quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

As novidades de 2015

Iniciamos o ano com várias novidades! Para melhor! Sempre!

Primeiro que não teremos mais o projeto Lego Zoom... Por vários motivos: custos, reposição de peças, material de 6º a 9º inadequado (penso que podemos ir muito além), atividades adequadas à realidade da escola e por aí vai...

No lugar do projeto, optamos por comprar o material do Lego para nossas aulas de introdução à robótica e de introdução a mecanismos simples. 

Com isso, a moçadinha de 1º a 3º ano vivenciará maior diversidade de experiências - incluindo mais uso de material reaproveitado, experimentos diversos, dobraduras, mais recortes, mais eles. Continuaremos com a maleta 9656 da Lego por ter as peças que nos impulsiona para compreender os mecanismos simples.

Já as turmas de 4º e 5º ano vai ser lindo! Estamos usando agora o WeDo. Como o material é um tanto diferente do nosso, fiz um levantamento de construções com passo a passo que tem na internet - o site de onde tirei as construções: https://education.lego.com/en-us/lesi/support/product-support/wedo/wedo-base-set-9580/building-instructions

O legal é que de cara a caixa pode ser arrumada de duas maneiras - ou por cor ou por função!







De fato, apesar do WeDo ter menos vigas do que o material anterior, em contrapartida iniciaremos exercícios de programação! E com um detalhe... O Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um software gratuito para crianças aprenderem programação que também é adequado ao uso do WeDo. É o Scratch. http://scratch.mit.edu/

A versão que roda o WeDo é a 1.4 https://scratch.mit.edu/scratch_1.4/.
A versão 2.0 não roda no WeDo. Contudo, dá para usar o programa online e as crianças podem programar outras coisas em casa ou na sala!! Já ri muito aqui com o programa!!! Vejam aí! http://scratch.mit.edu/projects/47640612/#editor

Muito bacana!

Além disso, na sala de fund 1 temos um mural para colocarmos quais são os focos da atividade do dia em relação à tecnologia e ao desenvolvimento de qualidades...



Quanto ao material de 6º a 9º ano, passaremos a usar o EV3!! Muito show também! A tarefa agora é procurar um programa em que possamos tratar de programação no EV3 e com outros tipos de programação... Quem sabe aparecem mais programadores?

Ou seja, em breve mais novidades!!!

Que o ano promete, é verdade! Que seja melhor ainda!!!

Ah.... Nada como ano novo!! Sala limpinha, para fazermos o que quisermos com as paredes! Tudo em branco, para enchermos de ideias velhas misturadas com as novas, porque afinal, além de novas ideias somos também um pouquinho do antes.

Para começarmos animadamente, os 2ºs anos ficaram responsáveis pela cor na árvore seca da sala. É... Essa era a árvore da sala durante as férias - um galho seco que encontrei na rua...rs...

Com a volta das crianças, enchemos os galhos com folhas, flores e frutas e dentro delas frases e palavras que representam o que é estar na aula de Educação Tecnológica!



As frases ficaram muito fofas!


Brincar, amor, brincar aprendendo, conversar com o colega, fazer amigos... E por aí vai...
A árvore ficou linda!!!!

Esperamos que o ano seja tudo o que promete!

Um excelente aprendizado para todos nós!!


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Parte 4 - Experimentos sobre eletricidade e eletromagnetismo

Nossa! Definitivamente essa moçada surpreendeu!
Vale também dizer que não foram criadas muitas expectativas, tendo em vista que foi proposta uma tentativa de atividade diferente.

O 9A foi a última turma a ter aula e por isso, acabaram sendo os últimos a apresentarem. Vantagem estrondosa: lembrei da câmera. Então consegui  filmar os experimentos e fotografá-los com um pouco mais de qualidade que a câmera do meu celular poderia oferecer.

Adorei os experimentos apresentados!

O primeiro foi um aerobarco.O grupo conseguiu em um experimento tratar e explicar alguns temas da física abordados ao longo do ano na aula de física e de educação tecnológica:
- Densidade: com o uso do isopor;
- Ação e reação: movimento da hélice empurrando o ar e este oferecendo resistência;
- Atrito: o barco sendo movimentado na superfície da água;
- Eletricidade: funcionamento da hélice via motor com pilhas.

O material utilizado foi: isopor, pequeno motor, fios condutores, interruptor, bateria, hélice de plástico, fita adesiva como isolante; para a apresentação tabuleiro e água.

Parabéns ao grupo! Bruno Lass, Henrique Moreira, Leonardo Moreira e Vinicius Leão!


O segundo experimento foi o da placa de circuito para testar resposta de contas matemáticas. Genial! Para isso as meninas usaram um pedaço de papel panamá, ilhós para papel, fios condutores, fita adesiva como isolante, pilhas, lâmpada de baixa voltagem, canetinha para escrever as contas.

É isso aí meninas! Giuliana Militão, Gabriella de Oliveira, Ana Beatriz de Araújo e Isabely Gelinski!








Como todo experimento, às vezes as coisas não funcionam como gostaríamos. Por isso chamamos experimento! E alguns dos testados realmente não funcionaram....

Um dos grupos tentou fazer uma pilha de limão. Depois de muito quebrarmos a cabeça para entender porque não acendia a lampada, descobrimos que a amperagem dela era muito maior do que os limões dariam conta. Mas valeu a tentativa! Igor Gomes, Lucas Cruz, Rafael Campêlo e Victor Franco!
 

Outro grupo também não deu muito certo. Tentaram fazer um moto homopolar, mas depois de muito maquinarmos e até pedirmos ajuda para uma aluna de outra turma que fez o dela funcionar, não descobrimos porque não estava dando certo. Talvez a pilha, mas não lembramos de testar na hora. Enfim, valeu  meninas!!! Ana Luiza Masson, Carolina Freitas e Maria Augusta!

Por fim, o grupo dos balões malucos não levou parte do material que seria necessário para o funcionamento do experimento... Aí não daria certo mesmo! rs...

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Parte 3 - Experimentos eletricidade e eletromagnetismo

Surpresa total!

Nas últimas várias semanas estive bem ruim de saúde, por isso faltei vários dias. Muito ruim isso. Fiquei chateada por não conseguir finalizar apropriadamente as atividades com as turmas.

Foi quando entrei hoje no 9C (última aula do ano) e alguns alunos e alunas vieram mostrar os experimentos sobre eletricidade e eletromagnetismo que tinham feito e que trouxeram para mostrar para a turma!

De fato, algumas pessoas conversaram comigo na semana passada e sugeri que apresentassem os experimentos mesmo sem termos nos organizado, mas não esperava que realmente fossem apresentar algo, e ainda mais que funcionasse! Muito gracinha!

Por isso, pela disposição, pelo compromisso com a proposta (uma ideia que toparam), pela organização, pelo cuidado com o material, pelas explicações, pelas respostas às perguntas que surgiram, pela paciência em testar até conseguir, pelos dedos queimados por diversos motivos, PARABÉNS!!!

Compartilho então dois vídeos!! Apesar de três grupos terem se apresentado, um deles teve tantas dificuldades que desistiu levar o experimento - valeu mais ainda pelo esforço!!! Grande Juliana Paula, Mariana Lemos, Pablo Gabriel e Roberta Fernandes!! Mandaram bem Ivan Marcos, Bruno César, João Pedro Gomes e Marcos Lamego!!! Valeu Camila e Jackeline!!!





segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Parte 2 - Experimentos sobre eletricidade e eletromagnetismo

Juro que preciso de ajuda para tirar fotos e filmar o que a moçada faz!
Tem dia que me encanto tanto que não caibo em mim mesma... Vou pra casa com sensação de dever e diversão cumpridos!!!

Os experimentos de eletricidade ou eletromagnetismo 9B já aconteceram. Mas como me envolvi e não lembrei de tirar fotos ou filmar, depois fiquei perguntando na turma que fez...rs...

Mariana Gibim, sua linda! Obrigada pela generosa contribuição!
Aí vai o exemplo de um motor homopolar em funcionamento!

Óbvio que não foi o único!

Que funcionaram: motor homopolar (vídeo acima), gerador mecânico de energia elétrica (usaram uma manivela fofa), motor a pilha (vídeo de exemplo abaixo).



Que funcionou em casa, mas por bateria fraca ou outra coisa qualquer não funcionou na hora: pilha de limão, eletroímã de pilha, desviando a água, cano que afasta fitas e balões que afastam sacos plásticos.

Coloquei uns vídeos de alguns desses experimentos para terem uma ideia do que aconteceu...




terça-feira, 30 de setembro de 2014

Experimentos sobre eletricidade e eletromagnetismo!

Ui! Olha onde estou me metendo... Prof. de educação tecnológica, com formação em licenciatura em matemática... Isso significa eletricidade e eletromagnetismo de ensino médio e um pouco na graduação. O que sei é que o tema é algo bastante interessante! Li um pouco sobre a história da eletricidade e do eletromagnetismo e vi que há experimentos divertidos, para não dizer curiosíssimos, e talvez por isso me despertem tanto a atenção.

Por isso e porque a moçada de 9º ano não tem nada no planejamento das aulas de educação tecnológica sobre eletricidade e eletromagnetismo, apesar de passearmos um pouco sobre conceitos como conservação de energia (potencial e cinética), movimento pendular e movimento circular uniforme, atrito e gravidade, entre outros, sugeri às três turmas que separássemos uma aula (nossas aulas são sempre duplas) para que eles mesmos, divididos em grupos, após busca na internet, apresentassem experimentos sobre o tema e justificassem o porque do funcionamento! Desafio total!!! Para todos nós!

Por um lado penso que teremos um dia divertido, por outro é conhecimento diferente e curioso.

Acontece que o preparo não é tão simples...

Para no dia não serem apresentados experimentos iguais ou usarmos conceitos errados, o prof de física irá nos ajudar tanto na seleção dos experimentos em relação a viabilidade e utilidade para uma explicação simples quanto em relação à própria explicação teórica. Assim, os próprios alunos e alunas se dividiram em grupos de 3 ou 4 pessoas, sendo que no caso de proporem experimentos iguais, o grupo que apresentar primeiro o experimento será o grupo que irá fazê-lo - o outro grupo terá que procurar outro experimento.

