sexta-feira, 4 de maio de 2012

Animais Vertebrados

No planejamento das aulas estão previstas algumas aulas para montagem livre. A ideia é que a cada 4 construções (mais ou menos) agrupadas por temas, seja possível fazer uma montagem livre para encerramos algumas ideias. E foi o que aconteceu hoje no 7º B!

Depois de conversarmos sobre teorias evolucionistas e criacionismo, mimetismo e sobre ossos, tivemos uma aula com montagem livre (sem manual de montagem) na qual cada grupo deveria criar um animal vertebrado, lembrando das construções que fizemos.

Apesar de ainda terem resistência e acharem que não vão dar conta ou que o resultado final não será satisfatório, as construções ficaram GENIAIS!!! Simplesmente adorei o resultado!! :)


Ficou difícil de saber o que é o que? Então veja só que legal!!

Um dos grupos fez um cachorro! As rodas viraram pernas, as vigas um rabo e o sensor ultrassônico os olhos. Para quem acha que isso é simples... Nada feito... Demanda um trabalhão e ficou super bacana! :)


O outro grupo fez um cavalo! Aproveitaram a ideia das pernas do Robossauro (da aula passada que ainda não postei esperando a outra turma fazer a mesma construção) e mandaram ver! :) Chegaram a usar a programação do Robossauro, mas estava muito rápida...


O vertebrado mais conhecido somos nós! Humanos! Então, tivemos não apenas um, mas duas pessoas! A primeira é barrigudinha...  :)


...e a segunda está sentada, não conseguiu tirar a foto de pé porque andou muito e estava cansada!


>

Por fim, o que pode até parecer um quelônio (da classe dos répteis como tartarugas, cágados e jabutis), mas é um tatu! Repare na língua e patas...


E então, não disse que as construções foram geniais?

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Depreciação, custo, lucro, despesas, receitas...

Com o feriado uma das turmas de 8º ano ficou com uma aula de diferença em relação conteúdo, e para evitar quebra no ritmo do trabalho coletivo, fizemos algo diferente...

A conversa de hoje foi sobre depreciação, custo e lucro... Uma aula bastante rentável!

Inicialmente começamos conversando sobre o que é considerado entrada e saída de dinheiro em uma empresa (comumente conhecido como despesas e receitas). Nossa... a lista ficou grande! Em entrada (receita) a turma conseguiu pensar em vendas, patrocínio e algo mais que não lembro agora. Em saída (despesas) a lista cresceu... Ui! Marketing, logística (transporte e distribuição), matéria prima, equipamento, impostos, e foi foi foi... O bacana é que parte da turma animou com a ideia de pensar em despesas...rs... Isso ajudou a entrarem no clima em relação ao que teriam que gastar na produção de alguma coisa.

Para que ficasse claro, tomamos o exemplo de um produto para estipularmos o preço de venda: uma caixa de sapatos... O que conseguimos fechar coletivamente?

Matéria prima:
* Papelão - Pegamos o do Pão de Açúcar, pois é de graça e gera custo zero de material (é pra rir, não?);
* Cola - A de 1/2 kg custa 6 reais. Fazendo umas contas por alto e usando duas colheres de sopa de cola em cada caixa, chegamos a um custo de 30 centavos por caixa (haja conta!);
Equipamento:
* Tesoura - Uma boa tesoura custa pelo menos 20 reais, considerando que iremos amolar duas vezes ao ano (5 reais por vez) chegamos a um valor próximo de 10 centavos (chutando alto) para fazer cada caixa.
Tempo de preparo: 30 minutos (a ser calculado o valor de gasto com pessoal).

Com esse vai e vem chegamos a um preço de custo de 30 centavos... Fora o gasto com o tempo de preparo, com pessoal e outras coisas mais...

As contas foram feitas por todos, aliás, teve gente que calculou quantas horas seriam gastas de trabalho por ano e quantas caixas seriam produzidas e qual seria o custo total... Ops! Mas faltou o custo para a mão de obra, pessoas para trabalhar...

Enfim, quando fomos para o laboratório, a ideia era construir algum produto considerando todos esses gastos em sua produção... Resultado? Claro que ninguém fez conta nenhuma! Envolveram-se tanto com a construção do produto que nem se lembraram! Aliás, tem cada produto...

Cortador de caixa de papelão (por pressão): a cada toque no sensor ele corta o papel! Aliás, a programação ficou com loop e sensor de toque! :)


Atirador de elástico: para que os policiais consigam apenas imobilizar as pessoas! É só apertar o gatilho que o elástico é lançado! ;)


Correia de segurar cachorro: sempre que apertar o botão, seu cachorro pode sair por aí! 

E ainda alguns carros e motos bastante incomuns! :)


UFA! Produtiva a aula não disse!! ;)

terça-feira, 1 de maio de 2012

O Brasil é grande...

Como bem sabemos o Brasil é um país muito grande. Tão grande que consegue produzir uma grande quantidade e variedade de alimentos. Quer exemplo? Temos o açaí, a manga, a maçã, determinados tipos de arroz, morango, uva e por aí vai... E com essa variedade a questão é como fazer a distribuição de tamanha fartura de alimentos num país tão grande como o nosso...

Bom, depois de conversarmos sobre redes de transporte (rodoviária, ferroviária, hidroviária e aeroviária) chegamos à conclusão de que podemos usar um pouco de cada rede para ajudar na distribuição do que é produzido pela nossa agricultura.

Assim, a tarefa do dia nos 5ºs anos foi construir meios de transporte que pudessem atender essa demanda...


Barcos a vela ou a motor, caminhões, carretas para carros e caminhões... Haja criatividade para levar nossa comida por aí!


O mais importante disso tudo é que já estão surgindo algumas ideias que agregam motores! Opa! Precisamos agora melhorar a ideia de como transferir o movimento do motor para os eixos onde estão as rodas ou engrenagens ou seja lá o que for!

Exploração espacial - parte 2

Como as turmas de 4º ano não tiveram a mesma aula na semana passada, aproveito para postar aqui as imagens que mostram o quão criativas são as turmas!


Ainda estamos em fase de entender como os motores se encaixam nos eixos, então, vale relevar as conexões que torcem apenas o motor... ;)

AH! A outra postagem é a Exploração espacial e tem fotos das construções dos grupos da turma A.

Tripé da máquina fotográfica

Na semana passada, a moçadinha do 2º ano fez a árvore genealógica trazendo fotografias do pessoal da família! Mãe e pai, avós e avôs, irmãs e irmãos... :) E é claro que aproveitamos a deixa para explorarmos um pouco a situação.

Como fazer máquinas fotográficas seria o mais imediato, a ideia foi criar algo para segurar as máquinas... ou seja, um tripé!!

Veja só o que saiu...




Olhando com cuidado todos têm ou três eixos em pé ou têm uma base com três pilhas de blocos. O que deixa qualquer um confuso são os acessórios das câmeras...rs... chegam a ser quase um lambe-lambe com lugar para sentar!

Peraí, filmes com Lego???

Pensando um pouco, poderíamos criar nossos próprios filmes! Como assim?

Já ouviu falar em stop motion? Não? Stop motion é uma técnica utilizada na produção de filmes onde são tiradas várias fotos de um objeto ou situação que imitam um movimento. As fotos sequenciadas acabam formando um filme como se fosse um rolo de filme (daqueles que a gente vê em projetores).

Porém a diferença é que temos toda uma tecnologia à disposição que faz com que qualquer um de nós possa fazer um curta metragem de alguns minutinhos. Para isso, são necessárias máquinas fotográficas e recursos computacionais como editores de imagem e vídeo.

Procurando o nome "stop motion" na web, várias páginas aparecem. Para uma ideia, aí vão alguns vídeos simples, mas trabalhosos de serem feitos.

Tem stop motion de massinha...


...de objetos comuns/ cotidianos...


...outros não tão cotidianos...


...outros que são quase uma superprodução (é só pensar no trabalho que deu para fazer a parte do congelamento!).


Bom e aí vem a ideia... Será que conseguimos fazer uma oficina de stop motion de lego?????

Experimentando a visão!

Ainda trabalhando com os sentidos, o 3º ano montou um mostrador de humor nesta semana! Tudo de bom!

A estrutura é bem simples e as partes da carinha são ajustadas apenas com a movimentação dos eixos. Construção simples para pensarmos um pouco no outro...

Como era de manhã cedo, na primeira aula da segunda feira, algumas das crianças estavam animadas e outras com sono... Normal depois do final de semana agitado. A graça foi expressar o humor de cada um com as carinhas do mostrador de humor! :)