terça-feira, 9 de outubro de 2012

Construindo um futuro sustentável - parte 2

Na sequencia do tema reciclagem nos 6ºs anos, aproveitamos a deixa para fazer um levantamento sobre as profissões e como elas poderiam contribuir para um futuro sustentável... A ideia era que cada grupo construísse um equipamento que pudesse ser utilizado em sua futura profissão! :)

Um frigobar especial para as chefs de plantão,
movido a energia limpa e renovável (vento e sol)

 

 Aparelho de controle de alguma coisa... ficou pela metade...
Vale como a construção muito ficou bem feita! ;)

 

Cadeira de rodas robótica 

 

Instrumento musical... não lembro porque de ter a ver com preservação ambiental...
mas que é importante para preservar os ouvidos é sim! :)

 
 

Construindo um futuro sustentável - parte 1

Há um tempo, começamos a trabalhar o tema reciclagem com os 6ºs anos. Construímos esteira seletora, compactador e caminhão de lixo - tudo parte do processo de envio do material para as indústrias de reciclagem. Como na época não tinha como tirar fotos e colocar por aqui, a moçadinha nas turmas tirou, porém não me enviaram nada...rs...

Enfim, com o fim do tema reciclagem, fizemos uma montagem livre que deveria ser sobre o processo de reciclagem.

Algumas fotos do que aconteceu.

Compactador de latinha automático


Moedor de sobras de lixo orgânico para facilitar a decomposição (algo como um triturador).


E mais alguma coisa que não me lembro bem o que era... :S


Criatividade foi o que não faltou... :)

domingo, 7 de outubro de 2012

Lego Click em Stop Motion

Dando uma navegada por aí pra procurar montagens para experimentar com a moçada, encontrei uns sites bem legais... Um desses sites foi o Lego Click!

Lego Click foi uma campanha da Lego, há uns anos, que incentivava as pessoas a mostrarem suas invenções. Há algumas ideias bem curiosas no site, quem quiser dar uma olhada: http://www.legoclick.com/

Mas o que me levou a postar aqui não foi apenas o site, mas o vídeo em Stop Motion (aí moçadinha dos 8ºs anos!) suuuuper bacana de divulgação da campanha Lego Click!!!



No site, há outro vídeo em Stop Motion também! Vale a pena dar uma olhadinha! ;)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Oficina de filmes em Stop Motion!

É isso aí pessoal... A moçadinha dos 8ºs anos A, B e T terminaram a produção dos filmes em Stop Motion!!!! E não é porque são meus alunos não, mas tem uns vídeos que ficaram muuuuuuuuuuuuuuuuuito legais!! :)

Lindos demais! Fico muitíssimo orgulhosa, principalmente porque foram se virando para enfrentar as dificuldades que apareceram!!!! :)

Parabéns queridos estudantes!!!

Fazendo uma recapitulação do que aconteceu....

Alguns grupos tiraram as fotos usando o próprio celular ou câmeras fotográficas (com tripé, borracha :) , durex :) ou segurando com a mão mesmo) para depois baixarem as fotos para o computador. Outros grupos usaram o próprio computador para tirar as fotos e ainda teve um grupo que usou um jogo como base para o stop motion que já tinha uma ferramenta para captar imagens. Tudo isso valeu! :)

A maior parte dos grupos usou o Movie Maker, parte do pacote Windows, para a edição dos vídeos - essa recomendação foi dada levando-se em consideração que quase todos os alunos têm a plataforma Windows 7 instalada em suas máquinas em casa. Quem não quis usar, podia ficar à vontade. A ideia era ter um programa comum para dar maior segurança às turmas.

Quanto aos sons, baixei alguns para alguns grupos no site http://www.wavsource.com/, o que ajudou muitíssimo!!! Então, fica a dica pra quem animar a fazer alguma coisa do tipo e quiser arquivos de sons diversos em wav e mp3 gratuitos. Quanto às músicas, a maior parte da moçada tinha as músicas em seus celulares e computadores, e quem não tinha baixamos da internet mesmo - nessas horas o Google ajuda bastante ;)

Para a edição do som, os programas de edição de vídeo normalmente vêem com essa opção, só complica a sobreposição de sons... E é aí que o Movie Maker e outros editores perdem um monte... Para conseguir a sobreposição de sons, teríamos que ter um programa específico para isso. Lembrei de um pacote Linux excelente pra essas coisas, mas descartei para não nos perdemos ao longo das atividades. Ficamos sem explorar essa parte.

Em relação aos efeitos especiais em alguns vídeos foram de um programa que esqueci o nomes... rs... Mas em deles aparece a marca d'água do programa ;) O Movie Maker não dá conta da variedade de efeitos que queríamos.

Por fim, tivemos uma mostra dos vídeos na sexta feira passada. 23 pessoas apareceram... Para quem apareceu, valeu!!! Taí a gracinha do final da mostra!! :)


Enfim, para quem curte a ideia de microcurtametragens (filmes com menos de 5 minutos) ou stop motion ou é curioso ou sei lá o que, vale a pena dar uma olhada nos vídeos! É só acessar o nosso canal no YouTube!

http://www.youtube.com/user/eductecnologica?feature=mhee

O tema é aves! - Final

(Ainda recuperando fotos de junho, do dia 22...)

Depois de muitas aulas sobre aves, os 7ºs anos tiveram uma aula para construírem à vontade, claro que sem sair do tema...

Outra coisa sobre a qual conversamos foi sobre o encaixe no motor e a diferença que faz colocarmos o movimento saindo da parte central do motor ou conectado nos furos laterais do motor... Para construirmos o mecanismo de voo, por exemplo, usamos os furos laterais, para construirmos o camaleão, usamos o furo central. Importante ver a diferença para conseguirmos movimentos específicos de rotação ou de movimento de alavanca...

O resultado está aí. Haja criatividade!






E uma das aves acabei filmando também! :)


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Lição de organização com a Mosca!

(Ainda buscando fotos de junho de 2012...)

Ao trabalharmos com o tema aves, em muitos momentos falamos sobre os voos delas. Com isso, utilizamos a ideia para as turmas de 7º ano montarem uma mosca!

Pensem no tanto que demos risada com o movimento da mosca que não tinha muito a ver com voo... Na verdade, o foco da construção seria utilização de sensores e movimento de andar, como no caso do robossauro. Resultado, muita brincadeira para ver a mosca andando.



O mais importante que aprendemos nesta aula, porém, foi como organizar o material... Vejam só como realmente deveríamos organizar/ separar o material para quem vai construir. Não ficaria mais fácil se todos fizessem assim, e à medida que fosse possível, também adiantasse partes da construção? Assim, teríamos mais tempo para testar programação e alterações na estrutura! Fica aí a lição!

Programação diferente

Em sala de aula muita coisa acontece, principalmente se a aula é livre...

No dia 20 de junho, a moçadinha do 8º B estava animada. Mas a prof aqui bobeou e não tirou muitas fotos.

O que rolou de legal? Aplicação do que aprendemos nas aulas a respeito de estruturas rígidas... Olha só a diferença entre os testes iniciais e como ficou no final.

Inicialmente quem segurava era o motor...


...mas lembrando da rigidez do triângulo, ficou tudo lindo! :)


O vídeo da construção?


Além disso, um dos alunos, Arthur Nunes Kishi, teve a ideia de montar um sisteminha de lâmpadas e programá-las para que pudessem piscar à medida em que falássemos... Ou seja, enquanto alguém falava as lâmpadas piscavam no mesmo ritmo das palavras! Show de bola!!!!

Taí a construção super simples e a programação não tão trabalhosa quanto parece!!