Ademais, com o prof. de física ajudando, poderemos sugerir upgrades nas experiências, acho...

Enfim, hoje de manhã um aluno veio me contar sobre um experimento com bola de plasma que viu no site Manual do mundo! AH! Fiquei animada na hora e quando sentei aqui fui buscar algumas ideias tentando prever o que poderá aparecer - horas lendo e vendo experimentos... affff....

Olha só que legal esse!!!!


E tem vários outros como esse....


Isso vai ser muuuuuito legal!!! PROMETE!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Stop Motion - 2014

Depois de muito considerar sobre trabalhar stop motion com a moçada de 8º ano novamente, decidi assumir a empreitada, mas agora com no mínimo um pouco de experiência.

Tivemos várias dificuldades na primeira vez em que fizemos vídeos em stop motion nas aulas de Educação Tecnológica. De fato, o que não aconteceu é que precisávamos de uma aula orientada sobre:
- como utilizar programas para edição das imagens em vídeo - Movie Maker já vem no windows e por isso fiquei tranquila esperando que o utilizassem, o que não aconteceu;
- como deixar a câmera fixa - uso do celular só funciona se há um suporte que o deixe fixo e ao tirar a foto não se movimente e vários grupos usaram celular ou tablet;
- como acrescentar os sons - vários grupos não utilizaram sons nos vídeos, ou sons inadequados, o que os deixou "desanimados";
- como manter a iluminação igual - alguns grupos fizeram os vídeos em áreas influenciadas pela luz solar que foi diminuindo ao longo da produção.

Ademais, as crianças não imaginavam que iriam ter tanto trabalho - como deixaram para fazer no último final de semana, a coisa desandou e não tiveram tempo hábil para finalizar com melhor qualidade.

Enfim, esses problemas apareceram e na próxima semana é a aula em que iremos experimentar essas funcionalidades e ações em sala para que os grupos consigam trabalhar melhor na produção.

Na última aula, conversamos rapidamente sobre o caminho feito da pintura realista para a fotografia, para a pintura com movimento, instrumentos para movimentar imagens (zootroscópio, fenaquistoscópio e taumatroscopio), o cinema mudo, cinema com edição de efeitos especiais e, finalmente, stop motion. Claro que não deixei de falar um monte sobre o Tim Burton, afinal, vários dos filmes em stop motion mais famosos foram produzidos por ele - Vincent (1982), O estranho mundo de Jack (1993) e A noiva cadáver (2005).

Coraline e o mundo secreto (2009) é outro especial! Sou super fã! O movimento de câmera, dos bonecos, o cenário, as cores, a história... Tudo é mágico e muitíssimo bem feito!!! Mas esse não é do Tim Burton, é do Neil Gaiman...



Mas não há só esses não... Há outros tão famosos quanto os produzidos pelo Tim Burton! A festa do monstro maluco (1967) - o primeiro longa distribuído mundialmente,  A fuga das galinhas (2000), Wallace e Gromit – a batalha dos vegetais (2005), Mary e Max (2009) - este é sobre um rapaz autista... Lindo! - e O fantástico Sr. Raposo (2009). Fora o Minhocas (2013) produzido por uma empresa brasileira! O primeiro filme em stop motion produzido na América Latina, todos os outros são produção norte-americana ou inglesa.
Minhocas (2013)

Esse passeio é sempre interessante com a moçada para mostrar que as grandes produções valem a pena. Mas para ficarem assim precisam de longos anos de trabalho - os primeiros demoravam em torno de cinco anos... hoje é possível produzi-los em menos de três anos, o que ainda é bastante tempo.

Brick film é a opção com a qual iremos trabalhar em sala de aula - stop motion feito de Lego - e serão filmes curtinhos... Entre 1:30 min e 2:00 min. Mais do que isso é bem complicado pela quantidade de fotos que precisariam pois são necessárias, por causa da persistência retiniana, pelo menos 20 fotos por segundo... O que é bastante foto!

Coloquei no 4Shared duas ideias para orientação das aulas. Uma para o professor e outra para a turma. Ambos foram elaborados a partir de consultas na internet. Infelizmente não fui anotando os links, mas a maioria olhei no IMDb, wikipedia, sites de galerias de arte, YouTube para recolher vídeos, entre outros tantos.
Os links?
Prof. http://www.4shared.com/file/Vd3q_Oaece/Plano_de_atividades_sobre_Stop.html
Turma. http://www.4shared.com/file/VxJedKn1ce/Orientaes_sobre_Stop_Motion_-_.html

Quando os vídeos estiverem finalizados, faremos uma mostra no auditório com convite a todas as turmas de 8º ano e às demais - com direito a pipoca e tudo o mais! O bom de tudo é que conversando com a prof. de Artes surgiu a ideia de um pequeno Oscar, com apresentadores usando longo e paletó! Vamos ver como vai ficar!