Estamos aqui novamente!
Um tanto na correria porque muitas coisas novas estão acontecendo!
Agora temos salas super adequadas para as nossas atividades!
Uma sala para os pequenos de 1º a 5º ano e outra para a moçadinha de 6º a 9º ano.
Como é inicio de ano, ainda não temos muitas atividades para serem colocadas no mural. Mas com o tempo as salas ficarão super legais!
Além disso, apesar de continuarmos com o projeto Lego Zoom, estamos diversificando as atividades de 6º a 9º ano.
Primeiro os grupos não são mais escolhidos aleatoriamente, mas por afinidade de habilidades e intimidade com as peças. Apesar de sempre ter aqueles que não adotam as propostas privilegiando sentar com os colegas com quem têm mais afinidade, os grupos que assumiram a proposta tiveram suas produções finalizadas e com sucesso. O que bastante recompensador!
Também estamos priorizando as construções sem passo a passo, de modo a valorizar a criatividade da moçadinha num primeiro momento para depois explorarmos lateralidade, noção de espaço, entre outras.
Além disso, estamos trabalhando com a possibilidade de uso do manual de montagem para explorar os temas das construções sem a obrigatoriedade de ser uma mesma construção para todos os grupos. Com isso, espero que as turmas usem partes de uma construção pronta ou optem pelas montagens livres - o que seria excelente! Penso que usando o manual de montagem exploramos pouco a criatividade na hora de construir...
E mais uma última coisinha... Teremos joguinhos de raciocínio lógico instalados nos computadores. Por que isso? Porque nem sempre as turmas ficam 100% focadas na construção e muitas vezes ficam explorando os computadores, inclusive colocando senha, alterando configurações. De fato, isso não é assim ruim pois é uma exploração que alimenta o cognitivo, contudo, gostaria de explorar um pouco mais esse cognitivo. Já que não tem como ficar controlando e impedindo que façam outras coisas, então que essas outras coisas sejam melhor direcionadas. Fora isso, li alguns artigos sobre a importância do uso moderado de jogos no desenvolvimento do raciocínio lógico ;) AH! Uso moderado é em torno de 30 min diários... E não duas, três ou quatro horas...
Enfim, novidades a parte, aí vem mais um ano! Cheio de novas experiencias, novos desafios, novas risadas!
Bem vindo 2014 ;)
segunda-feira, 7 de abril de 2014
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Parque de diversões - parte 2
Ah! Eita como é bom ir ao parque de diversões!!!
Dessa vez montamos o barco viking e a roda gigante!
O barco vinking tem uma estrutura triangular, o que dá ridigez e segurança ao movimento do barco. Além disso, movimento é alimentado pelo pneu que fica empurrando o barco para um lado e para outro garantindo o vai e vem - movimento pendular.
A programação é simples: dentro de um loop infinito, mover para uma direção e mover para outra direção com baixa força e, depois de alguns testes, duração de 180 graus.
Teve um aluno do 9B que animou bastante e deu uma incrementada na programação... Começou com um movimento lento que foi aumentando, estabilizou e depois diminuiu até parar. Ficou muito legal!!! Esse filmei!!
Nessa mesma aula montamos a roda gigante...
Como a roda gigante tem uma estrutura circular, o jeito é apelar para polígonos regulares - no caso, o hexágono, é o que damos conta com as vigas que temos.
Em alguns grupos, houve a tentativa de alterar parte da estrutura - onde haviam polias, entraram engrenagens. Isso foi garantia de risada solta! As unicas engrenagens que cabem sem fazer muita alteração são duas grandes, por isso, a roda gigante fica parecendo um tambor de máquina de lavar roupa no modo centrifugação, ou uma hélice de helicóptero, ou sei lá o que... Engraçado é sim... Até parece que as cadeiras vão sair voando... Pena que não filmei...rs...
E a programação? Simples até! Só um ícone de motor em movimento... Como a ideia é mostrar o movimento circular uniforme (isso signfica que todas as cadeiras da roda gigante se movimentam exatamente do mesmo jeito), não tem muito o que fazer...
Aliás, teve um grupo ou doi, não lembro bem, que usaram sensor de toque - o desafio proposto para quem terminasse mais cedo - para fazer a roda gigante movimentar e parar. Fica legal também! Dá para brincar de controlar a roda gigante ;)
Dessa vez montamos o barco viking e a roda gigante!
O barco vinking tem uma estrutura triangular, o que dá ridigez e segurança ao movimento do barco. Além disso, movimento é alimentado pelo pneu que fica empurrando o barco para um lado e para outro garantindo o vai e vem - movimento pendular.
A programação é simples: dentro de um loop infinito, mover para uma direção e mover para outra direção com baixa força e, depois de alguns testes, duração de 180 graus.
Teve um aluno do 9B que animou bastante e deu uma incrementada na programação... Começou com um movimento lento que foi aumentando, estabilizou e depois diminuiu até parar. Ficou muito legal!!! Esse filmei!!
Nessa mesma aula montamos a roda gigante...
Como a roda gigante tem uma estrutura circular, o jeito é apelar para polígonos regulares - no caso, o hexágono, é o que damos conta com as vigas que temos.
Em alguns grupos, houve a tentativa de alterar parte da estrutura - onde haviam polias, entraram engrenagens. Isso foi garantia de risada solta! As unicas engrenagens que cabem sem fazer muita alteração são duas grandes, por isso, a roda gigante fica parecendo um tambor de máquina de lavar roupa no modo centrifugação, ou uma hélice de helicóptero, ou sei lá o que... Engraçado é sim... Até parece que as cadeiras vão sair voando... Pena que não filmei...rs...
E a programação? Simples até! Só um ícone de motor em movimento... Como a ideia é mostrar o movimento circular uniforme (isso signfica que todas as cadeiras da roda gigante se movimentam exatamente do mesmo jeito), não tem muito o que fazer...
Aliás, teve um grupo ou doi, não lembro bem, que usaram sensor de toque - o desafio proposto para quem terminasse mais cedo - para fazer a roda gigante movimentar e parar. Fica legal também! Dá para brincar de controlar a roda gigante ;)
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Equilíbrio....
Não temos o hábito de pensar no significado de equilíbrio... Por exemplo, quando colocamos um copo na mesa, quando seguramos um talher. Equilíbrio ao tentarmos levar uma vida saudável sem exageros. Equilíbrio quando prédios e pontes são construídos... E para nós, que estamos tentando entender o funcionamento do corpo humano nos 8ºs anos, equilíbrio para andarmos, corrermos e ficarmos em pé.
Para entendermos o funcionamento do caminhar montamos o robô andarilho.
Essa construção lembra muito a construção da galinha do 7º ano... Tem um quê desengonçado engraçadíssimo e a parte superior tem que ser contrabalanceada em relação ao movimento das pernas. Um verdadeiro exercício de compensação...
O curioso é que a moçadinha prefere colocar a parte superior para garantir o "andar", ainda que muito torto...rs... Pena que não filmei....
.JPG)
Para entendermos o funcionamento do caminhar montamos o robô andarilho.
Essa construção lembra muito a construção da galinha do 7º ano... Tem um quê desengonçado engraçadíssimo e a parte superior tem que ser contrabalanceada em relação ao movimento das pernas. Um verdadeiro exercício de compensação...
O curioso é que a moçadinha prefere colocar a parte superior para garantir o "andar", ainda que muito torto...rs... Pena que não filmei....
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Moradia de algumas aves
A moçadinha do primeiro ano fez uma construção super fofa: a árvore com balanço!
Na verdade, sem as copas verdinhas recortadas e coladas nas pecinhas nem parecia uma árvore, mas depois que colamos as copas... Ficou fofo demais!
A árvore com balanço faz parte do tema moradia e, neste caso, de vários passarinhos como joão-de-barro, bem-te-vi, beija-flor e coruja... ops... Nem todos os passarinhos vivem nas árvores - alguns moram em buracos, outros em telhados... E também outros tipos de animais que vivem em árvores: os macacos, bicho preguiça, algumas cobras....
Enfim, a construção rendeu um monte! Até fizemos a nossa própria árvore utilizando as copas recortadas... :)
Na verdade, sem as copas verdinhas recortadas e coladas nas pecinhas nem parecia uma árvore, mas depois que colamos as copas... Ficou fofo demais!
A árvore com balanço faz parte do tema moradia e, neste caso, de vários passarinhos como joão-de-barro, bem-te-vi, beija-flor e coruja... ops... Nem todos os passarinhos vivem nas árvores - alguns moram em buracos, outros em telhados... E também outros tipos de animais que vivem em árvores: os macacos, bicho preguiça, algumas cobras....
Enfim, a construção rendeu um monte! Até fizemos a nossa própria árvore utilizando as copas recortadas... :)
terça-feira, 16 de abril de 2013
Tripe da máquina fotográfica
Pensem no tanto que dei risada nesse dia? A proposta foi construir algo que fizesse parte da vida familiar, como a máquina fotográfica, por exemplo. No entanto, construir uma máquina fotográfica não envolve a utilização de mecanismos simples, então, construimos um tripé para a máquina fotográfica.
É óbvio que, considerando que a prof aqui está sempre com a máquina a tira colo e a usa com alguma frequencia, o tripé foi testado! Agora imagine testar todos os tripés feitos? E, não sem razão, os grupos tinham que sair nas fotos...rs....
Detalhe é que tiramos váris fotos em cada um dos grupos - fotos que ficaram realmente divertidas...rs... Além disso, para cada vez que a máquina era apoiada e bambeava na estrutura era uma confusão pra saber se ia cair ou não!
A graça é que todos os tripés, por mais estranhos que tenham ficado, funcionaram! Tiramos até foto da turma toda!! Mas esta é só para a sala de aula! Bem bonita de se ver! ;)
Nessa construção tem até lugar para a pessoa sentar e fazer pose! :)
Curiosamente, hoje estava vendo um site que adoro (http://www.brainpickings.org) e encontrei uma postagem com um pequeno vídeo sobre a história da fotografia. Algo bem rapidinho e divertido de ver :)
Pena que está em inglês, mas vale tentar a legenda em espanhol... :)
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Vamos andar de bicicleta?
Se tem uma coisa que adoro é andar de bicicleta!
Acho uma das experiências mais vivas e deliciosas... Sentir o vento no rosto, andar por aí em qualquer lugar, saber que posso ir onde quiser...
Tem horas que fico pensando em quem não sabe andar de bicicleta. Quem não tem vontade mesmo tudo bem... Agora, para que tem vontade, mas não tem coragem, existe um projeto bem legal que se chama Bike Anjo: http://bikeanjo.com.br/. Se você é um desses caso, entre lá e veja como criar coragem! Tem até gente que se voluntaria para te ajudar ;)
Enfim, em sala, com os 4ºs anos, construimos a bicicleta... A construção mais fofa que tem nessa série - opinião bem pessoal...rs...
Teve também bicicleta com a roda de trás menor - para lembrar das bicicletas antigas onde a roda da frente era beeeem maior!
E bicicletas com buzina e controle de marchas... :)
Como desafio, após o término da construção, a moçadinha tinha que motorizar a bicicleta... Apesar do livro não dar essa sugestão, acho que vale começarem a pensar nas estruturas com motor - algo que não tem acontecido muito...
Acho uma das experiências mais vivas e deliciosas... Sentir o vento no rosto, andar por aí em qualquer lugar, saber que posso ir onde quiser...
Tem horas que fico pensando em quem não sabe andar de bicicleta. Quem não tem vontade mesmo tudo bem... Agora, para que tem vontade, mas não tem coragem, existe um projeto bem legal que se chama Bike Anjo: http://bikeanjo.com.br/. Se você é um desses caso, entre lá e veja como criar coragem! Tem até gente que se voluntaria para te ajudar ;)
Enfim, em sala, com os 4ºs anos, construimos a bicicleta... A construção mais fofa que tem nessa série - opinião bem pessoal...rs...
Teve também bicicleta com a roda de trás menor - para lembrar das bicicletas antigas onde a roda da frente era beeeem maior!
E bicicletas com buzina e controle de marchas... :)
Como desafio, após o término da construção, a moçadinha tinha que motorizar a bicicleta... Apesar do livro não dar essa sugestão, acho que vale começarem a pensar nas estruturas com motor - algo que não tem acontecido muito...
Sistema solar
Enquanto isso, nos 6ºs anos, a conversa sobre exploração espacial já estava terminando....
Construímos um jipe lunar, depois um hodômetro e um robô localizador que pudesse encontrar pedras e/ou obstáculos. Depois construimos um apontador para colocarmos a luneta em cima e apontarmos para estrelas do céu. Por fim, foi um sistema solar para entendermos o funcionamento dos eclipses lunar e solar - e dessa vez tirei fotos e filmei ;)
Construímos um jipe lunar, depois um hodômetro e um robô localizador que pudesse encontrar pedras e/ou obstáculos. Depois construimos um apontador para colocarmos a luneta em cima e apontarmos para estrelas do céu. Por fim, foi um sistema solar para entendermos o funcionamento dos eclipses lunar e solar - e dessa vez tirei fotos e filmei ;)
Para quem não sabe, eclipse lunar é quando a terra fica entre a lua e o sol, ou seja, a terra faz sombra na lua. Veja no site Wikipedia mais algumas informações interessantes! http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_lunar.
Já o eclipse solar é quando a lua fica entre a terra e o sol, fazendo sombra na terra. Também há informações bem legais no site Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_solar.
AH! E o vídeo...
Assinar:
Postagens (Atom)