segunda-feira, 18 de março de 2013

Sistema solar

O tema em questão é sempre muito bom para suscitar questões tecnológicas - pode ser em relação à corrida espacial, lançamento de foguetes, uso de satélites, GPS, plataformas espaciais, exploração de outros planetas, robôs e por aí vai...

No caso dos 4ºs anos, buscamos entender um pouco do universo olhando para fora da terra com a luneta e estudando o movimento dos astros com o sistema terra e lua.

No primeiro caso, a luneta, a construção é um tanto longa e demorada por causa da quantidade de passos e detalhes. Além disso, foi a primeira que as turmas fizeram usando o manual de montagem (as peças do 4º ano são bem menores do que as do 3º ano, de tamanho lego duplo).

O bacana é que vários grupos conseguiram terminar, mesmo com o trabalhão que deu, e o resultado ficou bem legal!


Em especial, essa construção trouxe, pela primeira vez, a rosca sem fim - o que é bem interessante para mostrar que, em funcionamento com uma engrenagem e movimentada por uma manivela, o movimento tem sua velocidade reduzida... 

Aliás, convenhamos, não tem como uma luneta se movimentar rápido demais, não é? O movimento da luneta tem que ser o mais preciso possível pois o céu é muito grande e olhamos apenas um pedacinho de cada vez...




Na aula seguinte, usamos o mesmo tema para a construção do sistema terra e lua e aproveitamos para explorar os movimentos de rotação e translação utilizando bolinhas feitas de massinha.

E quer saber de um fato engraçado? Em um dos grupos, o rapazinho que foi pegar as massinhas da caixa que tinha sobrado arregalou os olhos na hora em que viu as cores restantes: amarelo, laranja e rosa... Pensem na expressão? Quase tive um treco de rir: "Professora, você acha mesmo que a terra e a lua são dessa cor?" !!!

Enfim, com a construção pronta, funcionando com engrenagem e polia, pudemos perceber que o movimento de rotação da lua não aparece (nessas horas, o tempo limitado é um empecilho para podermos realmente modificar a estrutura e conseguirmos fazer o movimento que faltava...), mas nem por isso a moçadinha deixou de curtir a primeira vez que fizeram o motor funcionar!!

Dessa vez desmontaram felizes... :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário