quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vamos reciclar?

É fato que produzimos uma quantidade enorme de lixo! De plásticos a sobras de comida, de pequenas pilhas até baterias de carro. Assim, vale pensar em pequenas ações que podem ajudar a reduzir o lixo produzido e enviá-lo para reciclagem.

E o que vai para reciclagem?
  • Plástico,
  • Metal,
  • Vidro,
  • Óleo de cozinha,
  • Papel,
  • Embalagem de Tetra Pak.
Há um site bem bacana com mais detalhes sobre o que pode e o que não pode ser reciclado!
http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=243

Quanto às pequenas ações, podemos começar fazendo alguma coisa em casa. Só não se esqueçam que é importante manter o mínimo de higiene para que insetos indesejados não invadam sua casa.

Por exemplo, é possível enxaguar o vidro, o metal, o plástico e a embalagem Tetra Pak (exceto caixas de suco e leite que ficam fechadas) e, neste caso, a dica é fazer esse enxágue enquanto a louça é lavada. Depois de enxaguados, coloque os materiais para secar. Quando estiverem secos, dobre-os de maneira a ficarem achatados (para facilitar o armazenamento) e depois separe em sacolas para, então, levar a um ponto de coleta. Há vários espalhados pela cidade!

Já o óleo de cozinha, o papel e a Tetra Pak que fica fechada têm um processo de armazenamento em casa diferente. O óleo é armazenado aos poucos, em potes de vidro que devem ser guardados bem fechados num canto do armário até ficarem cheios e serem levados para reciclagem - normalmente esse material é utilizado para fazer sabão. O papel não pode ser molhado e não pode ter gordura, então, basta guardá-lo numa sacola - esqueça os papéis utilizado para higiene, esse já eram! A Tetra Pak, normalmente de leite e sucos, podem ser dobradas e mantidas fechadas. Vale um enxágue na parte externa.

Neste link há pontos de coleta de Tetra Pak http://www.rotadareciclagem.com.br/ e algumas unidades do supermercado Pão de Açúcar tem pontos de coleta para alguns desses materiais (plástico, metal, vidro, óleo de cozinha e papel).

E o que não tem coleta para reciclagem?!
  • Isopor das bandejas de queijo, carne e algumas verduras não tem descarte saudável. Saída? Evitar o uso... 
  • Restos de alimentos, a exceção dos que são preparados e grandes caroços de frutas, podem ser utilizados para fazer adubo! Para isto vale tentar fazer uma composteira em casa utilizando minhocas!
Mais alguns links....
http://www.coletasolidaria.gov.br/menu/noticias/portal-mostra-postos-de-coleta-de-lixo-reciclavel-em-todo-o-pais/
http://www.lixo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário