segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Só não vale fazer som com a boca!

Nesta semana testamos as funções do bloco NXT nas turmas de 6º a 9º ano. Uma verdadeira exploração, com cliques em todos os botões, inclusive, programação no próprio bloco!

Acontece que programar no próprio bloco simplesmente não funcionou... A não ser que, depois de vários testes, o Buggy ficasse andando engasgado... Problemas com configuração do NXT? Firmware desatualizado? A própria programação? Ainda não sabemos. É algo a ser checado! Mas isso não implicou na ausência de uma ligeira corrida! ;)

Quando testamos a função Try Me para o sensor de som, o pessoal descobriu que o motor se movimenta de acordo com o volume de som ambiente! OPA! Então, vale usar para fazer o Buggy andar... