sábado, 5 de março de 2016

Mobilidade de robô baseada em aves!

Para não dizer que fiquei a toa nas férias, comprei dois livros bem legais sobre robótica no final do ano passado. O "Introdução à robótica" da Maja J. Mataric e o "Robótica Móvel", organizado pela Roseli Aparecida F. Romero, Edson Prestes, Fernando Osório e Denis Wolf.

O primeiro é um estudo delicioso. Ainda estou na metade, mas me deleitando com as ideias - reforçando umas, tendo outras. Tem sido um prazer!

O segundo, folheei, li umas páginas, mas vou fazer o mesmo que estou fazendo com o primeiro - deleitar-me. Aliás, este livro ganho o Prêmio Jabuti na área em 2015, ou seja, vale cada centavo para saber o que tem de pesquisa de ponta na área.

Enfim, porque isso dos livros? Porque ambos abordam mobilidade na robótica tratando das dificuldades encontradas ao longo dos anos e como algumas delas foram resolvidas ou não. Como no 6º ano muitas das nossas atividades são movidas a rodas, começamos o ano no 7º ano com mobilidade baseada em biomimetismo! :) E aí vamos nós!!!

Semana passada estudamos um pouco sobre o movimentos de aves e como as alavancas ajudam a entender esses movimentos nos robôs. Minha surpresa foi ver o que já saiu em um dos grupos logo na primeira aula! Olha isso aqui!!! :)

Tudo bem que lembra pernas de grilo, mas a ideia do pé ficou muuuito show!!! Pé de ave! kkkk

Olha só o vídeo desse negócio aí! :)



Só para deixar tudo explícito, teremos quantas aulas forem necessárias para que os grupos possam experimentar mobilidade com duas pernas, asas ou bicos. Que ideias teremos, não sei. É para experimentar! Provavelmente duas ou três aulas. Será que dá certo??? :)

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Stop motion 2016!

Todo ano, desde que começamos com a disciplina trabalhamos Stop Motion com as turmas de 8º ano. É sempre uma surpresa e uma diversão fazer os vídeos e vê-los prontos. Adoro ver a empolgação, a frustração, o dar certo! Muito bacana!

Depois de alguns anos, com o projeto já consolidado como uma atividade de 8º ano (pela qual eles esperam!!), neste ano aproveitamos para melhorar algumas coisas.

No ano passado, o pessoal comentou que o projeto era muito extenso e que dava trabalho fazer a edição em casa. Neste ano, o projeto termina mais cedo com a edição do vídeo em sala de aula - separei duas aulas, vamos ver o que vai acontecer... depois conto aqui.

Também no ano passado, houve uma série de dificuldades relativas ao movimento de câmera que via de regra tremia muito, saindo do foco e da cena - alguns grupos chegaram a refazer as fotos, pense aí no trabalho. Neste ano, como tarefa do primeiro período (para constar e sem erro!), cada grupo teve que pensar em um suporte para câmera ou celular - até fiz dois para eles ficarem mais animados! Os meus são esses dois primeiros aqui do lado!

Além dessas questões, tivemos "problemas" com direitos autorais de uma música que um dos grupos usou no vídeo. O vídeo ficou suuuuuper legal, mas com esse disclaim, o vídeo ficou no YouTube sem som... O que perdeu parte da emoção. Afinal, trilha sonora é quaaaase tudo! :)

Para resolver isso, já separei vários links e alguns sons gratuitos e livres para disponibilizar para a galerinha. Vamos ver se funciona e se eles topa usar...

Nas duas últimas semanas recolhi e li roteiros das turmas. As ideias são bacanas, não há muitas histórias baseadas em contexto de terror e coisas do tipo, nem matança, o que me animou. As propostas são de roteiros mais simples, envolvendo pequenas cenas e por isso totalmente viáveis. Gostei das ideias! Vamos ver como vão ficar.

Com bastante trabalho ainda pela frente, aí vão as fotos dos vários suportes que os grupos apresentaram nestas semanas.

Tem cada um mais legal do que o outro. Material com rolha, parafusos e arruelas, garrafas diversas, argila expandida ou arroz para segurar a garrafa... Um inclusive tem nome - a rolha - Alberta!



 

Nesse aqui embaixo, como o celular pode assumir várias posições, o grupo vai conseguir tirar fotos em posições diversas!


Já a garrafa de vidro virou um suporte super estável por causa do peso. Muito boa ideia!

Nesse aqui embaixo, a rolha foi fixada num suporte baixo, o que vai ajudar bastante na hora das fotos mais próximas!


O papel celofane com água dentro deu um colorido super bacana! E a rolha tem dois cortes diferentes. Se não me engano, esse grupo experimentou para tirar as fotos vistas por cima.


Esse grupo apresentou dois suportes! Eita animação!



Olha aí a Alberta!!!! Ela tem carinha! :D






Esse aqui embaixo entregou na semana anterior, tamanha a pilha do grupo! Sugeri que colocassem uma rolha pra dar mais estabilidade ao celular. :)



Veja aí a animação para usar o Lego! :)

Aqui usaram um material aquecido para ajudar a cortar, mas o furo de um lado ficou muito grande... Pense aí no experimento da pessoa que ficou sem paciência de cortar com tesoura...
Outro grupo super animado. Tudo aqui se resolve para deixar a estrutura estável! :) 
Com arroz!

 

Show demais essa moçada! Haja criatividade!!! <3

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Sólidos geométricos e LEGO

Para quem não sabe, o nome das pecinhas mais comuns do Lego é bloco. Isso mesmo. Não a toa chamam de blocos de montar.

Então, imagina que associação podemos fazer com a matemática? Isso mesmo! Se você pensou em sólidos geométrico foi na mosca!

Como a moçadinha do 5º ano está trabalhando com sólidos geométricos, usamos a deixa para experimentarmos um pouco a criatividade e quebrarmos a cabeça, afinal a ideia é quebrar a cabeça... 

Os sólidos geométricos têm formatos diversos - cubos, esferas, cilindros, prismas, pirâmides e por aí vai. Mas para usarmos o Lego como material para construirmos sólidos geométricos, teríamos que pensar em blocos como paralelepípedos, prismas retangulares e cubos - ou seja, hexaedros.

Como o formato do bloco Lego já é um paralelepípedo ou um prisma retangular, a brincadeira era bolar um paralelepípedo usando todas as peças! AH! Diversão garantida!

Maaas como nem tudo é mingau por aqui, o desafio proposto para quem conseguisse montar logo o paralelepípedo seriam montar um cubo!

Opa! Por partes! Um paralelepípedo é um sólido geométrico com seis faces retangulares (e por isso também pode ser considerado um prisma retangular). Um cubo também é um sólido com seis faces, mas desta vez, todas são quadrados, o que nos diz que todas as arestas do sólido têm que ter exatamente o mesmo tamanho... Se você acha que é fácil conseguir fazer isso, pegue uma régua e tire sua dúvida. Experimente e meça!

Aqui vão as fotos que lembrei de tirar no 5C!

Em processo de construção.... :)


Esse já prontinho!



Outro prontinho!




 E os cubos!!!!

Deram um trabalho pra fazer... :)




Mão de papelão com Lego!!

AH! Adoro quando alguém se anima com as ideias propostas!! Desta vez foi uma aluna do 8º ano E!

Num outro dia postei que iriamos fazer uma mão de papelão para experimentarmos robotizá-la - ou como Lego ou com pequenos motores. Nem todos animaram. E, aliás, tive boas surpresas com algumas crianças que normalmente não se envolvem com as atividades. Enfim, como a atividade foi proposta pela turma E e só o pessoal desta turma animou, tivemos a produção de quatro mãos - o que não é muito bom tendo em vista que a turma poderia ter produzido 11 mãos (uma para grupo).

Acontece que uma das alunas animou e fez em casa uma mão com papelão duro e bem direitinho como estava no vídeo do Manual do mundo! E ficou ótimo!!!! :D

Trouxe para me mostrar e para podermos experimentar a motorização com o Lego, já que essa era a proposta de continuidade para quando a mão estivesse pronta. E ficou muito legal!

Parabéns Júlia de Assunção Pires pelo esforço e dedicação!! :D

2016 chegou com tudo!

Bem vindo 2016! :)

Mesmo que digam que tudo só começa depois do carnaval e esta postagem seja depois do carnaval, já estamos a mil por hora!!!

Neste ano fiquei sem colegas de fundamental II, com muita tristeza e coração partido, e por isso vou tentar postar com mais frequencia tendo em vista maior quantidade de material das turmas.

O pessoal do 9º ano começou esquentando com o tema Ética e Tecnologia e tendo como referência o vídeo Story of Stuff!

Jázinho posto o que fizemos em relação ao projeto de Stop Motion no 8º ano deste ano!

7º ano me deixou animada com as primeiras aulas de mobilidade biomimetizando aves! Estão com a pilha total!

Inclusive ouvi que sexto ano só brinca de jogar aviãozinho de papel... tsc tsc tsc... Mal sabem o que estamos fazendo! :)

Também tem material da moçadinha do 5º ano que veio animada para programar e fazer construções de sólidos geométricos - paralelepípedos e cubos!

E para o 4º ano estamos esquentando as turbinas na programação... ;)

Como neste ano, todas as turmas de fund II são minhas, infelizmente não fiquei com os fofos de 1º a 3º ano... Mas valem os "Oi tia Ju!" no corredor!

Estamos com 12 computadores em sala e a promessa é de muito software e programação nova.
Vamos usar o Enchanting e o programa da LEGO para fazer o EV3 funcionar. Para isso, tarefa de casa foi experimentar o Scratch e o Code.org. Quem acessou e experimentou, gostou! Valem mais umas dicas e sugestões de acesso para garantir pelo menos que tenham familiaridade com o Enchanting, porque o software do LEGO é conhecido pelas turmas de 8º e 9º ano.

É isso aí! Pilha total!!! Que venha 2016!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Protótipo de mão robótica com papelão

Como último dos temas a tratarmos neste ano com os 8ºs anos foi corpo humano, combinamos de testar a construção de mãos, braços com mãos e movimento de pernas.

Acontece que logo no dia da primeira construção, um dos alunos levantou a mão e lembrou da mão de papelão que o Iberê fez no Manual no mundo. Para quem não sabe do que estou falando, está perdendo um dos canais mais legais que tem no YouTube! Óbvio que quando o menino sugeriu que fizéssemos, botei a maior pilha para fazemos também! :)

Combinamos que eu levaria os moldes de papelão da mão, usaríamos os canudos que têm na escola de outras atividades, mas a moçada deveria levar tesoura ou estilete, cola quente ou super cola e elástico. Levei o combinado, mas como acontece na maioria das vezes, apesar das várias orientações, apenas seis crianças levaram alguma parte do material para fazermos a mão em sala (de duas turmas somando quase 80 crianças!). Resultado? Quem levou o papelão usou meus moldes e, para cutucá-los, passei o vídeo para as turmas assistirem.

Como não dou ponto sem nó aqui, os moldes estão guardados, comprei 9m de elástico, separei cola e fita adesiva para a aula seguinte.

Como estímulo é estímulo, fiz a minha mão também! :) Coloquei ao longo do post algumas das fotos.

Depois posto fotos da aula... se eles tiverem animado e levarem parte do material...

AH! Para quem quiser fazer a mão em outro estilo ou mesmo um upgrade para material eletrônico, aí vão alguns links...

- Mão de canudos e rolo de papelão.
https://www.youtube.com/watch?v=smPFniD8fMY

- Mão usando motorzinhos, bateria de 9 volts.
https://www.youtube.com/watch?v=dV9-bWfXbVs

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Aeroplano de isopor com hélice tensionada por elástico

No inicio do segundo semestre, tratamos da construção de um aeroplano com os pequenos de 3º ano - veja AQUI! Foi tão animador que as crianças de vez em quando lembram. Mas qual não foi minha surpresa quando fui dar aula no 3º E na quinta-feira e um dos pequenos estava com um aeroplano de isopor movido a hélice presa num elástico. Genial!!

O aeroplano voa direitinho e minha surpresa foi tão grande que rapidinho os pequenos pediram para fazer um igual. Pronto! Bagunça encaminhada. Depois de lançarmos várias vezes e nos atentarmos a como as partes do avião estavam presas, a professora aqui ficou de checar material e testar a viabilidade do projeto.

Depois de ir à papelaria e comprar:
- Clipes tamanho "0";
- Elástico (daqueles de amarrar dinheiro);
- Tinta em bisnaga;
- Cola de isopor;
- Placa de isopor de 25 mm;
- Placas de isopor de embalagem de queijos e entubados do mercado...

...peguei a lapiseira, o estilete e a régua e me esparramei na mesa da sala de casa.

Como não tinha molde, fiz o corpo do avião usando a placa de 25mm e no olho mesmo. Um tanto de bom senso acho. Algo como uma gota d'água comprida/ esticada...

Para os estabilizadores horizontais (as asas traseiras laterais), cortei uma tira de 5 cm do isopor de embalagem aproveitando as laterais redondas. Utilizei as pontas redondas para facilitar o avião a "vencer" a resistência do ar. Para prender os estabilizadores, fiz dois cortes horizontais nas laterais, coloquei cola de isopor dentro do corte e encaixei as duas "asas" nos cortes. Esperei um pouquinho e tudo ok.

Para fazer o estabilizador vertical, dividi o restante do isopor da embalagem fazendo duas tiras de 5 cm. A tira que sobrou, mais larga do que 5cm foi dividida ao mesmo e depois usando as diagonais dos retângulos (melhor ver a foto ao lado). Disso aí é possível aproveitar para fazer outros estabilizadores para outro avião.

Para prender o estabilizador vertical, outro corte no isopor, desta vez na parte superior. Como o isopor foi cortado como triângulo, tive que tirar uma pontinha para melhorar o encaixe no corte e na parte superior deixei arredondado para ajudar com a resistência do ar... Se é que ali faria tamanha diferença. O bom é que ficou esteticamente mais agradável.

Para fazer as longas asas, usei as duas tiras de 5 cm que tinha marcado no isopor de embalagem. Como ficaram muito longas, diminui um pouco o tamanho tirando uma da partes arredondadas. Para garantir que ficassem iguais, usei uma como molde da outra.

Para encaixar as essas asas, precisava fazer um corte inclinado para ajudar o avião a, ao voar, "cortar" o ar subindo. Nem pensei muito e fiz o corte de modo que as asas apontassem para baixo, passei cola e pronto. Me preocupei um tanto mais em deixar as duas asas alinhadas, com mesmo ângulo de inclinação. Carcaça do avião pronta!

Depois de um tempo fui testar! AI AI!!! O avião vai bonitinho..... para baixo!!! Fiz o encaixe das longas asas errado! Os supostos flaps ficaram para baixo! Não sei de onde tirei isso, mas foi um super vacilo! Ficou bem equilibrado, faz um voo bacana em looping, mas para baixo! Foi então que decidi deixar desse jeito e fazer outro arrumado. Levarei para a moçada os dois e iremos "analisar" porque os voos são diferentes.

O que ficou faltando? Um palito de churrasco ou canudo ou arame para fazer um furo comprido que atravesse o avião longitudinalmente para colocarmos o elástico dentro. Esse elástico ficará preso na parte traseira por um clips e na parte frontal por outro clips que ficará preso às hélices. As hélices faremos de garrafa pet e iremos prender com o fundo da garrafa para conseguir girar. Para colar o elástico nas hélices, usaremos cola de isopor. Se não funcionar, cola quente - a testar!

Se alguém se animar para fazer, tive duas dificuldades até então. Primeira é que farelo de isopor quando cortado com o estilete, cria estática e o isopor cola em tudo... Na mão, no estilete, no isopor... Aff! Tentei resolver com um pano molhado, mas acho que não ajudou muito. Enfim, a lixeira teve que ficar do lado o tempo todo. A segunda foi acertar as laterais para o isopor não ficar esfarelando. Isso não teve jeito. Em algumas situações usei cola de isopor para grudar o isopor de volta, mas não ficou arrumadinho não.

Acho que com isso dá pra começar a fazer os aviões com os pequenos na quinta-feira. Parte do material temos, faltam: placas de isopor de embalagem, garrafa pet, canudo ou palito de churrasco.

Em breve notícias!