quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Experimentando com o ar e a água!!!

Desde o início do ano, temos trabalhado temas específicos como os 6ºs anos. No entanto, quando começamos a tratar de exploração espacial a ideia da construção de um foguete movido a ar surgiu e plantou uma rotina: para cada tema tratado, fazemos experimentos para vermos funcionar o que estamos estudando.

Como o último tema foi resistência do ar e da água, fizemos as aulas com as nossas construções e depois experimentos envolvendo o peso do ar, sua resistência, pressão do ar e da água.

Em relação às construções, fizemos carros de corrida, ventiladores e lançadores de avião de papel. Infelizmente, não me lembrei de tirar foto de todos, apenas dos carros. Modelos ultra-adaptados para "furarem" o ar: parte frontal bem mais baixa em relação à traseira do carro...


Em relação aos experimentos, grupo recebeu uma ficha para testar o experimento primeiro e depois explicar o que era esperado dele. Para não correr o risco de não ter material, levei tudo de modo que pudessem fazer todos os experimentos ao mesmo tempo.

Agora, escrevendo aqui, lembrei que não podia ter deixado de falar sobre tensão superficial da água... É uma coisa tão simples, mas tão bacana quando nos atentamos a ela!! :D Ainda em tempo de mostrar, semana que vem tem uma canja...rs...

Enfim, depois de uma aula com sala e papel molhado, apenas quatro dos sete experimentos foram apresentados pelos grupos...rs... Tendo mais uma aula para testar, acabei apenas mostrando os experimentos e pedindo que finalizassem a ficha registrando o que observaram em relação ao que fizemos.

De fato, o que causou mais curiosidade, foi o de pressão da água e do ar no qual usamos dois baldes, um cheio de água e outro vazio, e uma mangueira transparente e flexível. Pense no tanto que ria com a carinha de espanto das crianças chamando aquilo de mágica? Ri às gargalhadas!

Como foi o experimento? Balde cheio em cima da mesa, balde vazio na cadeira ou no chão. Mangueira cheia de água e com as duas extremidades tampadas com os polegares. Quando colocamos as extremidades da mangueira em cada um dos baldes e soltamos os polegares ao mesmo tempo, a água do balde de cima começa a fluir para o balde de baixo, até que a extremidade do balde com água seja tampada novamente, a água acabe ou a extremidade da mangueira saia da água.

O que explica isso é a pressão da água que a leva de um lugar mais alto para um lugar mais baixo.  Tem também a pressão do ar que ajuda a empurrar a água para baixo. De fato, isso pode ser utilizado até para esvaziar piscinas com ralos entupidos - basta colocar a extremidade de uma mangueira num local mais baixo do que do nível da água da piscina.

É um aprender brincando com esses experimentos... Pena que não tirei foto dos grupos apresentando!

Para quem tiver interesse, segue link com os sete experimentos que fizemos! :D
http://www.4shared.com/file/ZoUiVPQfba/Sugestes_para_experimentos_-_r.html

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Na natureza, no nosso corpo, nas nossas construções...

Simetria é um tema que atravessa praticamente todas as nossas construções. Acontece que nunca fizemos uma atividade específica sobre simetria, apesar de citá-la sempre que lembro e cabe buscá-la para que a construção fique esteticamente agradável - não estou dizendo bonita e sim visualmente agradável.


Foi então que revirando uns livros aqui em casa, encontrei um paradidático que tem um exercício sobre simetria utilizando recorte de folhas quadradas de modo a fazer pequenos modelos que lembram flocos de neve, às vezes lembrando também fractais. Buscando mais uma ideias, lembrei que o uso de espelhos e caleidoscópios também auxiliam na compreensão dos diferentes tipos de simetria.

Resultado do levantamento? Dois arquivos para compartilhar via 4shared.
Uma apresentação com várias imagens para tratar dos tipos de simetria http://www.4shared.com/file/7Bax2xENce/Simetria_-_Fund_II.html, e mais algumas ideias para exercícios de simetria usando recortes que fiz na época da graduação em 1994, mas ainda são totalmente válidos! http://www.4shared.com/office/PswPCLJoba/Simetria.html.

