sábado, 30 de abril de 2016

Como consertar os motores do WeDo

Uma das maiores dificuldades técnicas de quem trabalha com o WeDo é fazer com que as crianças tomem cuidado ao utilizarem os motores. O trabalho é árduo e no ano passado, 2015, conseguimos minimizar defeito no cabo a seis motores ao longo do ano.

Neste ano, por algum motivo, já tínhamos cinco motores com defeito antes do final de março. E isto gerou uma situação complicada tendo em vista que a garantia de compra dos motores acabou em fevereiro.

Como não imaginava que seria um monstro de sete cabeças consertar um motor desse, arrisquei comprar um motor por minha conta e trocar por um dos estragados só para desmontar e ver como seria por dentro. Com isso também sempre teria um motor para ser utilizado para substituição.

Enfim, depois de três semanas entre pagamento e recebimento, finalmente abri o motorzinho... Escolhi um que estava com as presilhas laterais meio danificadas por aberturas anteriores (com certeza é um dos motores que voltou da manutenção em São Paulo).

Foi bem simples abrir o motor. Depois de tirar o parafuso, puxei para trás e voilá!

Com o motor desmontado, sabia o que iria precisar: alicate, chave philips, pinça (ou algo para segurar), ferro de solda de ponta bem fina para não ficar o serviço lindo que estava nesse aí, solda e deu!

Animada que estava, faltava contar a novidade para quem eu sabia que animaria comigo e de quebra poderia me ajudar. Prof. Daniel Peters de Física do ensino médio!!

Claro que não ia confiar na minha inexperiência e apelei para o titio Google. Depois de uma rápida busca acabei encontrando um vídeo no YouTube do Vadim Smilansky que tem um passo a passo que ajudou muitíssimo! Inclusive com um suporte para ajudar a desmontar os motores! Lindo! Agora, mãos à obra!!

Dois dias depois, eu e o prof. Daniel começamos a manhã tentando abrir os motores (que foi uma luta à parte e durou parte da manhã). Como eu tinha aula, enquanto ele ficou na labuta dos motores refazendo os encaixes e soldas, aproveitei para mostrar para todas as turmas de 5º ano com as quais teria aula naquele dia os motores por dentro e como estavam sendo consertados! Muito show! Fiquei apaixonada pela curiosidade das crianças! Tudo bem que mexeram um monte, mas com uma mesa cheia de coisinhas legais à disposição quem não mexeria, né??? De quebra mostrei o trabalho que dá e espero que as crianças sejam ainda mais cuidadosas! <3


Enfim... Desse ensaio de acertos e erros, descobrimos o seguinte:

1) O que tende a quebrar nos motores é o fio que fica tensionado na parte traseira do motor. O encaixe é muito fino e por isso o uso constante arrebenta os fios dentro do cabo (e eu achava que soltavam dentro do motor, é mole?!).

2) O mais difícil não é conserto em si, mas abrir o motor, por incrível que pareça!

3) Para arrumar os motores tem que tirar a solda, soltar o suporte plástico, puxar o fio, cortar a parte danificada, cortar as laterais pois dos quatro fios apenas dois se conectam ao motor e soldar novamente. Quando conseguia tempo, ajudava o prof. Daniel a abrir, testar e colocar tudo no lugar de novo; mas o restante ele fez tudo, obviamente em vários momentos que sob os olhares atentos das crianças!

4) Vale medir o tamanho do fio que irá dentro do motor. De acordo com o prof. Daniel essa medida não é tão simples porque um milímetro faz diferença na hora de encaixar tudo de volta no motor.

5) Dos cinco motores, conseguimos consertar quatro. Chegamos à conclusão, após alguns testes, que um deles está danificado no encaixe que vai no Hub, o que vai ser uma história para abrir porque uma rápida tentativa foi frustrante!

6) Não é fácil quebrar a presilha de fechamento do motor, precisa de força. Acho que o desespero em querer abrir falou alto demais... :/ Então, tome cuidado!

É isso... A partir de agora, acho que podemos consertar nossos próprios motores ao invés de esperarmos vários dias ou semanas para enviarmos para manutenção. Mas espero, de verdade, que isso demore a acontecer, porque ficamos uma manhã inteira por conta disso....

sábado, 5 de março de 2016

Mobilidade de robô baseada em aves!

Para não dizer que fiquei a toa nas férias, comprei dois livros bem legais sobre robótica no final do ano passado. O "Introdução à robótica" da Maja J. Mataric e o "Robótica Móvel", organizado pela Roseli Aparecida F. Romero, Edson Prestes, Fernando Osório e Denis Wolf.

O primeiro é um estudo delicioso. Ainda estou na metade, mas me deleitando com as ideias - reforçando umas, tendo outras. Tem sido um prazer!

O segundo, folheei, li umas páginas, mas vou fazer o mesmo que estou fazendo com o primeiro - deleitar-me. Aliás, este livro ganho o Prêmio Jabuti na área em 2015, ou seja, vale cada centavo para saber o que tem de pesquisa de ponta na área.

Enfim, porque isso dos livros? Porque ambos abordam mobilidade na robótica tratando das dificuldades encontradas ao longo dos anos e como algumas delas foram resolvidas ou não. Como no 6º ano muitas das nossas atividades são movidas a rodas, começamos o ano no 7º ano com mobilidade baseada em biomimetismo! :) E aí vamos nós!!!

Semana passada estudamos um pouco sobre o movimentos de aves e como as alavancas ajudam a entender esses movimentos nos robôs. Minha surpresa foi ver o que já saiu em um dos grupos logo na primeira aula! Olha isso aqui!!! :)

Tudo bem que lembra pernas de grilo, mas a ideia do pé ficou muuuito show!!! Pé de ave! kkkk

Olha só o vídeo desse negócio aí! :)



Só para deixar tudo explícito, teremos quantas aulas forem necessárias para que os grupos possam experimentar mobilidade com duas pernas, asas ou bicos. Que ideias teremos, não sei. É para experimentar! Provavelmente duas ou três aulas. Será que dá certo??? :)

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Stop motion 2016!

Todo ano, desde que começamos com a disciplina trabalhamos Stop Motion com as turmas de 8º ano. É sempre uma surpresa e uma diversão fazer os vídeos e vê-los prontos. Adoro ver a empolgação, a frustração, o dar certo! Muito bacana!

Depois de alguns anos, com o projeto já consolidado como uma atividade de 8º ano (pela qual eles esperam!!), neste ano aproveitamos para melhorar algumas coisas.

No ano passado, o pessoal comentou que o projeto era muito extenso e que dava trabalho fazer a edição em casa. Neste ano, o projeto termina mais cedo com a edição do vídeo em sala de aula - separei duas aulas, vamos ver o que vai acontecer... depois conto aqui.

Também no ano passado, houve uma série de dificuldades relativas ao movimento de câmera que via de regra tremia muito, saindo do foco e da cena - alguns grupos chegaram a refazer as fotos, pense aí no trabalho. Neste ano, como tarefa do primeiro período (para constar e sem erro!), cada grupo teve que pensar em um suporte para câmera ou celular - até fiz dois para eles ficarem mais animados! Os meus são esses dois primeiros aqui do lado!

Além dessas questões, tivemos "problemas" com direitos autorais de uma música que um dos grupos usou no vídeo. O vídeo ficou suuuuuper legal, mas com esse disclaim, o vídeo ficou no YouTube sem som... O que perdeu parte da emoção. Afinal, trilha sonora é quaaaase tudo! :)

Para resolver isso, já separei vários links e alguns sons gratuitos e livres para disponibilizar para a galerinha. Vamos ver se funciona e se eles topa usar...

Nas duas últimas semanas recolhi e li roteiros das turmas. As ideias são bacanas, não há muitas histórias baseadas em contexto de terror e coisas do tipo, nem matança, o que me animou. As propostas são de roteiros mais simples, envolvendo pequenas cenas e por isso totalmente viáveis. Gostei das ideias! Vamos ver como vão ficar.

