terça-feira, 16 de abril de 2013

Tripe da máquina fotográfica

Pensem no tanto que dei risada nesse dia? A proposta foi construir algo que fizesse parte da vida familiar, como a máquina fotográfica, por exemplo. No entanto, construir uma máquina fotográfica não envolve a utilização de mecanismos simples, então, construimos um tripé para a máquina fotográfica.

É óbvio que, considerando que a prof aqui está sempre com a máquina a tira colo e a usa com alguma frequencia, o tripé foi testado! Agora imagine testar todos os tripés feitos? E, não sem razão, os grupos tinham que sair nas fotos...rs....

Detalhe é que tiramos váris fotos em cada um dos grupos - fotos que ficaram realmente divertidas...rs... Além disso, para cada vez que a máquina era apoiada e bambeava na estrutura era uma confusão pra saber se ia cair ou não!

A graça é que todos os tripés, por mais estranhos que tenham ficado, funcionaram! Tiramos até foto da turma toda!! Mas esta é só para a sala de aula! Bem bonita de se ver! ;)



Nessa construção tem até lugar para a pessoa sentar e fazer pose! :)

 





Curiosamente, hoje estava vendo um site que adoro (http://www.brainpickings.org) e encontrei uma postagem com um pequeno vídeo sobre a história da fotografia. Algo bem rapidinho e divertido de ver :)
Pena que está em inglês, mas vale tentar a legenda em espanhol... :)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vamos andar de bicicleta?

Se tem uma coisa que adoro é andar de bicicleta!

Acho uma das experiências mais vivas e deliciosas... Sentir o vento no rosto, andar por aí em qualquer lugar, saber que posso ir onde quiser...

Tem horas que fico pensando em quem não sabe andar de bicicleta. Quem não tem vontade mesmo tudo bem... Agora, para que tem vontade, mas não tem coragem, existe um projeto bem legal que se chama Bike Anjo: http://bikeanjo.com.br/. Se você é um desses caso, entre lá e veja como criar coragem! Tem até gente que se voluntaria para te ajudar ;)

Enfim, em sala, com os 4ºs anos, construimos a bicicleta... A construção mais fofa que tem nessa série - opinião bem pessoal...rs...




Teve também bicicleta com a roda de trás menor - para lembrar das bicicletas antigas onde a roda da frente era beeeem maior! 


E bicicletas com buzina e controle de marchas... :)



Como desafio, após o término da construção, a moçadinha tinha que motorizar a bicicleta... Apesar do livro não dar essa sugestão, acho que vale começarem a pensar nas estruturas com motor - algo que não tem acontecido muito...

Sistema solar

Enquanto isso, nos 6ºs anos, a conversa sobre exploração espacial já estava terminando....

Construímos um jipe lunar, depois um hodômetro e um robô localizador que pudesse encontrar pedras e/ou obstáculos. Depois construimos um apontador para colocarmos a luneta em cima e apontarmos para estrelas do céu. Por fim, foi um sistema solar para entendermos o funcionamento dos eclipses lunar e solar - e dessa vez tirei fotos e filmei ;)





Para quem não sabe, eclipse lunar é quando a terra fica entre a lua e o sol, ou seja, a terra faz sombra na lua. Veja no site Wikipedia mais algumas informações interessantes! http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_lunar.

Já o eclipse solar é quando a lua fica entre a terra e o sol, fazendo sombra na terra. Também há informações bem legais no site Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_solar.




AH! E o vídeo...


domingo, 14 de abril de 2013

Onde guardar as escovas de dente?

Foi pensando em responder essa pergunta que a moçadinha dos 2ºs anos construíram algo para guardar escovas de dentes.

Com uma construção como essa, aproveitamos para lembrar que a higiene dos dentes é muitíssimo importante para manter a saúde e o sorriso bonito. Aliás, devemos escovar os dentes sempre após comermos e o fio dental também faz parte da higiene bucal! ;)

O demais são as ideias de escovas!!!

Teve armário, gaveteiro, porta-escova de dentes e teve um aparelho muitíssimo curioso e genial - um porta-escova de dentes, que no local onde se guarda a parte com as cerdas da escova de dentes, tem um mecanismo que coloca a pasta!!! Será que essa moçadinha está tendo dificuldades em passar a pasta na escova??? rs...






terça-feira, 9 de abril de 2013

Parque de diversões - parte 1

Esse é um dos temas que mais me agrada no 9º ano! São momentos em que entendemos como funcionam os brinquedos dos parques, como podemos aproveitá-los mais, quais são os mais trabalhosos para se construir e por aí vai.

Começamos na semana passada fazendo dois... O elevador e a montanha russa.

O primeiro mostra o funcionamento de um sistema de segurança quando o elevador cai. Nem conversamos sobre o fato de que o contrapeso diminui bastante o risco de queda, algo para voltarmos a conversar quando formos construir o turbo drop, mas vale um monte ficar brincando com o sensor de toque para fazer o motor soltar ou não a viga que sustenta o elevador...rs..

O segundo, apesar de ser o brinquedo que a maioria adora, é uma construção muitíssimo simples, e talvez até sem graça diante do que a montanha-russa representa.

A nossa montanha-russa é usada para testar se o carrinho mais pesado vai mais longe ou não. Na verdade, é um exercício de energia potencial gravitacional em funcionamento que mostra que o carrinho de montanha-russa vai mais rápido quando estiver mais cheio \o/

Aliás, na próxima aula conversaremos sobre qual é a melhor posição para se andar no carrinho: na frente, meio ou atrás!

A programação das duas construções envolve o sensor de toque.

Na primeira, o sensor é usado para ativar ou desativar a trava do elevador - sensor de toque pressionado, motor na posição normal, sensor de toque solto, motor gira para travar. Se tudo fica dentro do loop dá para ficar soltando e segurando o elevador...rs...

Na segunda, o sensor de toque é usado para empurrar o carrinho até o topo da montanha-russa - sensor de toque pressionado, motor gira lentamente como numa montanha russa normal (força baixa e duração de alguns graus), motor volta para a posição inicial. E novamente, tudo dentro do loop.





Um dos grupos animou um monte para fazer um carrinho mais pesado... E não é que o carrinho vai mais longe mesmo ;)







segunda-feira, 8 de abril de 2013

Será que ganhar dinheiro trás felicidade?

Hoje na aula com o 5A tentamos construirmos algo que pudesse fazer alguém se sentir feliz. De início saiu de tudo: máquina de fazer cócegas, de fazer massagem, de fazer dinheiro! Eita... E dinheiro traz felicidade? Conversamos um tanto sobre o que nos deixa felizes, mas ficamos de voltar ao assunto no final da aula.

Bom, para os responsáveis de plantão por aqui, aí vão algumas ideias que essas pessoinhas têm sobre o que as deixa felizes!

Receber carinho dos pais, ter alguém que nos ame e que podemos amar, dar risada junto com a família enquanto assiste a um filme, brincar com um irmão ou irmã e mesmo brigar com eles...rs... Brincar com o cachorro e também brigar - acho que mais para irritar, né? Andar de skate, de bicicleta, jogar vídeo game, comer, comer e comer pizza! Bom... Foram tantas coisas que não consigo lembrar de tudo. Mas, fica a dica ;) Só dinheiro não traz felicidade... Aliás, dinheiro tem que ser bem gasto para trazer felicidade! ;)

domingo, 7 de abril de 2013

Movimento das cobras

Juro que gostaria de entender o fascínio da moçada a respeito das cobras. Ainda não sei se é o medo, se são as histórias de perigo, se realmente se interessam pela vida animal (as turmas não fica animadíssimas quando conversamos sobre as girafas...rs...), se é curiosidade mesmo... Sempre que estamos tratando dos animais vertebrados e conversamos sobre as cobras, seus venenos e os tipos de movimentos é uma excitação geral....

Essa construção tem o intuito de mostrar um dos movimentos usados pelas cobras para deslocamento. Inicialmente, o movimento é muito parecido com o sanfonado, apesar de, em alguns momentos, eu achar que mudando a posição das partes da cobra antes de rodar o programa, o movimento é mais parecido com o serpentino.


A surpresa na construção é a forma como a cobra se move... é muitíssimo engraçada...

Com a construção pronta e o movimento testado, o desafio é imitar outro tipo de movimento usado pelas cobras.

Curiosamente, não tirei fotos, apenas filmei...rs... Como foram vários vídeos curtinhos, compilei tudo em um só, mas perdeu-se um tanto da qualidade.