Depois de montarem alguns veículos e aprendermos um pouco sobre o funcionamento de eixos e rodas, a turminha do 2º ano passou a trabalhar com o tema família e o que pode ser feito em sua companhia! :)
Assim, na aula de hoje, trabalhamos com a ideia de diversão em casa, seja apenas com a família, seja com os amiguinhos que vãos no visitar, e ainda lembramos que normalmente temos portões que separam a casa da rua...
Portão que não deixa bandido entrar, que não deixa o cachorro ir embora e não deixa criança brincar na rua sozinha, sem supervisão. Portão que pode passar um carro ou um caminhão dentro dependendo da altura...
Portão que tem um negócio chamado engrenagem, engrenagem que fica dentro da caixa de redução... Mas, como isso funciona, vai ficar melhor explicado na aula da semana que vem. Por enquanto, vale construir um carro e ficar testando o portão subir e descer, fazer o som do portão abrir e fechar... :)
quinta-feira, 29 de março de 2012
Casas... Começando pela minha!
Depois de conversarmos sobre família é sempre bom lembrar que precisamos de um lugar onde morar! E de preferência que tenha um grande quintal para corrermos!
Por isso, e lembrando que estamos agora conversando também sobre estruturas, a turminha do 1º ano construiu uma casa e ainda teve tempo para modificá-la e colocar quartos, camas, sofás, sala, garagem e carro... :)
Que fofos, não?
Por isso, e lembrando que estamos agora conversando também sobre estruturas, a turminha do 1º ano construiu uma casa e ainda teve tempo para modificá-la e colocar quartos, camas, sofás, sala, garagem e carro... :)
Que fofos, não?
Estruturas e pontes...
Depois do 9º ano montar uma Torre, construir pontes de macarrão e de palitos de pirulito com fio de telefone e maquinarem sobre a rigidez do triângulo como forma de estudarmos estruturas, foi a vez de montarem uma ponte levadiça!
O encaixe das peças deu um trabalho! Mas com o comprometimento de cada um dos grupos, foi possível terminar e ainda programar a ponte levadiça! :)
A proposta de programação era que ao apertar o sensor de toque, soasse um alarme, acendesse a luz da ponte (mais uma forma de aviso), a cancela abaixasse e a ponte levantasse... Usando os ícones de espera pelo toque e motor com meias rotações a programação foi funcionando... com direito a testar duas pontes funcionando juntas (essas não fotografadas). :)
O encaixe das peças deu um trabalho! Mas com o comprometimento de cada um dos grupos, foi possível terminar e ainda programar a ponte levadiça! :)
A proposta de programação era que ao apertar o sensor de toque, soasse um alarme, acendesse a luz da ponte (mais uma forma de aviso), a cancela abaixasse e a ponte levantasse... Usando os ícones de espera pelo toque e motor com meias rotações a programação foi funcionando... com direito a testar duas pontes funcionando juntas (essas não fotografadas). :)
Esteira ergométrica
Normalmente, quando pensamos na possibilidade de emagrecer, seja por uma questão de saúde, seja por uma questão estética, a primeira opção é reduzir a quantidade de alimentos ingeridos. Porém, esta não é a melhor opção! Mesmo!
Muitas vezes, uma dieta balanceada, com menos doces, frituras e massas, e com mais frutas, verduras, carnes e grãos pode ajudar a perder uns quilinhos ou mesmo a modelar o corpo. Porém, e principalmente, ainda mais em fase de crescimento, é importante lembrar que para um crescimento saudável é indispensável uma boa alimentação acompanhada de exercícios físicos!!
E foi usando essa ideia que, nos 8ºs anos, conversamos sobre açúcares (Sim! A aula em que montamos o Moedor de cana!), e aproveitamos para ler e conversar um pouco sobre a diferença entre diet e light... (Claro que poderíamos conversar mais sobre o assunto, mas fica aqui um link com mais informações: http://veja.abril.com.br/quem/diet-light.shtml.).
Enfim, depois desse monte de conversa, só ficou faltando a malhação para garantir um corpo saudável, para o que montamos uma esteira ergométrica como forma de nos lembrar da necessidade de exercícios saudáveis... :)
Muitas vezes, uma dieta balanceada, com menos doces, frituras e massas, e com mais frutas, verduras, carnes e grãos pode ajudar a perder uns quilinhos ou mesmo a modelar o corpo. Porém, e principalmente, ainda mais em fase de crescimento, é importante lembrar que para um crescimento saudável é indispensável uma boa alimentação acompanhada de exercícios físicos!!
E foi usando essa ideia que, nos 8ºs anos, conversamos sobre açúcares (Sim! A aula em que montamos o Moedor de cana!), e aproveitamos para ler e conversar um pouco sobre a diferença entre diet e light... (Claro que poderíamos conversar mais sobre o assunto, mas fica aqui um link com mais informações: http://veja.abril.com.br/quem/diet-light.shtml.).
Enfim, depois desse monte de conversa, só ficou faltando a malhação para garantir um corpo saudável, para o que montamos uma esteira ergométrica como forma de nos lembrar da necessidade de exercícios saudáveis... :)
E como a esteira funciona? Só vendo...
quarta-feira, 28 de março de 2012
Mais experimento em casa!!!
Em uma outra postagem, comentei que um de nossos alunos tem um conjunto do Lego com peças bem parecidas com as que usamos. Há um motor e um controle... ou algo do tipo... Busco mais informações depois e posto aqui!
O bacana é que o Gabriel tem se animado a montar em casa uma versão própria do que temos feito em sala! :) E o mais legal é que está funcionando! Com a cara dele, ideias dele, implementações e inovações semanais! :)
Como na semana passada montamos um lançador, ele usou a ideia da garra para construir algo que pegasse uma bola e colocasse-a em cima da construção. Ficou bem legal!! :)
AH! Lembrando da conversa rápida com ele, ficou a dica de usar uma viga enviesada na construção de maneira a formar um triângulo... para dar melhor estabilidade no lançador. Algo conversado com o pessoal do 9º ano quando falamos sobre as pontes de macarrão: rigidez de triângulo! ;)
O bacana é que o Gabriel tem se animado a montar em casa uma versão própria do que temos feito em sala! :) E o mais legal é que está funcionando! Com a cara dele, ideias dele, implementações e inovações semanais! :)
Como na semana passada montamos um lançador, ele usou a ideia da garra para construir algo que pegasse uma bola e colocasse-a em cima da construção. Ficou bem legal!! :)
AH! Lembrando da conversa rápida com ele, ficou a dica de usar uma viga enviesada na construção de maneira a formar um triângulo... para dar melhor estabilidade no lançador. Algo conversado com o pessoal do 9º ano quando falamos sobre as pontes de macarrão: rigidez de triângulo! ;)
Pontes de macarrão!
Em uma das semanas para trás, montamos uma torre nos 9ºs anos com a ideia de começar os estudos trabalhando com estruturas.
À época, propus às turmas a construção de uma ponte de macarrão, mas como macarrão é algo frágil, algumas pontes nem saíram de casa porque quebraram. As sobreviventes? Duas...
Uma da Fernanda Aguiar e Vasconcelos.... :) Que também foi postada junto com a montagem da Torre...
E uma da Mariane de Carvalho Carneiro
Com a ausência da ponte, por condições adversas, sugeri que montassem a ponte com palitos de pirulito (dos brancos e vazados) e fio de telefone passando por dentro (dentro de um fio comum de telefone há vários outros fios fininhos).
Vou dizer, não foi nada fácil encontrar os palitos (aproveitei para comprar um monte!). Quanto aos fios de telefone é bem tranquilo. O bom desse material é que pode cair no chão e não quebrar, e dá para montar e ser desmontado sem muita dor de cabeça (e bagunça em casa!).
Claro que aproveitei para fazer duas construções onde fosse possível ver a diferença entre construir algo apenas com triângulos e construir algo que não fosse totalmente de triângulos.
O uso de triângulos na construção, torna-a rígida, inflexível!
No caso de estruturas onde há polígonos com mais de três lados, pode esquecer a rigidez... Tudo de deforma!
A rigidez dos triângulos é algo lindo, não? :)
À época, propus às turmas a construção de uma ponte de macarrão, mas como macarrão é algo frágil, algumas pontes nem saíram de casa porque quebraram. As sobreviventes? Duas...
Uma da Fernanda Aguiar e Vasconcelos.... :) Que também foi postada junto com a montagem da Torre...
E uma da Mariane de Carvalho Carneiro
Com a ausência da ponte, por condições adversas, sugeri que montassem a ponte com palitos de pirulito (dos brancos e vazados) e fio de telefone passando por dentro (dentro de um fio comum de telefone há vários outros fios fininhos).
Vou dizer, não foi nada fácil encontrar os palitos (aproveitei para comprar um monte!). Quanto aos fios de telefone é bem tranquilo. O bom desse material é que pode cair no chão e não quebrar, e dá para montar e ser desmontado sem muita dor de cabeça (e bagunça em casa!).
Claro que aproveitei para fazer duas construções onde fosse possível ver a diferença entre construir algo apenas com triângulos e construir algo que não fosse totalmente de triângulos.
O uso de triângulos na construção, torna-a rígida, inflexível!
No caso de estruturas onde há polígonos com mais de três lados, pode esquecer a rigidez... Tudo de deforma!
A rigidez dos triângulos é algo lindo, não? :)
terça-feira, 27 de março de 2012
Experimentando em casa
Um dos alunos do 8º ano tem uma versão de Lego que utiliza motores e controle remoto!
Na animação dos experimentos em sala, montou um carro e trouxe para podermos ver... Engrenagens, motor, eixos e rodas, tudo funcionando! Aliás, tem uma peça no carrinho que imita os pistões de um motor! Show de bola!
Bem bacana ver o carro funcionando... Dá pra imaginar o trabalho que deu para montar!
É isso aí Gabriel!! :)
Na animação dos experimentos em sala, montou um carro e trouxe para podermos ver... Engrenagens, motor, eixos e rodas, tudo funcionando! Aliás, tem uma peça no carrinho que imita os pistões de um motor! Show de bola!
Bem bacana ver o carro funcionando... Dá pra imaginar o trabalho que deu para montar!
É isso aí Gabriel!! :)
Assinar:
Postagens (Atom)