sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sensores, motor, "Try Me"... O que é isso?

Essa semana foi bem agitada para o pessoal do 6º ao 9º ano... Por que? Regras de organização a serem seguidas, sorteio dos grupos, funções, nomes de peças, sensores, motor, Try Metouchlightsoundultrasonicrun, backward, foward, turn on/off, Buggy, bloco NXT (ou bloco ou NXT)... Ufa! Enfim, muitas novidades!

A ideia era basicamente conhecer os nomes de algumas peças e explorar algumas das funções do bloco NXT, especificamente as:
  • Try Me, na qual todos os sensores podem ser testados, e 
  • NXT Program, no qual é possível fazer uma programação simples no próprio bloco NXT. 
Para tal, exploramos o funcionamento de todos os sensores usando a função Try Me e montamos o Buggy, usando um data show (um tanto estranho para reconhecer todas as peças, mas nada que o pessoal, com olhos de águia, não conseguisse fazer!). Além disso, ao longo da montagem, sempre tentamos usar os nomes das peças: conector triplo, eixo, viga, conector com bucha, entre outros.

7º ano B


Com o Buggy montado, era para programarmos no bloco para que pudéssemos fazer uma corrida. Mas... Com a animação em fazer a primeira montagem e testar tantas novidades, nem todas as turmas chegaram a programar no NXT. Nada que na semana que vem não aconteça! ;)

Na verdade, isso não significou desânimo para alguns grupos das turmas... Como ao testar o sensor de som perceberam que o motor se movimentava de acordo com o volume do som ambiente, rapidamente, sensores de som foram adaptados ao Buggy! Consequentemente, o nível de ruído na sala, para não dizer gritaria, aumentou absurdamente!

Aliás, o pessoal do 7º ano B, nem sei como, ainda deu um jeito de correr contra o tempo e todos os grupos conseguiram acoplar o sensor de som nos respectivos Buggys. Resultado? Uma corrida entre os Buggys!

Não sei quem ganhou, nem deu para ver... Só enxerguei pernas e traseiras de carrinho por baixo de tantos alunos e alunas gritando animadamente para que os Buggys corressem!

Enfim, acho que foram para casa felizes, pensando em descansar no final de semana para a próxima aula... Que com certeza terá outras novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário