quinta-feira, 16 de abril de 2015

Pontes e estruturas - parte 2

Não é por nada não, mas surpresa total com as turmas D e E do 4º ano!

Trabalharam em grupo para conseguirem fazer a ponte levadiça funcionar! E funcionou!!

Começamos nosso planejamento com uma aula de programação. Só para entendermos como funciona o programa Scratch que iremos ficar usando para funcionamento de motor.

Durante essa aula, orientações relativas aos comandos de movimento, som e controle. De resto à vontade. A regra era explorar a movimentação do gatinho. Faltando uns quinze minutos para o final da aula, hora de conectar o Hub no computador e vermos o motor funcionar. A ideia era descobrir o funcionamento do motor e por onde sai o movimento - afinal, é a primeira vez que utilizam esse material!

Óbvio que não experimentaram o suficiente, mas a ideia era um projeto maior, a ponte levadiça, então sabiam que teriam outras oportunidades.

Aula seguinte, qualquer projeto precisa de planejamento, certo? Então, hora de desenhar a ponte, como ela irá levantar e onde o motor ficará encaixado... Aí vão uns desenhos!




Importante foi que fizemos dois combinados: só poderiam começar a construção depois que tivessem feito o desenho e registrado o local do motor e como a ponte iria se movimentar; e o segundo é que só poderiam programar depois de terem montado a ponte.

O primeiro combinado era para que entendessem o que é planejamento... Primeiro idealizamos, ponderamos, entramos em acordo e depois vamos colocando a mão na massa. O segundo era para que construíssem a ponte considerando o motor como parte da estrutura para entenderem como o motor iria movimentar a ponte.

Óbvio que não deu tempo em uma aula! Muita coisa!

Por isso, mais uma terceira aula! A aula onde, já tendo esboçado ponte levadiça tanto em desenho quanto construindo com o material, a tarefa seria programar o motor! E para quem não sabe, programar motor aqui é movimentar pouco, cautelosamente, buscando precisão!

Lindos demais!!! Trabalharam muito bem!!

Aí vai um vídeo compilado de algumas partes de construções em funcionamento no 4º ano E.



Nenhum comentário:

Postar um comentário