Para mais infos relacionada a simetria facial, vale dar uma linda no link: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/simetria-facial-conheca-seu-melhor-angulo-e-saia-bem-nas-fotos.html

Não usei a apresentação em todas as turmas do fund II. Achei que ficaria um tanto enfadonho para os mais novos. Mostrei para os 8ºs e 9ºs e rimos bastante com as figuras humanas. Com os 6ºs fiz as dobraduras com recortes e estou pensando em fazermos caleidoscópios com os 7ºs anos que até agora não fizeram nenhum experimento diferente... Apesar de se divertirem um monte!
O importante era apresentar os diferentes tipos de simetria (por rotação, reflexão e translação) e atentar para a simetria nas construções seguintes que envolverão estruturas rígidas (pontes, pontes levadiças e torres), assim como nas que vierem na sequencia.

Dos recortes com os 6ºs anos surgiram figuras lindas que colei nas janelas da sala de aula! Fora que alguns levaram embora o que fizeram...


Na semana que vem faremos o exercício dos recortes com os 7ºs anos. Se entendem bem o conceito de simetria e percebem onde são as dobras que irão formar os eixos de simetria, os recortes ficam lindos. Ainda mais que temos várias folhas quadradas em amarelo, rosa e verde!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Meu primeiro carrinho! - parte 1

Ahá! A história dos aeroplanos rendeu!!!

Enquanto as aulas aconteceram, em uma das turmas de 3º ano fiquei olhando a cena e lembrando dos carrinhos de rolimã da minha infância. Comentando com as crianças, combinamos que iríamos fazer os nossos carrinhos!!! Cada grupo iria trazer uma parte do material e iríamos montar em sala de aula.

Como isso foi na última semana de aula de junho, fizemos uma lista de coisas que precisaríamos e na volta do recesso de julho construiríamos o carrinho.

Acontece que essa professora aqui fica mais ansiosa que os pequenos todos juntos e passei o recesso pensando em como seria viável fazer isso em sala de aula sem que as crianças corressem risco de se machucar.

Não deu outra. Na volta do recesso, no final da semana, fui à casa de meu pai e lá encontrei quase tudo o que precisava. Como durante a semana já tinha procurado e encontrado os rolamentos (o que não foi fácil), minha preocupação se limitava à parte de madeira do carrinho. E quem disse que essa foi fácil??? Até domingo estava com o braço e punho doendo de lixar os eixos e assentos para quatro meros carrinhos... E como fiz???

Primeiro, selecionar madeira que estava encostada...
Depois da madeira selecionada, risquei os tamanhos dos eixos e assentos para cortar...
Madeira riscada, é hora de cortar!
Eixos e assentos cortados. Não me preocupei com as espessuras na hora pois achei que se tivéssemos eixos robustos seria uma boa - vacilo, pois foi complicado encontrar os parafusos que coubessem para o tamanho dos rolamentos e espessura dos eixos + assento. 

Os assentos cortei em forma hexagonal, para deixar espaço para os pés movimentarem os eixos frontais. Então, foi marcar onde os rolamentos iriam encaixar e que tanto da madeira seria lixada...
Eixos lixados e preparados para o encaixe dos rolamentos!!!
Agora é juntar tudo e levar para a escola para a moçadinha montar!

O que é um aeroplano?

Aeroplano é um outro nome para avião. Tentando ser mais específica, foi o nome dado aos primeiros aviões e por isso pode ser associado a um avião monomotor (de um motor) com dois assentos, um para o piloto e outro para o co-piloto ou passageiro. As asas laterais são duplas e normalmente firmadas entre si por meio de hastes.
http://wallstics.com/media/catalog/product/cache/1/thumbnail/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/w/s/ws059-aeroplano-cv.png

Acontece que tem um capítulo no livro "O menino no espelho" do Fernando Sabino que fala sobre um show de aeroplanos e que acho muito legal! A descrição é ótima e quando leio para as crianças sempre ficam viajando. Uso com frequência uso com as crianças para ilustrar e trata das hélices dos aviões. Dai lembrei do filme baseado no livro e que não tinha visto.

Qual não foi minha surpresa ao ver que a primeira cena do filme é exatamente o Fernando, protagonista do livro/filme, construindo um aeroplano de sucata inspirado pelo show de aeroplanos!!! AH! Na hora! Baixei o vídeo e editei para assistirmos os primeiros 10 minutos do filme e... A moçadinha dos 3ºs anos adoraram!!!

Disto fizemos o desenho do projeto de um aeroplano, prevendo a construção do aeroplano com as nossas peças. Depois as crianças tiveram que entrar em acordo com os colegas do grupo para pegarem as boas ideias de todos os desenhos e construírem apenas um aeroplano por grupo!

Muito lindos!!!






quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Stop Motion - 2015

Mas gente! Como assim que passou e não postei nada sobre aqui???

Neste ano as produções em stop motion ficaram ótimas!!! Inclusive tem uma que ficou super top!! Vontade de indicar para algum prêmio!!!

Neste ano fizemos um tanto diferente do ano passado. De modo a dar mais tempo para que os grupos se organizassem e nós professores pudéssemos acompanhar a produção e verificar fotos, auxiliar pequenos problemas de edição entre outras coisas, começamos a tratar de stop motion na segunda aula do ano.

Com isso, a cada mês, a moçada tinha que entregar uma parte da produção para acompanhamento.
Ficha para produção: roteiro, datas de entrega, participantes, tema, materiais a serem utilizados.
Fotos: verificar posição dos objetos, foco, tipo de história, roteiro, participantes da atividade, material utilizado, adequação das fotos ao tema etc.
Edição de vídeo: som ambiente ou música, título, créditos, programas para edição.
Entrega final.

A ficha para orientar a produção do stop motion tinha que ser preenchida pelo grupo em sala depois de duas aulas de várias explicações e muitos vídeos. Essa ficha foi corrigida e entregue em menos de uma semana para que os grupos pudessem começar a trabalhar a partir das datas e divisão de responsabilidades.

Data:_____  Turma: _____
Componentes do grupo: ______

Tema: _____
Gênero: Suspense    Comédia    Policial    Terror    Aventura    Romance    Drama    Musical    Faroeste    Ação    Ficção 
Resumo da história (situação, lugar, personagens, o que tem nas cenas, o que acontece): _____ 
Quem vai fazer o quê? _____
Material a ser utilizado: _____
Onde irão fazer as fotos? _____ Que dia? _____
Quem irá fazer a edição das fotos? _____

Datas para entrega das atividades:
Roteiro/Tema: _____ Fotos: _____ Video: _____ Versão fina: _____

Esse processo todo teve prós e contras e, após auto-avaliação e avaliação com as turmas, foi possível listar alguns pontos positivos e negativos.

Positivos: trabalho em grupo, conhecer melhor os colegas, atividade diferente, material diferente, ver a produção finalizada e lanchar na casa dos outros.
Negativos: demanda muita organização e participação de todos, dá muito trabalho, desentendimentos entre os colegas, ajustar as fotos, para a câmera, encontrar o programa adequado para a edição.

Alguns desses pontos eram esperados, outros não, inclusive para o ano que vem construiremos um suporte para a câmera ou celular antes de começarmos a produção das fotos.

Em especial, os grupos receberam uma ficha com informações valiosas para a edição indicando alguns softwares para edição de imagem e vídeo (acho que alguns grupos perderam).
1. Movie Maker (Microsoft);
2. Muan (Linux);
3. Ipods tem editor gratuito para demonstração (depois tem que pagar);
4. JellyCam (não adiciona som).

Na mesma ficha tinha também uma lista de sites onde poderiam encontrar efeitos sonoros interessantes:
a. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do (tudo livre e gratuito com programas de rádio e várias músicas clássicas, algumas divertidas como A breeze from Alabama);
b. http://www.pdsounds.org/library_abc/a (tudo livre e gratuito);
c. http://openmusicarchive.org/ (tudo livre e gratuito);
d. http://www.get-sounds.com/ (ao que tudo indica todos os arquivos livres e gratuitos);
e. http://www.pond5.com/pt/manualdomundo
f. http://fxhome.com/sound-effects (os da primeira página são gratuitos e regidos pelo Creative Communs);
g. http://www.grsites.com/archive/sounds/ (nesse os sons são gratuitos, mas se forem usados comercialmente precisam de licença);
h. Fora o titio Google que ajuda um monte...

Óbvio que expliquei e avisei que não era para o som ser só gratuito, tinha que ser livre! Não deu muito certo, mas paciência...

De fato, não é muito simples fazer vídeos em stop motion, mas é algo que fica bem bacana! E para compensar o trabalho, tendo em vista que neste ano houve maior acompanhamento do que nos anos anteriores e por isso maior participação, no final fizemos uma apresentação dos vídeos para todos as turmas de 8º e 9º anos no auditório. Foi lindo! Bateram palmas e tudo.

O vídeo mais aplaudido vem logo abaixo... Na sequencia tem mais alguns aplaudidos e na nossa página no YouTube estão todos!!! Vale também checar a página no Facebook!







quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Como temos trabalhado - um super breve resumo!

Inspirada por várias ideias e iniciativas diferenciadas, tenho visto que a disciplina de Educação Tecnológica tem conseguido se estabelecer como uma espécie de laboratório de ciências atrelado à robótica, mas com o intuito não só de experimentar, mas também criar e inovar, sempre aprendendo...

Nas últimas semanas do semestre passado, trabalhar com temas e as possíveis construções associadas a eles estava deixando um incomodo no ar - penso que mesmo as turmas estava começando a dar sinais de enfado (apesar da maioria adorar as aulas).

Desde então, na verdade, desde que nos propomos a manter a disciplina desvinculada de projetos específicos, estamos tentando buscar um eixo (ou vários, ainda não sei bem qual é a melhor opção) para que as aulas sejam mais produtivas e as crianças aprendendo se divertindo.

Com os pequenos de 1º a 3º ano, o foco tem sido o brincar e trabalhar coordenação motora (em especial a fina), trabalho em grupo, respeito ao próximo, autorresponsabilização, e por aí vai. Utilizamos temas específicos e atividades de desenhar, recortar, pintar, colar e dobrar com alguma frequencia.

De 4º e 5º ano, já tratando da robótica por meio do Scratch (que tem sido lindo!), diminuimos o foco na coordenação motora (menos desenhar, recortar, colar, pintar e dobrar), mantendo o trabalho em grupo, respeito ao próximo, autorresponsabilização e acrescentando a capacidade de diálogo, argumentação, projeção (por meio de desenhos ou não). Ainda utilizamos temas, mas buscando também diversificar com experimentos.

De 6º a 9º ano, a coisa muda entre as séries de modo a acompanhar a maturidade da moçada.

Nos 6º anos temos utilizados temas e para cada tema tem pelo menos uma aula de experimentos sobre o tema. Por exemplo, resistência do ar e exploração espacial. No primeiro caso fizemos vários experimentos (vou fazer uma postagem sobre!!), no segundo caso, fizemos várias aulas de construção de foguetes para serem lançados de formas diferentes (veja postagens aqui1, aqui2 e aqui3). Fora isso, ainda focamos no trabalho em grupo, respeito ao próximo, autorresponsabilização e acrescentando a capacidade de diálogo, argumentação, projeção (por meio de desenhos ou não).

Nos 7º anos temos utilizados temas específicos, além de manter o trabalho em grupo, foco na autonomia e criatividade. Estamos tentando propor problemas e o da vez foi a motorização de instrumentos da idade média (tema da Feira Medieval no semestre passado e que foi maravilhosa!).

Nos 8º e 9º anos, fora os temas, temos buscado situações para que os grupos nas turmas busquem soluções. O primeiro teste nos 8º anos foi buscar soluções para trabalhadores braçais de modo a evitar LER, entre outras coisas. O primeiro teste nos 9º anos foi buscar soluções para situações que envolvam estado de calamidade pública.

Temos produzido bem! Creio que estamos no caminho certo!! Ainda mais quando vejo reportagens como a que vem a seguir...

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/a-importancia-do-incentivo-ao-raciocinio-logico-e-ao-gosto-pela-investigacao-cientifica

Enfim, são ideias. Ideias que podem fazer das nossas crianças seres mais criativos e comovidos com o outro. É um trabalho. Árduo, mas gratificante...

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Esportes e robôs - Parte 2

AH! O lançador de discos!!
Para finalizar as atividades relacionadas a esportes nas turmas de 5º ano, a proposta era fazer um lançador de discos seguindo algumas regrinhas

Para isso, utilizamos a maior engrenagem (a amarela) da caixa dos pequenos (9654) e um texto de apoio:

A atividade de hoje consiste em criar um lançador de discos. 
Os discos terão que ser lançados o mais longe possível! 
Para isso, teremos algumas regras simples que não podem ser quebradas. 
a) Não vale usar as mãos para fazer o lançamento do disco. 
b) O único material extra que podemos usar é o elástico. 
c) O disco tem que deslizar no chão, não pode ser lançado. 

A moçada teve várias ideias!

Um dos grupos teve a ideia de colocar um motor suspenso que girasse no sentido horizontal, ao invés de vertical como no chutador (imagem logo abaixo a esquerda) - ideia diferente e bem bacana! Só não funcionou muito bem porque o suporte do motor ficou muito próximo, atrapalhando o movimento.

As ideias relacionadas ao chute, estão associadas ao movimento de alavanca. O mesmo que encontramos nas maçanetas das portas, no câmbio do carro, nas portas, entre outros. Bom saber que reconhecem o movimento!


 

 


Alguns grupos também utilizaram elásticos. Afinal, lembranças dos estilingues de dedos são válidas nessas horas. Mal sabem eles que estão associados às catapultas medievais! :)