O tudo de bom foi contar com os habilidosos alunos e alunas dos 9º anos! Eita turmas boas!! Boas mesmo! :-)
Continuando com o tema atrito, a montagem da vez foi o carro a hélice. Como o material proposto para fazer o carro se movimentar é de papel, pegamos emprestado das maletas dos pequenos alguns painéis de plástico, hélices de plástico mais especificamente, para usarmos nas nossas montagens. O resultado foi engraçado...
De início a possibilidade usar as hélices de papel deve ter sido cogitada pelos grupo (está indicado no manual), porém, nem consegui pensar em vê-los usando-as, seria muitíssimo frustrante! Então, após o término da construção, os grupos foram desafiados a alterar a montagem de modo a fixar as hélices de plástico. Como as hélices eram de dois tamanhos diferentes e não tinha uma de cada tamanho para cada grupo, o pessoal foi se virando para fazer as alterações na montagem e testar.
Alguns grupos conseguiram se organizar o suficiente para fazer vários testes, outros mal terminaram a construção... Triste, mas é assim mesmo, se o grupo não foca e não se ajuda, não conseguem terminar a atividade e ficam olhando os outros se divertindo. É um aprendizado...
Enfim, o pessoal que testou começou com a hélice pequena - dava menos trabalho para alterar a montagem. Com a tal hélice instalada, o carro faz que vai se movimentar e para. Se tiver um cabo no chão, uma roda um pouco mais presa, o carro nem sai do lugar...
Teste 2: Com a hélice grande, como são encaixadas mais peças para que a hélice não encoste no chão, o carro fica mais pesado e por isso só empurrado para ele sair do lugar. Ou seja, nada feito...
Acontece que testar é também persistir e usar a criatividade para fazer o carro funcionar. E teve um grupo de meninas que arrasou!!!! Não sei como conseguiram emprestada outra hélice pequena e tcharam! O carro com duas hélice andou!!! Muuuuuuuuuuuitíssimo devagar, mas andou!!
Obvio que a turma toda deu risada de ver o carro andando super devagar! Mas finalmente alguém conseguiu!
Pensem no tanto que fiquei orgulhosa em ver dando certo? Tudo de bom!
Como se faz a programação do robô?
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirA programação tem que usar dois motores em sentidos opostos. Para isso tem que usar programação paralela.
No programa do NXT tem a possibilidade de usar até três programações paralelas. Isso é indicado pelas "vigas brancas" para cima e para baixo que saem do mesmo lugar onde vc faz a programação.
Veja se consegue, caso contrário vejo um post aqui sobre!
Boa sorte!!
Juliana
Olá!
ResponderExcluirA programação tem que usar dois motores em sentidos opostos. Para isso tem que usar programação paralela.
No programa do NXT tem a possibilidade de usar até três programações paralelas. Isso é indicado pelas "vigas brancas" para cima e para baixo que saem do mesmo lugar onde vc faz a programação.
Veja se consegue, caso contrário vejo um post aqui sobre!
Boa sorte!!
Juliana