segunda-feira, 4 de março de 2013

Música na caixa!

Até hoje não conheci ninguém que não gostasse de música. Acho que é tão natural desde cedo ouvirmos alguém cantarolando nos nossos ouvidos, seja para dormirmos seja para nos divertimos, que aprendemos rapidinho a gostar de música - talvez faça até parte dos nossos processos de socialização.

O 5º ano está trabalhando com esse tema nas aulas e para não construirmos apenas instrumentos musicais, hoje fizemos uma bailarina! :)

Fofa demais, tem um movimento de braços bem solto, o que nos ajuda a estudar um pouco o funcionamento das alavancas.

Com a bailarina montada, o desafio foi experimentar trocar os braços por outros maiores e/ ou menores e ver como a bailarina se comportaria. Teve grupo que chegou a experimentar dois tamanhos de braços diferentes  :)

Resultado: Quanto maior o braço, mais alto ou mais aberto fica. E se os braços são de tamanhos diferente, há um problema em relação ao "equilíbrio" (palavra do Tarik!). Neste caso, a bailarina não consegue manter o movimento centralizado no eixo e acaba caída para um dos lados, o que deixa seu movimento até engraçado... A turminha que experimentou que o diga...rs...

E por que o braço maior fica mais aberto/ alto? Isso conseguimos explicar com um pouquinho de física: o peso da peça ajuda a lançá-la cada vez mais longe. É a força centrípeta em ação. E como o movimento do suco dentro do liquidificador na força máxima... A tendência é tudo ir para fora... :)

Para a semana que vem tem mais instrumentos... E já estou ansiosa para ver o que vão achar do solophone...




Nenhum comentário:

Postar um comentário