutura que dê estabilidade para a construção.

Nesta semana, as turmas de 9º ano tiveram de lidar com um conceito tecnológico que se apresenta um tanto óbvio mas não tão simples como parece... E a ideia foi explorar ao máximo isso!

As estruturas nas construções de aço, principalmente as torres cujo esqueleto é aparente, tendem a ter aspecto triangular. Isto acontece porque é o triângulo quem traz resistência e estabilidade para a estrutura! Opa... Mas como isso funciona?

Antes da construção da torre com o Lego, foi sugerido, como tarefa de casa, que as turmas de 9º ano construíssem uma ponte de macarrão com massa epóxi... A Fernanda do 9º A conseguiu trazer a ponte inteira, sem quebrar nem um macarrãozinho (!!!) para termos uma ideia de como funciona. Olha só a quantidade de triângulos... Super 10! Ficou bem legal!!!


É claro que com isso a animação tomou conta da turma! Foi a primeira vez que vi o 9º A em silêncio e com todos trabalhando concentrados... O comprometimento foi visível!! Fora que o resultado final é de encher os olhos... :)


E o 9º B não ficou para trás! Um grupo terminou e ainda topou o desafio... Aumentar o tamanho da ponte... Resultado? Iluminação, com direito a gerador próprio! Vivendo e aprendendo, não?




Só teve uma coisa que foi chata, para a qual foi necessário momento de conversa com a turma... Alguns grupos, quando viram que não iriam conseguir terminar de construir a torre em tempo, desmontaram o que haviam feito, mesmo antes do prazo final. 


Sabemos todos que é um tanto frustrante não conseguir terminar, mas isso não significa que desistir antes do final seja algo legal. A ideia a ser perseguida é sempre tentar e tentar, até não haver mais tempo ou outras possibilidades! Às vezes, uma reflexão sobre o que foi feito, o papel de cada um e como cada um se comportou pode ajudar num momento posterior, mas desistir? NUNCA!


Thomas Edison e seus assistentes experimentaram mais de 1600 materiais para construir filamentos que funcionassem para acender uma lâmpada. Depois de um tempo, os filamentos foram substituídos por um metal chamado tungstênio e cujas lâmpadas são usadas ainda hoje (apesar de existirem outros tipos de lâmpadas). Imagine, então, se Edison e seus assistentes, ou mesmo seu predecessores no caminho da invenção da lâmpada, tivessem desistido?


Enfim, fica para todos nós a lição... Nada de desistir, ok?

Eixos, rodas e pneus: para que servem?

Com a ideia de, quem sabe, termos futuros campeões de fórmula 1, o 2º ano animou para montar um carro de corrida! Na verdade, só faltou a corrida mesmo porque testes com o carrinho foram muitos!


Acontece que eixos, rodas e pneus não são privilégios dos carros... Ou seja, lá fomos nós atrás de meios de transporte que tinham eixos, rodas e pneus. Com isso, montamos um caminhão!

Podemos ainda pensar e fazer testes com outros meios de transporte que tenham eixos e rodas, mas por hora, acho que a animação em uma corrida ou em caminhões elaborados está valendo!

Família, família... Cachorro, gato e gêmeos!

As crianças do primeiro ano, desde a semana passada estão utilizando o tema família para suas montagens!

De início, montaram um porta retrato para colocarem fotos que tivessem com os pais e mães... Só faltou a prof. aqui lembrar de tirar as fotos antes de desmontarem! Daí, como só tinha sobrado um inteiro, foi o que veio para o blog.

Comentário sobre a foto escolhida? "Ah tia! Esse é o moço da TV, vou colocar ele aqui. Ele é bonito."


Mas, um bom sinal! As fotos não foram esquecidas hoje quando montaram os gêmeos! Opa! De jeito nenhum! Aliás, se tivesse como registrar a organização e o comprometimento dos pequenos com suas funções e atividades... Nossa... Foi tudo de bom!

Construtores, organizadores, relatores (desenhistas) e apresentadores seguiram à risca suas funções! Lindo! Mais ainda foi ver que todos escreveram seus nomes nos relatórios com os desenhos e, quando terminamos as construções, todos colocaram as pecinhas que sobraram dentro da caixa, tamparam a maleta e colocaram os gêmeos sobre a maleta, para a apresentação! Tudo sem insistindo! Organização nota 10!

Tudo bem, assumo que fico babando nos pequenos, mas como não fazer isto quando eles se dispõem a um jogo dos erros entre as montagens prontas, justificando o porque de terem montado ligeiramente diferente do que estava no livro...

Aliás, será que você consegue ver as diferenças entre os gêmeos? 

segunda-feira, 5 de março de 2012

Açúcar? Doce? Cana de açúcar? Caldinho de cana?

Hum... açúcar, doce... Quem não gosta de um doce?

A ideia de hoje no oitavo ano era falar um pouco sobre engrenagens e um moedor de cana de açúcar veio a calhar para adoçar a ideia!

Claro que conversamos um pouco sobre o processo de moagem e sobre os tipos de açúcares que aparecem derivados da cana e que normalmente consumimos... Cristal, refinado, mascavo e demerara... Opa! Mas esse último, o demerara, ninguém conhecia... Então, para casa, um pequeno levantamento sobre o que é o açúcar demerara e como ele é produzido"

Porém, é bom lembrar que não tem açúcar apenas da cana de açúcar, tem também açúcar de palmeira e da beterraba, por exemplo! E para satisfazer a curiosidade, nada como um pouquinho de informação...


Bom, quanto às montagens, alguns grupos não conseguiram terminar... Ora os computadores descarregando, ora a visualização dos passos na montagem que não ficam muito nítidos na tela, ora um tanto de desorganização ou falta de trabalho coletivo em alguns grupos... Mas, enfim, aos poucos vamos aprendendo a lidar com as novidades e nos ajustando ao que vai acontecendo.

Os que conseguiram terminar fizeram um excelente trabalho! :)