Depois de maquinar um tanto, vi que poderíamos "brincar" um pouco com outros tipos de tecnologia (além do material que normalmente utilizamos: maleta Mindstorms e programa NXT) ao mesmo tempo em que poderíamos aproveitar algumas sugestões de construções no nosso livro.
A construção que deu o pontapé inicial para a ideia foi a persistência visual, cuja contextualização é o cinema e a forma como a luz se manifesta nos espaços. Então, veio a possibilidade de trabalharmos formas mais "cruas" de se fazer cinema, para o que lembrei das tecnologias imagéticas mais contemporâneas, como máquinas de fotografia caseiras, ou mesmo dos desenhos animados que habitavam o imaginário pré-cinematográfico. Foi aí que caiu a ficha de que uma vez participei de uma pequena oficina de Stop Motion - um aprendizado sobre o cinema de forma muitíssimo lúdica!
Opa! Stop Motion? O que é isso? Acho que já comentei em outro post por aqui (em Peraí, filmes com Lego???) e, por isso, vou começar com um empurrãozinho mostrando um pouquinho de como é estruturado um set de cinema que encontrei numa Revista Superinteressante (março/ 2004) que estava por aqui!
Por que essa animação? Começaremos nossa oficina de Stop Motion com os 8ºs anos nesta semana!!! Será que vai funcionar?!?! Com certeza!!!!
sábado, 18 de agosto de 2012
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Carro com ponte? Como assim?
Isso mesmo! O carro com ponte é uma boa oportunidade para começarmos um tema nos 7ºs anos: estruturas. O movimento da ponte é garantido pela rotação do motor e por uma manivela que impulsiona a estrutura flexível para que o carro passe por cima da ponte.
De quebra, vale lembrarmos que os triângulos são os únicos polígonos rígidos e, por isso, se quisermos rigidez ao invés de flexibilidade nas estruturas, precisaremos utilizá-los...
Quanto à programação, o movimento deveria ser em partes: o carro anda (motor A) até encontrar um buraco (sensor de luminosidade) para então parar (motor A) e baixar a ponte (motor B). Depois, passamos o carro por cima da ponte (motor A) e recolhemos a ponte (motor B), sem necessariamente pararmos o carro... ou não... Por fim, um loop garante a movimentação da ponte para cada vez que o carro "enxerga" o buraco!
De quebra, vale lembrarmos que os triângulos são os únicos polígonos rígidos e, por isso, se quisermos rigidez ao invés de flexibilidade nas estruturas, precisaremos utilizá-los...
Quanto à programação, o movimento deveria ser em partes: o carro anda (motor A) até encontrar um buraco (sensor de luminosidade) para então parar (motor A) e baixar a ponte (motor B). Depois, passamos o carro por cima da ponte (motor A) e recolhemos a ponte (motor B), sem necessariamente pararmos o carro... ou não... Por fim, um loop garante a movimentação da ponte para cada vez que o carro "enxerga" o buraco!
Como na semana passada, as corajosas garotas do 7º B encararam o relatório/ postagem para o blog, seguiu-se o movimento! É isso aí Bianca e Maria Rita!! :)
Data: 10/08/2012
Turma: 7° B
Integrantes: Eliana, Mariana Gibim e Bianca.
Grupo: 3
A construção de hoje foi legal, e eu acho que nós fizemos ela bem rápido, apesar de a Mariana ter falado que estava demorada. A aula de hoje foi tranquila, com pouco barulho. A programação estava fácil, e bem menor do que da aula passada. Nós conseguimos terminar tudo com tempo de sobra...só que o Vitor desligou o computador e eu tive que fazer a progamação e o relatório de novo. =( Fora isso a aula foi divertida, como sempre. =D
Bom... será que preciso falar mais alguma coisa?
AH! Novamente esqueci da foto, o que penso ser muito mais falta de vontade de usar o celular que está dando problemas (hora de trocar?) do que desânimo com as obras de arte... Para compensar, uma foto retirada do manual de montagem.
