O 5º ano está trabalhando com esse tema nas aulas e para não construirmos apenas instrumentos musicais, hoje fizemos uma bailarina! :)
Fofa demais, tem um movimento de braços bem solto, o que nos ajuda a estudar um pouco o funcionamento das alavancas.
Com a bailarina montada, o desafio foi experimentar trocar os braços por outros maiores e/ ou menores e ver como a bailarina se comportaria. Teve grupo que chegou a experimentar dois tamanhos de braços diferentes :)
Resultado: Quanto maior o braço, mais alto ou mais aberto fica. E se os braços são de tamanhos diferente, há um problema em relação ao "equilíbrio" (palavra do Tarik!). Neste caso, a bailarina não consegue manter o movimento centralizado no eixo e acaba caída para um dos lados, o que deixa seu movimento até engraçado... A turminha que experimentou que o diga...rs...
E por que o braço maior fica mais aberto/ alto? Isso conseguimos explicar com um pouquinho de física: o peso da peça ajuda a lançá-la cada vez mais longe. É a força centrípeta em ação. E como o movimento do suco dentro do liquidificador na força máxima... A tendência é tudo ir para fora... :)
Para a semana que vem tem mais instrumentos... E já estou ansiosa para ver o que vão achar do solophone...
Nenhum comentário:
Postar um comentário