Particularmente, adoro quando estudamos os brinquedos dos parques de diversões simplesmente porque passamos a compreender o funcionamento daquele monte de coisa legal!! Contudo, para que cada um dos brinquedos possa ser explorado, precisamos lembrar que as estruturas na qual eles se firmam devem ser rígidas, caso contrário... É só imaginar uma roda gigante bamba, um barco viking flexível ou uma montanha russa pronta para cair... Ou seja, precisamos experimentar construir estruturas!!!!
O começo mais simples para entender esse funcionamento é por meio de torres e pontes. Desde a semana passada estamos trabalhando com torres para depois irmos para pontes. Mas não pode ser qualquer torre! Devem ser torres que se sustentem e que possa ter algo acrescentado ao lado ou sobre elas, assim, será possível garantir o acréscimo da roda no caso da roda gigante, o barco no barco viking e por aí vai...
Há uma montagem pronta no manual que considero elegante - talvez a mais bela das construções. Porém, é cópia de algo pronto e que demorou um tempão para ficar daquele jeito. Ou seja, pedir paras as crianças fazerem é assumir um processo mecânico, quando quero que eles entendam o processo de forma criativa. Assim, penso ser injusto que as turmas estudem estruturas rígidas a partir de algo que está pronto, sem que elas mesmas experimentem!
Então o desafio foi lançado! Torres, torres e mais torres!!!
A que vem logo abaixo ficou toda esbelta...
O legal é como as estrutura
e as bases foram feitas!
E essa que tinha luzes piscando!! Afinal, o expert em programação do grupo tinha que praticar, né Henrique???
Para ver como as luzes ficaram piscando, aí um vídeo!
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