Turma: 7° B
Integrantes: Eliana, Mariana Gibim e Bianca.
Grupo: 3
A construção de hoje foi legal, e eu acho que nós fizemos ela bem rápido, apesar de a Mariana ter falado que estava demorada. A aula de hoje foi tranquila, com pouco barulho. A programação estava fácil, e bem menor do que da aula passada. Nós conseguimos terminar tudo com tempo de sobra...só que o Vitor desligou o computador e eu tive que fazer a progamação e o relatório de novo. =( Fora isso a aula foi divertida, como sempre. =D
Bom... será que preciso falar mais alguma coisa?
AH! Novamente esqueci da foto, o que penso ser muito mais falta de vontade de usar o celular que está dando problemas (hora de trocar?) do que desânimo com as obras de arte... Para compensar, uma foto retirada do manual de montagem.
domingo, 12 de agosto de 2012
Manche
Para quem não sabe, manche é um mecanismo que utilizamos para pilotar aviões, algo, na verdade, pouco utilizado, levando em consideração que a maior parte dos aviões são comerciais e os voos são controlados pelo piloto automático...
Como me esqueci completamente de tirar fotos das montagens, vai uma foto de um manche real e de um daqueles que usamos nos deliciosos vídeo games!
Valeu Mariana Gibim e Gabriella Valério, alunas do 7º B,
por serem destemidas e iniciarem essa empreitada!!
Data: 03/08
Grupo: 3 (Mariana Gibim, Eliana e Bianca) Turma : 7°B
O tema estudado na aula foi o mecanismo de vôo da asa de um avião. A montagem foi dividida a cada dois grupos de três pessoas, um grupo montava uma metade e o outro, a outra metade. A montagem foi rápida por conta dessa divisão dos grupos que a professora fez. A aula foi produtiva, todos da turma colaboraram. A programação, fizemos todos juntos, para nao perdemos tempo da aula, mas foi bem complicada.
03/08/12 (sexta-feira)
a divisão dos grupos foi boa pois já tínhamos escolhido o grupo na sala de aula,nao houve confusão em separar o que cada um ia fazer...
Concluímos a montagem da página 360 (Manche parte B)
A professora nos ajudou a fazer a progrmação.
o trabalho em grupo foi muito bom nos entendemos muito bem.
integantes do grupo: gabriella,Maria rita e Giovana.
Relatórios digitais X Postagem no blog
Depois de um tempo maquinando uma forma do blog ser alimentado com outras opiniões que não apenas a minha (que pode ser muitíssimo diferente da de outras pessoas), surgiu a ideia de fazer postagens com os relatórios que são produzidos pelos grupos de Fundamental II (6º a 9º ano) durante as aulas.
Claro que para a coisa toda funcionar, seriam necessárias algumas coisinhas:
1- Acreditando na opinião alheia e na participação democrática (olha isso!), os grupos e componentes deveriam ter a liberdade de decidir, em cada aula (já que trabalhamos com rodízio de funções) se fariam a contribuição ou não;
2- Havendo interesse, a moçadinha teria de utilizar um editor de texto - e neste caso, quem não soubesse deveria aprender (mais trabalho? sim, mas excelente oportunidade para aprender funcionalidades básicas de um computador);
3- Os textos produzidos digitalmente, por uma questão de respeito, seria copiados e colados por aqui, na montagem do dia! Para isto, os arquivos deveria ser enviados por e-mail ou transferidos para o pen drive desta prof. que vos fala.
Bom, como sempre alguns pilham e outros não... Mas como alguém que gosta de arriscar ideias que podem trazer algo produtivo, neste caso, explorar as funcionalidades básicas em um computador, continuo animada para ver como a história vai se desenrolar. Pelo que estou vendo, há alguns animados, outros que precisamo de estímulos e aqueles que simplesmente têm uma preguiça tremenda...rs...
Claro que para a coisa toda funcionar, seriam necessárias algumas coisinhas:
1- Acreditando na opinião alheia e na participação democrática (olha isso!), os grupos e componentes deveriam ter a liberdade de decidir, em cada aula (já que trabalhamos com rodízio de funções) se fariam a contribuição ou não;
2- Havendo interesse, a moçadinha teria de utilizar um editor de texto - e neste caso, quem não soubesse deveria aprender (mais trabalho? sim, mas excelente oportunidade para aprender funcionalidades básicas de um computador);
3- Os textos produzidos digitalmente, por uma questão de respeito, seria copiados e colados por aqui, na montagem do dia! Para isto, os arquivos deveria ser enviados por e-mail ou transferidos para o pen drive desta prof. que vos fala.
Bom, como sempre alguns pilham e outros não... Mas como alguém que gosta de arriscar ideias que podem trazer algo produtivo, neste caso, explorar as funcionalidades básicas em um computador, continuo animada para ver como a história vai se desenrolar. Pelo que estou vendo, há alguns animados, outros que precisamo de estímulos e aqueles que simplesmente têm uma preguiça tremenda...rs...
sábado, 11 de agosto de 2012
Peça de LEGO no nariz??
Quando nossos pais diziam que tínhamos de ter cuidado para não engolir pequenos objetos ou mesmo nos pediam/ pedem para vigiar nossos irmãos menores, não era sem razão!
Olhem só o que aconteceu com esse pequeno...
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/MundoInsolito/Interior.aspx?content_id=2708342
Olhem só o que aconteceu com esse pequeno...
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/MundoInsolito/Interior.aspx?content_id=2708342
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Resistência do ar e da água
Também ainda da semana do dia 11 de junho, o 6ºs anos fizeram uma montagem livre cujo tema estava atrelado à resistência do ar ou da água.
Como pedi para trazerem material (para o caso de necessidade) e na lista coloquei balões, é claro que todos queriam fazer aula com os ditos... rs...
Bagunças à parte em relação a bolões estourando e voando pela sala (já que foi ideia da prof usar balão tive que aguentar um tanto...), as construções ficaram curiosíssimas! Lembranças da dragster, vôos com balões motorizados, mecanismos motorizados pelo vento e por aí foi...
Como pedi para trazerem material (para o caso de necessidade) e na lista coloquei balões, é claro que todos queriam fazer aula com os ditos... rs...
Bagunças à parte em relação a bolões estourando e voando pela sala (já que foi ideia da prof usar balão tive que aguentar um tanto...), as construções ficaram curiosíssimas! Lembranças da dragster, vôos com balões motorizados, mecanismos motorizados pelo vento e por aí foi...
Criatividade a mil! :)
Infartos e derrames
Ainda do outro semestre, mais precisamente na semana do dia 11 de junho, a moçadinha dos oitavos trabalharam com o uso do sensor de luminosidade.
A montagem, ligada ao sistema circulatório, tinha como ideia base a limpeza de artérias cardíacas, usando nanotecnologia, para evitar infartos. Como nosso material não tem nada de NANO, prevaleceu a ideia de, usando um sensor de luminosidade, limpar uma área delimitada por uma linha preta.
Após uma explorarmos um pouco a programação, as turmas mandaram muitíssimo bem na tarefa! :)
Para um gostinho do que aconteceu, segue uma única fotinha, que na animação não tiramos mais, e um vídeo que dá uma noção do funcionamento do robô.
A montagem, ligada ao sistema circulatório, tinha como ideia base a limpeza de artérias cardíacas, usando nanotecnologia, para evitar infartos. Como nosso material não tem nada de NANO, prevaleceu a ideia de, usando um sensor de luminosidade, limpar uma área delimitada por uma linha preta.
Após uma explorarmos um pouco a programação, as turmas mandaram muitíssimo bem na tarefa! :)
Para um gostinho do que aconteceu, segue uma única fotinha, que na animação não tiramos mais, e um vídeo que dá uma noção do funcionamento do robô.
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