Mas, voltando ao carro elétrico... Antes de construirmos, conversamos sobre energia limpa e sobre poluição do ar. Cá entre nós, apesar dos carros de passeio não serem os primeiros na lista de poluidores do ar, há a possibilidade de reduzirmos essa emissão a zero com os carros elétricos (energia elétrica de tomada ou energia solar!).
Depois do carro elétrico montado o desafio era fazer uma baliza, tentando entender como alguns os carros têm vindo de fábrica com esse novo adicional, possibilitado por sensores laterais e uma programação no computador de bordo!
Trabalhosa, a programação tinha que esperar por dois obstáculo (as marcas das balizas) para, então, girar alguns graus a roda da frente, dar rá para entrar na balizar, desvirar a roda da frente e acertar o carro dentro da baliza. UFA!
Essa é engrenagem responsável pelo
movimento de esquerda e direita nas rodas da frente,
como em um carro de verdade!
O grande desafio da programação ficou por conta de dois fatos: quantidade de graus ideal para virar a roda da frente e a quantidade de rotações necessária para colocar o carro dentro da baliza!
Alguns carros ficaram girando em círculos, outros viraram poucos graus... Demos algumas boas risadas e, se não me falha a memória, apenas dois grupos conseguiram fazer a baliza - derrubando os marcadores!
Só continuo sem entender porque não filmei.... :/
Nenhum comentário:
Postar um comentário