sexta-feira, 15 de março de 2013

Acampamento...

A história do acampamento rendeu para os 3ºs anos...

Na semana passada, montaram a estrutura de uma barraca e tiveram que cobri-la com pedaço de tecido. Pensem nos pequenos falando sobre a barraca, como iriam dormir, quantos cabia, se o vento ia levar o tecido...rs...


Chegaram até a montar uma fogueira cercada por bancos para curtirem a noite ou o dia...

Aliás, alguém cogitou brincar de fazer comida - a hora do almoço estava chegando e os estômagos já estavam a mil - mas acho que seria muita apelação para os mais esfomeados.

Bom, nesta semana foi outra graça! Com a nossa sala de aula em reforma (estamos recebendo armários), fui para a sala das turmas.

Com a barraca construída e a fogueira a ser acesa, pescaria aí fomos nós!


Pena que não tirei fotos... Foi muitíssimo divertido! As crianças tinham que "pescar" uns peixinhos usando os pneus amarrados com barbante em uma estrutura que seria a vara de pescar.

Ao final da aula, víamos quem tinha "pescado" mais peixes... Importante é que não há perdedores aqui! Se todos se divertiram, todos ganharam; se todos aprenderam, todos ganharam!

É isso aí moçadinha!!!

Hora do Planeta é um movimento de valorização ao planeta e de atenção ao aquecimento global, promovido pela WWF, no qual as pessoas (o que vale também para as empresas) no mundo todo ficam com as luzes apagadas durante sessenta minutos.

Em 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.

Neste ano ocorrerá no Sábado, dia 23 de março, das 20h30 às 21h30.

Apague as luzes e participe da Hora do Planeta 2013!!
http://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/

quarta-feira, 6 de março de 2013

O que é o FLL???

FLL significa FIRST LEGO League. Acontece que a maioria das pessoas não sabem que First, não tem o significado de primeiro - como deveria ser. First é outra sigla e significa For Inspiration and Recognition of Science and Technology (para inspiração e reconhecimento da ciência e da tecnologia).

Resumindo, FLL significa Equipe Lego para inspiração e reconhecimento da ciência e da tecnologia. Legal, né?

Enfim, o site do FLL? http://firstlegoleague.org/ Tem a versão em português, é só pedir para o Google ajudar.

A temporada 2012/ 2013 teve como tema Senior Solutions!! Para a temporada 2013/ 2014, que começa dia 27 de agosto, o desafio é o Nature's Fury. Então, vamos ficar ligados!!

Animando com alguns vídeos da última temporada... Olha só como o time fez para o robô sair sempre da posição correta! Dei muita risada! Ficou engraçado de grande e colorido, mas totalmente efetivo!


Só achei que neste vídeo o robô ficou muito grande!!! Porém, de acordo com as regras, o robô pode ter até 40 cm de altura...


Torneio Nacional de Robótica

EBA! Neste final de semana temos o que fazer!!! Torneio Nacional de Robótica no Sesi em Taguatinga!


O Serviço Social da Indústria (SESI) juntamente com a LEGO, a FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology) e o IAF (Instituto Aprender Fazendo), realizam a

Etapa Nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL),
nos dias 9 e 10 de março 
das 9h as 17h, 
na Unidade SESI Taguatinga

Após oito seletivas regionais, organizadas pelo IAF, da temporada 2012/2013 com o tema “Senior Solutions”, 60 equipes de 11 estados do Brasil se classificaram para esta etapa nacional.

O torneio reunirá em torno de 1500 pessoas por dia, com 600 competidores, de 9 a 14 anos, que irão apresentar projetos que abarcam soluções de problemas de acesso, locomoção e outros fatores que atingem a terceira idade como, por exemplo, um relógio com GPS para pessoas com Mal de Alzheimer e um colete com sensor de objetos para deficientes visuais.

Torneio
Durante o torneio, os times competem três vezes na arena oficial. Cada partida tem duração de 2,5 minutos.  Ao longo do evento serão avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Projeto do Robô (design do robô, programação e estratégia e inovação) e Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism™).

Há ainda a premiação máxima, o Champion's Award, que é dada à equipe que melhor traduz a experiência da FLL, incorporando os valores do evento e demonstrando excelência e inovação tanto no Desafio do Robô, quanto na realização do projeto de pesquisa.

Os três times melhor classificados garantem vaga em torneios internacionais nos Estados Unidos e na Europa.

Vale destacar que as competições em robótica contribuem para despertar nos alunos o interesse pelo estudo das ciências, dentro do próprio ambiente escolar, fortalecendo a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico e inspirando a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.

A entrada é franca!!

Mais informações
http://www.sesisp.org.br/robotica/default.asp



segunda-feira, 4 de março de 2013

Música na caixa!

Até hoje não conheci ninguém que não gostasse de música. Acho que é tão natural desde cedo ouvirmos alguém cantarolando nos nossos ouvidos, seja para dormirmos seja para nos divertimos, que aprendemos rapidinho a gostar de música - talvez faça até parte dos nossos processos de socialização.

O 5º ano está trabalhando com esse tema nas aulas e para não construirmos apenas instrumentos musicais, hoje fizemos uma bailarina! :)

Fofa demais, tem um movimento de braços bem solto, o que nos ajuda a estudar um pouco o funcionamento das alavancas.

Com a bailarina montada, o desafio foi experimentar trocar os braços por outros maiores e/ ou menores e ver como a bailarina se comportaria. Teve grupo que chegou a experimentar dois tamanhos de braços diferentes  :)

Resultado: Quanto maior o braço, mais alto ou mais aberto fica. E se os braços são de tamanhos diferente, há um problema em relação ao "equilíbrio" (palavra do Tarik!). Neste caso, a bailarina não consegue manter o movimento centralizado no eixo e acaba caída para um dos lados, o que deixa seu movimento até engraçado... A turminha que experimentou que o diga...rs...

E por que o braço maior fica mais aberto/ alto? Isso conseguimos explicar com um pouquinho de física: o peso da peça ajuda a lançá-la cada vez mais longe. É a força centrípeta em ação. E como o movimento do suco dentro do liquidificador na força máxima... A tendência é tudo ir para fora... :)

Para a semana que vem tem mais instrumentos... E já estou ansiosa para ver o que vão achar do solophone...




Acampar aí vamos nós!!!

Imagine que você e seus colegas foram acampar com um grupo de escoteiros. Quando a noite chega e todos estão em volta da fogueira, escutam um barulho estranho do outro lado do rio. Como a curiosidade é grande, todos concordaram em, no dia seguinte, construir algo para atravessarem o rio e descobrirem a origem do barulho!

Eita que essa estória dá pano pra manga...

As turmas de 3º ano foram super criativas... Saiu de tudo na hora de pensar em construírem algo para atravessarem o rio... O único problema seria encontrar o material!

O que mais apareceu foram os barcos...



Mas também houve grupo que construiu jangada...


E teve grupo que construiu um teleférico... Só não sei onde iam arrumar tanto material...rs..


AH! E como não podia faltar, teve um grupo que construiu o que fez o barulho do outro lado do rio. De acordo com o Antônio, autor da ideia, era um minotauro! Haja criatividade, não? :)

domingo, 3 de março de 2013

Carro a hélice

Tem semanas que passam rápido demais... Nesta, por exemplo, recebemos material novinho para usar nas aulas, o que significou conferir e organizar um monte de pecinhas e outras coisinhas... Ou seja, nada de postar algo por aqui...

O tudo de bom foi contar com os habilidosos alunos e alunas dos 9º anos! Eita turmas boas!! Boas mesmo! :-)

Continuando com o tema atrito, a montagem da vez foi o carro a hélice. Como o material proposto para fazer o carro se movimentar é de papel, pegamos emprestado das maletas dos pequenos alguns painéis de plástico, hélices de plástico mais especificamente, para usarmos nas nossas montagens. O resultado foi engraçado...

De início a possibilidade usar as hélices de papel deve ter sido cogitada pelos grupo (está indicado no manual), porém, nem consegui pensar em vê-los usando-as, seria muitíssimo frustrante! Então, após o término da construção, os grupos foram desafiados a alterar a montagem de modo a fixar as hélices de plástico. Como as hélices eram de dois tamanhos diferentes e não tinha uma de cada tamanho para cada grupo, o pessoal foi se virando para fazer as alterações na montagem e testar.





Alguns grupos conseguiram se organizar o suficiente para fazer vários testes, outros mal terminaram a construção... Triste, mas é assim mesmo, se o grupo não foca e não se ajuda, não conseguem terminar a atividade e ficam olhando os outros se divertindo. É um aprendizado...

Enfim, o pessoal que testou começou com a hélice pequena - dava menos trabalho para alterar a montagem. Com a tal hélice instalada, o carro faz que vai se movimentar e para. Se tiver um cabo no chão, uma roda um pouco mais presa, o carro nem sai do lugar...

Teste 2: Com a hélice grande, como são encaixadas mais peças para que a hélice não encoste no chão, o carro fica mais pesado e por isso só empurrado para ele sair do lugar. Ou seja, nada feito...

Acontece que testar é também persistir e usar a criatividade para fazer o carro funcionar. E teve um grupo de meninas que arrasou!!!! Não sei como conseguiram emprestada outra hélice pequena e tcharam! O carro  com duas hélice andou!!! Muuuuuuuuuuuitíssimo devagar, mas andou!!

Obvio que a turma toda deu risada de ver o carro andando super devagar! Mas finalmente alguém conseguiu!

Pensem no tanto que fiquei orgulhosa em ver dando certo? Tudo de bom!