Com bastante trabalho ainda pela frente, aí vão as fotos dos vários suportes que os grupos apresentaram nestas semanas.

Tem cada um mais legal do que o outro. Material com rolha, parafusos e arruelas, garrafas diversas, argila expandida ou arroz para segurar a garrafa... Um inclusive tem nome - a rolha - Alberta!



 

Nesse aqui embaixo, como o celular pode assumir várias posições, o grupo vai conseguir tirar fotos em posições diversas!


Já a garrafa de vidro virou um suporte super estável por causa do peso. Muito boa ideia!

Nesse aqui embaixo, a rolha foi fixada num suporte baixo, o que vai ajudar bastante na hora das fotos mais próximas!


O papel celofane com água dentro deu um colorido super bacana! E a rolha tem dois cortes diferentes. Se não me engano, esse grupo experimentou para tirar as fotos vistas por cima.


Esse grupo apresentou dois suportes! Eita animação!



Olha aí a Alberta!!!! Ela tem carinha! :D






Esse aqui embaixo entregou na semana anterior, tamanha a pilha do grupo! Sugeri que colocassem uma rolha pra dar mais estabilidade ao celular. :)



Veja aí a animação para usar o Lego! :)

Aqui usaram um material aquecido para ajudar a cortar, mas o furo de um lado ficou muito grande... Pense aí no experimento da pessoa que ficou sem paciência de cortar com tesoura...
Outro grupo super animado. Tudo aqui se resolve para deixar a estrutura estável! :) 
Com arroz!

 

Show demais essa moçada! Haja criatividade!!! <3

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Sólidos geométricos e LEGO

Para quem não sabe, o nome das pecinhas mais comuns do Lego é bloco. Isso mesmo. Não a toa chamam de blocos de montar.

Então, imagina que associação podemos fazer com a matemática? Isso mesmo! Se você pensou em sólidos geométrico foi na mosca!

Como a moçadinha do 5º ano está trabalhando com sólidos geométricos, usamos a deixa para experimentarmos um pouco a criatividade e quebrarmos a cabeça, afinal a ideia é quebrar a cabeça... 

Os sólidos geométricos têm formatos diversos - cubos, esferas, cilindros, prismas, pirâmides e por aí vai. Mas para usarmos o Lego como material para construirmos sólidos geométricos, teríamos que pensar em blocos como paralelepípedos, prismas retangulares e cubos - ou seja, hexaedros.

Como o formato do bloco Lego já é um paralelepípedo ou um prisma retangular, a brincadeira era bolar um paralelepípedo usando todas as peças! AH! Diversão garantida!

Maaas como nem tudo é mingau por aqui, o desafio proposto para quem conseguisse montar logo o paralelepípedo seriam montar um cubo!

Opa! Por partes! Um paralelepípedo é um sólido geométrico com seis faces retangulares (e por isso também pode ser considerado um prisma retangular). Um cubo também é um sólido com seis faces, mas desta vez, todas são quadrados, o que nos diz que todas as arestas do sólido têm que ter exatamente o mesmo tamanho... Se você acha que é fácil conseguir fazer isso, pegue uma régua e tire sua dúvida. Experimente e meça!

Aqui vão as fotos que lembrei de tirar no 5C!

Em processo de construção.... :)


Esse já prontinho!



Outro prontinho!




 E os cubos!!!!

Deram um trabalho pra fazer... :)




Mão de papelão com Lego!!

AH! Adoro quando alguém se anima com as ideias propostas!! Desta vez foi uma aluna do 8º ano E!

Num outro dia postei que iriamos fazer uma mão de papelão para experimentarmos robotizá-la - ou como Lego ou com pequenos motores. Nem todos animaram. E, aliás, tive boas surpresas com algumas crianças que normalmente não se envolvem com as atividades. Enfim, como a atividade foi proposta pela turma E e só o pessoal desta turma animou, tivemos a produção de quatro mãos - o que não é muito bom tendo em vista que a turma poderia ter produzido 11 mãos (uma para grupo).

Acontece que uma das alunas animou e fez em casa uma mão com papelão duro e bem direitinho como estava no vídeo do Manual do mundo! E ficou ótimo!!!! :D

Trouxe para me mostrar e para podermos experimentar a motorização com o Lego, já que essa era a proposta de continuidade para quando a mão estivesse pronta. E ficou muito legal!

Parabéns Júlia de Assunção Pires pelo esforço e dedicação!! :D

2016 chegou com tudo!

Bem vindo 2016! :)

Mesmo que digam que tudo só começa depois do carnaval e esta postagem seja depois do carnaval, já estamos a mil por hora!!!

Neste ano fiquei sem colegas de fundamental II, com muita tristeza e coração partido, e por isso vou tentar postar com mais frequencia tendo em vista maior quantidade de material das turmas.

O pessoal do 9º ano começou esquentando com o tema Ética e Tecnologia e tendo como referência o vídeo Story of Stuff!

Jázinho posto o que fizemos em relação ao projeto de Stop Motion no 8º ano deste ano!

7º ano me deixou animada com as primeiras aulas de mobilidade biomimetizando aves! Estão com a pilha total!

Inclusive ouvi que sexto ano só brinca de jogar aviãozinho de papel... tsc tsc tsc... Mal sabem o que estamos fazendo! :)

Também tem material da moçadinha do 5º ano que veio animada para programar e fazer construções de sólidos geométricos - paralelepípedos e cubos!

E para o 4º ano estamos esquentando as turbinas na programação... ;)

Como neste ano, todas as turmas de fund II são minhas, infelizmente não fiquei com os fofos de 1º a 3º ano... Mas valem os "Oi tia Ju!" no corredor!

Estamos com 12 computadores em sala e a promessa é de muito software e programação nova.
Vamos usar o Enchanting e o programa da LEGO para fazer o EV3 funcionar. Para isso, tarefa de casa foi experimentar o Scratch e o Code.org. Quem acessou e experimentou, gostou! Valem mais umas dicas e sugestões de acesso para garantir pelo menos que tenham familiaridade com o Enchanting, porque o software do LEGO é conhecido pelas turmas de 8º e 9º ano.

É isso aí! Pilha total!!! Que venha 2016!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Protótipo de mão robótica com papelão

Como último dos temas a tratarmos neste ano com os 8ºs anos foi corpo humano, combinamos de testar a construção de mãos, braços com mãos e movimento de pernas.

Acontece que logo no dia da primeira construção, um dos alunos levantou a mão e lembrou da mão de papelão que o Iberê fez no Manual no mundo. Para quem não sabe do que estou falando, está perdendo um dos canais mais legais que tem no YouTube! Óbvio que quando o menino sugeriu que fizéssemos, botei a maior pilha para fazemos também! :)

Combinamos que eu levaria os moldes de papelão da mão, usaríamos os canudos que têm na escola de outras atividades, mas a moçada deveria levar tesoura ou estilete, cola quente ou super cola e elástico. Levei o combinado, mas como acontece na maioria das vezes, apesar das várias orientações, apenas seis crianças levaram alguma parte do material para fazermos a mão em sala (de duas turmas somando quase 80 crianças!). Resultado? Quem levou o papelão usou meus moldes e, para cutucá-los, passei o vídeo para as turmas assistirem.

Como não dou ponto sem nó aqui, os moldes estão guardados, comprei 9m de elástico, separei cola e fita adesiva para a aula seguinte.

Como estímulo é estímulo, fiz a minha mão também! :) Coloquei ao longo do post algumas das fotos.

Depois posto fotos da aula... se eles tiverem animado e levarem parte do material...

AH! Para quem quiser fazer a mão em outro estilo ou mesmo um upgrade para material eletrônico, aí vão alguns links...

- Mão de canudos e rolo de papelão.
https://www.youtube.com/watch?v=smPFniD8fMY

- Mão usando motorzinhos, bateria de 9 volts.
https://www.youtube.com/watch?v=dV9-bWfXbVs