segunda-feira, 29 de abril de 2013

Parque de diversões - parte 2

Ah! Eita como é bom ir ao parque de diversões!!!

Dessa vez montamos o barco viking e a roda gigante!

O barco vinking tem uma estrutura triangular, o que dá ridigez e segurança ao movimento do barco. Além disso, movimento é alimentado pelo pneu que fica empurrando o barco para um lado e para outro garantindo o vai e vem - movimento pendular.






A programação é simples: dentro de um loop infinito, mover para uma direção e mover para outra direção com baixa força e, depois de alguns testes, duração de 180 graus.


Teve um aluno do 9B que animou bastante e deu uma incrementada na programação... Começou com um movimento lento que foi aumentando, estabilizou e depois diminuiu até parar. Ficou muito legal!!! Esse filmei!!


Nessa mesma aula montamos a roda gigante...

Como a roda gigante tem uma estrutura circular, o jeito é apelar para polígonos regulares - no caso, o hexágono, é o que damos conta com as vigas que temos.
 




Em alguns grupos, houve a tentativa de alterar parte da estrutura - onde haviam polias, entraram engrenagens. Isso foi garantia de risada solta! As unicas engrenagens que cabem sem fazer muita alteração são duas grandes, por isso, a roda gigante fica parecendo um tambor de máquina de lavar roupa no modo centrifugação, ou uma hélice de helicóptero, ou sei lá o que... Engraçado é sim... Até parece que as cadeiras vão sair voando... Pena que não filmei...rs...



E a programação? Simples até! Só um ícone de motor em movimento... Como a ideia é mostrar o movimento circular uniforme (isso signfica que todas as cadeiras da roda gigante se movimentam exatamente do mesmo jeito), não tem muito o que fazer...

Aliás, teve um grupo ou doi, não lembro bem, que usaram sensor de toque - o desafio proposto para quem terminasse mais cedo - para fazer a roda gigante movimentar e parar. Fica legal também! Dá para brincar de controlar a roda gigante ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário