sexta-feira, 6 de abril de 2012

Academia de ginástica - parte 2

Continuando a ideia da academia de ginástica, o pessoal do 8º B também animou.... Ideias não faltaram! Pena que acabei esquecendo de tirar muitas fotos pois apareceram bicicletas...


...mesas de peso e supino, máquinas para fazer exercitar pernas...




entre outras tantas ideias...


Carro de corrida!

A aula de hoje rodou!! Um monte!! :)

Usando uma HQ que tem no livro do 9º ano, conversamos rapidamente, apenas para termos uma ideia do funcionamento, sobre força gravitacional, força centrífuga, atrito, carro de corrida e pneus... UFA!!! Uma grande volta para montarmos um carro de corrida e conversarmos sobre velocidade e aceleração, algo que deve até ter passado despercebido, pois não conseguimos tempo para fazer os testes de velocidade.


Claro que depois de montado deu para programar, né?


E para tratar um pouco mais sobre o que conversamos em sala foram sugeridos dois levantamentos:
- Tipos de pneus para carros de passeio e qual deles tem o índice de atrito maior que os outros.
- Cilindrada, potência e velocidade de carros de passeio variados... a título de comparação... ;)

Para o primeiro levantamento, vale dar uma olhada em:
http://www.alternativapneus.com.br/dicas.htm
http://boxonline.wordpress.com/2011/07/31/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-pneus/ (nesse vale olhar sobre aderência!)
http://www.pirelli.com/tyre/br/pt/car/genericPage/all_about_tyres

Quanto ao segundo, vale dar uma olhada nos seguintes sites:
http://supercarros.cc/Carros.aspx?sub=1
http://quatrorodas.abril.com.br/compre-seu-carro/seu-comparativo/?utm_source=quatrorodas&utm_medium=referral&utm_content=banner (na comparação dos carros aparecem alguns dos dados, fica faltando tempo para alcançar 100km/h)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Academia de ginástica

Quando começamos a aula no 8º ano A, não imaginei que fosse sair tanta coisa legal... Mesmo! Não por não acreditar no potencial da turma, mas porque simplesmente não parei para pensei nos resultados. Acho que me dispus a ficar esperar pelos resultados das construções! :)

Como desde algumas semanas atrás, vinhamos conversando sobre açúcares (Moedor de cana), diferença entre diet e light, alimentação saudável com exercícios (Esteira ergométrica), hoje tratamos de fazer, utilizando montagem livre, um aparelho de ginástica...

Eis o que surgiu.....

Mesa de exercícios dobrável...


...ou não.


Estação de ginástica com supino...


Esteira ergométrica...


Bicicletas de passeio...


...ou ergométricas...


que renderam também dois vídeos! :)


Sistema solar - parte 2

Hoje o pessoal do 4º ano A construiu um modelo de sistema solar... Ou quase... O tempo realmente foi bem curto e como os primeiros passos da montagem são enrolados apenas dois grupos quase terminaram... Uma pena, pois a construção pronta é bem legal e o desafio mais bacana ainda (fazer um eclipse usando uma lanterna). A turma chegou a separar as bolas de isopor amarelas para o Sol e massinha para a Terra e a Lua.

De qualquer maneira, conversando ao final, a turma pediu para considerarmos refazer a montagem em outro dia... Vamos ver se dá e se a animação perdura!

Fica aqui um pouquinho do que foi feito.


Instrumentos musicais...

Para fechar o tema instrumentos musicais e música, assim como os primeiros estudos sobre alavancas, o 5º ano B (o A não teve aula pois fez avaliação no horário), pode colocar a criatividade à prova! Qual foi a atividade? Montagem livre cujo tema era instrumento de percussão!

Sério... Acho que a imaginação foi longe... :)  E muito bem! :)

Umas crianças criaram instrumentos que emitem som ao bater suas próprias partes...



.... algumas criaram baterias (das mais diversas formas!)...

...e outras criaram triângulos que só faltaram ser de metal!


Não disse que foram criativos???

Robô regador

Imagine que aparece uma viagem de última hora para você e sua família fazerem e não tem quem cuide das plantas da sua casa... Sua mãe vai ficar doida? E seu pai? E sua avó ou avô? Se alguém por aí for fã de uma comidinha boa, não vai dispensar as verdurinhas e temperos da horta suspensa que foi montada na varanda ou na área de serviço. E ainda que tenha um bom de um jardim... Quem vai molhar?

Tudo bem. Pode ser que isto não tenha acontecido com um de vocês, mas é fácil eu me desesperar por não ter como regar as plantas no caso de uma viagem longa. Normalmente levo tudo para quem já tem plantas em casa, assim não corro risco de perder alguma. Mas, e no caso daquelas que não tem como transportar? Realmente a coisa complica...

MAS! Como todo geniozinho que tem ideias LEGAIS, eis o que você vai fazer: construir um robô para ajudar a manter a paz em casa...rs... Um Robô regador!

E foi isso que o pessoal dos 7ºs anos fez!! Programação para ir andando e molhando...
Faltou um pouco de tempo para explorarmos mais a programação, mas acho que ideia pegou!

É isso aí pessoal!!! :)





Mais experimento em casa - parte 2

Fala sério... tenho que postar, não?

O Gabriel Melo do 8º ano B, no ritmo das construções que fizemos em sala de aula, foi citado aqui já em dois posts. Um sobre um lançador/ chutador que fez em casa inspirado pelo lançador que montamos em sala (postagem Mais experimento em casa!!!), e o outro um carrinho, pois tínhamos montado um buggy (postagem Experimentando em casa).

Acontece que o Gabriel fez outras construções, como a esteira ergométrica que virou esteira "seletora" e ainda um robô halterofilista, e as filmou em em funcionamento!!! Como ficaram geniais, por que não compartilhar, certo?

Primeiro o do lançador que virou coletor/ chutador...


...e depois a montagem da esteira ergométrica que fizemos na outra aula e se transformou numa esteira "seletora"!!! 



Por fim, um robô halterofilista muitíssimo divertido! :)


É isso aí Gabriel!!!!
Vamos nessa!!! :)
Trocando ideias!!! ;)