sábado, 18 de agosto de 2012

Stop Motion - parte 1

Depois de maquinar um tanto, vi que poderíamos "brincar" um pouco com outros tipos de tecnologia (além do material que normalmente utilizamos: maleta Mindstorms e programa NXT) ao mesmo tempo em que poderíamos aproveitar algumas sugestões de construções no nosso livro.

A construção que deu o pontapé inicial para a ideia foi a persistência visual, cuja contextualização é o cinema e a forma como a luz se manifesta nos espaços. Então, veio a possibilidade de trabalharmos formas mais "cruas" de se fazer cinema, para o que lembrei das tecnologias imagéticas mais contemporâneas, como máquinas de fotografia caseiras, ou mesmo dos desenhos animados que habitavam o imaginário pré-cinematográfico. Foi aí que caiu a ficha de que uma vez participei de uma pequena oficina de Stop Motion - um aprendizado sobre o cinema de forma muitíssimo lúdica!

Opa! Stop Motion? O que é isso? Acho que já comentei em outro post por aqui (em Peraí, filmes com Lego???)  e, por isso, vou começar com um empurrãozinho mostrando um pouquinho de como é estruturado um set de cinema que encontrei numa Revista Superinteressante (março/ 2004) que estava por aqui!

Por que essa animação? Começaremos nossa oficina de Stop Motion com os 8ºs anos nesta semana!!! Será que vai funcionar?!?! Com certeza!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário