domingo, 26 de abril de 2015

Barco na tempestade

O 4º ano E foi simplesmente espetacular nesta semana!

Com as aulas que tivemos sobre programação e o funcionamento da ponte levadiça, conseguimos selecionar alguns monitores para ajudar os grupos entre uma aula e outra. Foi lindo demais vê-los ensinando uns aos outros a programação!

Para uma ideia do que fizeram, utilizaram controle de acionamento da programação pela barra de espaço, movimento de motor por 0,2 segundo com potência 30. Para finalizar utilizaram o movimento reverso. Esse último movimento mostrei onde ficava porque era o que finalizava o vai e vem da ponte levadiça.

Na sequencia da construção da ponte levadiça, a proposta lançada foi de construímos um barco para simular o movimento no caso de uma tempestade. Afinal, o barco passou por baixo da ponte e agora alcançou alto mar!

Aí vai o link da construção que fizemos.
https://a248.e.akamai.net/cache.lego.com/r/education/r/lesi/-/media/lesi/downloads/building%20instructions/wedo/9580_sailboatstorm.pdf?l.r=-1197931346

Se o link não funcionar, nesta página tem algumas outras construções que iremos fazer...
https://education.lego.com/en-us/lesi/support/product-support/wedo/wedo-base-set-9580/building-instructions

Em meia hora, dos sete grupos da turma, cinco haviam terminado a construção e a programação. Os outros dois não terminaram por atrasos decorrentes dos computadores - um não tinha o programa para rodar o pdf do barco (furo meu!) e o outro estava fazendo atualizações eternas (demorou mais de 20 min!).

Concentração total!! À medida que finalizavam e testavam, quem não havia terminado ia sendo ajudado!



A programação ficou simples. Tecla para iniciar a programação (alguns grupos usaram a bandeira verde e outros davam dois cliques na programação pronta), movimento de motor durante vários segundos, variação de potência de motor de acordo com o balanço que queriam para o barco e desligar o motor.

Para a semana que vem teremos monitores para ajudar na programação novamente!

O barco encontrará uma ilha depois da tempestade os tripulantes irão ver vários animais!!! Um deles é o macaco! Depois conto os outros!

É importante lembrar que para as nossas aulas acontecerem temos tido algumas questões em mente:
- manter a organização do material enquanto construimos;
- colocar computadores encostados na parede para que todos possam acompanhar o desenvolvimento da programação;
- aguardar o grupo terminar a construção e fazer testes, para então oferecer ajudar aos outros grupos.

Fofos demais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário