terça-feira, 31 de março de 2015

EV3 e o que fazer com a falta das baterias

Assim que a escola adquiriu as caixas do EV3, levei todas as baterias e carregadores para casa para carregá-las no final de semana, sob supervisão.

Acontece que depois de 2h30 que estavam na tomada começaram a pipocar! Os carregadores queimaram, dois deles, sendo que o segundo caiu a chave do quarto. Sabe-se lá se as baterias estão funcionando! Continuamos esperando um retorno a respeito de garantia e material para reposição da empresa que nos vendeu, a Zoom Education... Desde o dia 20 de fevereiro... Faça as contas aí!

Como o tempo não para, estamos aproveitando o material da maneira que damos conta, ou seja, sem programar.

Mas isso não impede a moçada das turmas de exercitar a criatividade!!! :D

Desde que começamos a trabalhar sem o projeto Lego Zoom, estamos tentando encontrar uma metodologia adequada que atenda nossas demandas: inspirar, planejar, construir, avaliar, solucionar problemas, divertir. Com isso, começamos estabelecendo temas (decididos por nós professores), as turmas fazem levantamento sobre assuntos específicos (o que há de tecnologia desenvolvida, tipos de movimentos que podem ser replicados, essas coisas) e então, em grupo, definem metas para explorar o tema com o Lego para três aulas.

Bom, tema definido por nós é imposição, sei bem, mas como estamos buscando um caminho, parece ser uma solução temporária enquanto organizamos outras questões. Mais para frente, podemos considerar temas específicos em cada turma.

Quanto a assuntos específicos, podemos sim trazer problemas relacionados aos temas que estamos propondo! Na semana passada, no 6D surgiu a ideia de fazermos experimentos com foguetes caseiros! UHUUUU Aí vamos nós!! A ideia é fazer isso com mais frequência.

Já as metas, mostrou-se uma situação delicada. Penso que num primeiro momento pela imposição do tema, num segundo momento, com o ritmo da aula definido, as metas se tornaram da turma toda.

Enfim, ponderando aqui e ali, vale usar a ideia de problemas relacionados aos temas, caso estes sejam propostos por nós professores, ou usar a ideia de tema direcionado, mas de escolha da turma.

Aceitando sugestões de trabalho, ideias de organização de temas, e por aí vai!

Pontes e estruturas

Como essa moçada é criativa!

No 4º ano estamos trabalhando primeiro com estruturas para depois fazer uso de programação de motores.

Começamos construindo uma torre - a mais alta, com a maior quantidade peças e, muito importante, que fosse estável e rígida! Nada de torre balançando pra um lado ou para o outro. Afinal, torre não é balanço!

Dica para todos: mais largo embaixo dá mais estabilidade!

Não tirei fotos, mas acho que como as peças são bem diferentes, ficaram umas torres muito engraçadas, mas estáveis e rígidas!

Depois tratamos de construir pontes!
Usamos o desenho abaixo como orientação, de maneira que cada grupo pudesse escolher um tipo de ponte para construir. [1]


1. Ponte viga.
2. Ponte de treliças.
3. Ponte de arco.
4. Ponte suspensa.
5. Ponte estaiada.

Só com isso, daria para brincar de construir pontes uma aula pra cada...rs... Só que temos muitas outras coisas para testar e experimentar. O curioso é que pelo menos um grupo se dispôs a fazer a ponte estaiada! Achei lindo! Ficaram quebrando cabeça para ligar os cabos (pedaços de barbantes) às peças.

Maaaas devo assumir, considerando o desafio, a maioria optou pelo que parece mais simples - a ponte viga. O que já deu um bom trabalho!

Acontece que dos tipos de ponte, ficou faltando uma! A ponte levadiça! E é com essa que iremos trabalhar a programação do motor, subindo e descendo!!!

Para isso, três aulas - veja bem como!
1ª - Experimentar os recursos do programa Scratch e seu uso com o WeDo;
2ª - Planejar a ponte no qual deveriam fazer um desenho indicando onde o motor ficaria;
3ª - Construir a ponte e motorizar com programação.

Tiveram vários grupos corajosos que já começaram a conectar o motor. Corajosos porque a professora passa o tempo todo lembrando que o motor tem que estar bem preso na estrutura para não quebrar a estrutura, não sai voando, nem enrolar em torno dele mesmo! No último caso, danifica o motor!

Então... ai vai um gostinho! Sem programação, a meio caminho!
[1] Fonte: http://www.engenhariapt.com/2013/04/12/tipos-de-pontes/ 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

As novidades de 2015

Iniciamos o ano com várias novidades! Para melhor! Sempre!

Primeiro que não teremos mais o projeto Lego Zoom... Por vários motivos: custos, reposição de peças, material de 6º a 9º inadequado (penso que podemos ir muito além), atividades adequadas à realidade da escola e por aí vai...

No lugar do projeto, optamos por comprar o material do Lego para nossas aulas de introdução à robótica e de introdução a mecanismos simples. 

Com isso, a moçadinha de 1º a 3º ano vivenciará maior diversidade de experiências - incluindo mais uso de material reaproveitado, experimentos diversos, dobraduras, mais recortes, mais eles. Continuaremos com a maleta 9656 da Lego por ter as peças que nos impulsiona para compreender os mecanismos simples.

Já as turmas de 4º e 5º ano vai ser lindo! Estamos usando agora o WeDo. Como o material é um tanto diferente do nosso, fiz um levantamento de construções com passo a passo que tem na internet - o site de onde tirei as construções: https://education.lego.com/en-us/lesi/support/product-support/wedo/wedo-base-set-9580/building-instructions

O legal é que de cara a caixa pode ser arrumada de duas maneiras - ou por cor ou por função!







De fato, apesar do WeDo ter menos vigas do que o material anterior, em contrapartida iniciaremos exercícios de programação! E com um detalhe... O Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um software gratuito para crianças aprenderem programação que também é adequado ao uso do WeDo. É o Scratch. http://scratch.mit.edu/

A versão que roda o WeDo é a 1.4 https://scratch.mit.edu/scratch_1.4/.
A versão 2.0 não roda no WeDo. Contudo, dá para usar o programa online e as crianças podem programar outras coisas em casa ou na sala!! Já ri muito aqui com o programa!!! Vejam aí! http://scratch.mit.edu/projects/47640612/#editor

Muito bacana!

Além disso, na sala de fund 1 temos um mural para colocarmos quais são os focos da atividade do dia em relação à tecnologia e ao desenvolvimento de qualidades...



Quanto ao material de 6º a 9º ano, passaremos a usar o EV3!! Muito show também! A tarefa agora é procurar um programa em que possamos tratar de programação no EV3 e com outros tipos de programação... Quem sabe aparecem mais programadores?

Ou seja, em breve mais novidades!!!

Que o ano promete, é verdade! Que seja melhor ainda!!!

Ah.... Nada como ano novo!! Sala limpinha, para fazermos o que quisermos com as paredes! Tudo em branco, para enchermos de ideias velhas misturadas com as novas, porque afinal, além de novas ideias somos também um pouquinho do antes.

Para começarmos animadamente, os 2ºs anos ficaram responsáveis pela cor na árvore seca da sala. É... Essa era a árvore da sala durante as férias - um galho seco que encontrei na rua...rs...

Com a volta das crianças, enchemos os galhos com folhas, flores e frutas e dentro delas frases e palavras que representam o que é estar na aula de Educação Tecnológica!



As frases ficaram muito fofas!


Brincar, amor, brincar aprendendo, conversar com o colega, fazer amigos... E por aí vai...
A árvore ficou linda!!!!

Esperamos que o ano seja tudo o que promete!

Um excelente aprendizado para todos nós!!


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Parte 4 - Experimentos sobre eletricidade e eletromagnetismo

Nossa! Definitivamente essa moçada surpreendeu!
Vale também dizer que não foram criadas muitas expectativas, tendo em vista que foi proposta uma tentativa de atividade diferente.

O 9A foi a última turma a ter aula e por isso, acabaram sendo os últimos a apresentarem. Vantagem estrondosa: lembrei da câmera. Então consegui  filmar os experimentos e fotografá-los com um pouco mais de qualidade que a câmera do meu celular poderia oferecer.

Adorei os experimentos apresentados!

O primeiro foi um aerobarco.O grupo conseguiu em um experimento tratar e explicar alguns temas da física abordados ao longo do ano na aula de física e de educação tecnológica:
- Densidade: com o uso do isopor;
- Ação e reação: movimento da hélice empurrando o ar e este oferecendo resistência;
- Atrito: o barco sendo movimentado na superfície da água;
- Eletricidade: funcionamento da hélice via motor com pilhas.

O material utilizado foi: isopor, pequeno motor, fios condutores, interruptor, bateria, hélice de plástico, fita adesiva como isolante; para a apresentação tabuleiro e água.

Parabéns ao grupo! Bruno Lass, Henrique Moreira, Leonardo Moreira e Vinicius Leão!


O segundo experimento foi o da placa de circuito para testar resposta de contas matemáticas. Genial! Para isso as meninas usaram um pedaço de papel panamá, ilhós para papel, fios condutores, fita adesiva como isolante, pilhas, lâmpada de baixa voltagem, canetinha para escrever as contas.

É isso aí meninas! Giuliana Militão, Gabriella de Oliveira, Ana Beatriz de Araújo e Isabely Gelinski!








Como todo experimento, às vezes as coisas não funcionam como gostaríamos. Por isso chamamos experimento! E alguns dos testados realmente não funcionaram....

Um dos grupos tentou fazer uma pilha de limão. Depois de muito quebrarmos a cabeça para entender porque não acendia a lampada, descobrimos que a amperagem dela era muito maior do que os limões dariam conta. Mas valeu a tentativa! Igor Gomes, Lucas Cruz, Rafael Campêlo e Victor Franco!
 

Outro grupo também não deu muito certo. Tentaram fazer um moto homopolar, mas depois de muito maquinarmos e até pedirmos ajuda para uma aluna de outra turma que fez o dela funcionar, não descobrimos porque não estava dando certo. Talvez a pilha, mas não lembramos de testar na hora. Enfim, valeu  meninas!!! Ana Luiza Masson, Carolina Freitas e Maria Augusta!

Por fim, o grupo dos balões malucos não levou parte do material que seria necessário para o funcionamento do experimento... Aí não daria certo mesmo! rs...

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Parte 3 - Experimentos eletricidade e eletromagnetismo

Surpresa total!

Nas últimas várias semanas estive bem ruim de saúde, por isso faltei vários dias. Muito ruim isso. Fiquei chateada por não conseguir finalizar apropriadamente as atividades com as turmas.

Foi quando entrei hoje no 9C (última aula do ano) e alguns alunos e alunas vieram mostrar os experimentos sobre eletricidade e eletromagnetismo que tinham feito e que trouxeram para mostrar para a turma!

De fato, algumas pessoas conversaram comigo na semana passada e sugeri que apresentassem os experimentos mesmo sem termos nos organizado, mas não esperava que realmente fossem apresentar algo, e ainda mais que funcionasse! Muito gracinha!

Por isso, pela disposição, pelo compromisso com a proposta (uma ideia que toparam), pela organização, pelo cuidado com o material, pelas explicações, pelas respostas às perguntas que surgiram, pela paciência em testar até conseguir, pelos dedos queimados por diversos motivos, PARABÉNS!!!

Compartilho então dois vídeos!! Apesar de três grupos terem se apresentado, um deles teve tantas dificuldades que desistiu levar o experimento - valeu mais ainda pelo esforço!!! Grande Juliana Paula, Mariana Lemos, Pablo Gabriel e Roberta Fernandes!! Mandaram bem Ivan Marcos, Bruno César, João Pedro Gomes e Marcos Lamego!!! Valeu Camila e Jackeline!!!





segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Parte 2 - Experimentos sobre eletricidade e eletromagnetismo

Juro que preciso de ajuda para tirar fotos e filmar o que a moçada faz!
Tem dia que me encanto tanto que não caibo em mim mesma... Vou pra casa com sensação de dever e diversão cumpridos!!!

Os experimentos de eletricidade ou eletromagnetismo 9B já aconteceram. Mas como me envolvi e não lembrei de tirar fotos ou filmar, depois fiquei perguntando na turma que fez...rs...

Mariana Gibim, sua linda! Obrigada pela generosa contribuição!
Aí vai o exemplo de um motor homopolar em funcionamento!

Óbvio que não foi o único!

Que funcionaram: motor homopolar (vídeo acima), gerador mecânico de energia elétrica (usaram uma manivela fofa), motor a pilha (vídeo de exemplo abaixo).



Que funcionou em casa, mas por bateria fraca ou outra coisa qualquer não funcionou na hora: pilha de limão, eletroímã de pilha, desviando a água, cano que afasta fitas e balões que afastam sacos plásticos.

Coloquei uns vídeos de alguns desses experimentos para terem uma ideia do que aconteceu...