terça-feira, 19 de março de 2013

Sistema digestório

Ui! Aula corrida nos 8º anos! Conseguimos fazer duas construções em apenas uma aula!!! Isso significa que na semana que vem teremos um tempo maior de conversa sobre as estruturas e seu funcionamento. Nem por isso, deixamos de conversar sobre outras coisas, como por exemplo, que o estômago é muito sensível aos alimentos, que a produção excessiva de ácidos estomacais é prejudicial à saúde e por aí vai...

Ah! O que construímos? Um esôfago e um robô comilão!!

O funcionamento do esôfago é bem bacana... A ideia é imitar os movimentos peristálticos e com isso empurrar uma das bolinhas da maleta através da estrutura. A particularidade dessa construção é modificar a posição das partes móveis para que a bolinha seja movimentada e não espremida, ou seja, que as alavancas funcionem sequencialmente e em alguns pequenos momentos ainda sejam simultâneas... O que não é simples.




E parando para pensar, a única coisa simples no esôfago é a programação: um ícone de motor, com três motores funcionando simultaneamente, com força baixa e todos na mesma direção.  E não é que alguns grupos colocaram sensor de toque para iniciar e/ou terminar o movimento? Lindos, não??? :)

Já o robô comilão tem uma estrutura que poderemos usar em outras construções... Então, atenção redobrada em como os motores são conectados às vigas e depois ao NXT!


De construção simples, o inverso acontece com a programação... Foi preciso, nesse caso, entender como utilizar a condição de luz! Esse ícone, que usamos talvez uma ou duas vezes no ano passado, abre duas linhas de programação diferentes para uma dada condição. Por exemplo, se luminosidade for maior do que 50% o robô faz uma programação, caso contrário há uma outra programação a ser feita. Isso significa que o robô sempre vai ter dois caminhos a seguir a depender da luz que ele percebe... AH! E sem esquecer de colocar tudo dentro do loop, senão nada disso acontece várias vezes!

Enfim, fiquei impressionada com a agilidade de alguns grupos e com a disposição em outros para fazer tudo funcionar - tudo de bom!!! Pena que tem uns preguiçosos de plantão - ou desinteressados mesmo... Ah se todos tivessem o mesmo animo que eu para fazer essas aulas! Seria uma guerra diária para guardar o material!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário