terça-feira, 26 de maio de 2015

PIPAS!!

Sim! Pipas!
Os 2º anos se divertiram ao longo de 3 semanas (que deram bastante trabalho!) aprendendo a construir e soltar pipa. Tudo bem que a primeira parte demorou bastante, mas acho que valeu pelas risadas e correria pela grama na frente da escola!

Que material utilizamos?
- Um malho com mais de 400 varetas para pipa (afinal somos cinco turmas de 2º ano),
- 8 rolos de linha para pipa (um para cada dupla ou trio),
- 100 folhas de papel de seda de 100 x 70 cm que foram cortadas ao meio,
- Vários rolos de fitilhos coloridos para a rabiola,
- Cola,
- Tesoura sem ponta.

Como fizemos isso?
Coloquei as orientações, o passo a passo no quadro para que pudessem saber em parte da construção estavam e não se perderem. Também valeu para terem noção do tanto que faltava. Acho que foi bastante importante para lidarem com a ansiedade em terem a pipa pronta.

Foi bem difícil parar para tirar fotos nas primeiras aulas, então ficou o gostinho de quero mais. A moçadinha se esforçou bastante para conseguir amarrar as varetas. O gente... Teve pequeno que quase chorou porque não conseguia amarrar.

Para colar a seda na vareta e nas linhas, várias duplas e trios fizeram sozinhos! Foi lindo!! Mostrei como marcar onde iriam cortar e quem terminava primeiro ajudava outro grupo. Isso foi importante, pois os grupos terminaram praticamente juntos. Cada parte que finalizavam fazia questão de pedir que ajudassem outro grupo...


Na última aula, na qual finalizamos a rabiola e descemos para soltar pipa na grama na frente da escola, fiquei impressionada com o envolvimento coletivo. Bem legal!! Tanto para amarrarem a rabiola quanto na hora de soltarem a pipa. Todos ajudaram a dar os nós na rabiola, correram juntos, dividiram o tempo para que todos soltassem a pipa...

Parabéns aos pequenos e pequenas!!!

É importante ressaltar que construir uma pipa demanda coordenação motora fina que os pequenos mostraram ainda não ter desenvolvida. Então, se você for se aventurar, sugiro que construa as pipas com crianças de 3º ou 4º ano. Elas têm melhor coordenação motora e poderão fazer com mais facilidade, mais rapidamente e sem tanta frustração.

O brilhante foi perceber a persistência em quererem ver tudo pronto!!! Fiquei apaixonada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário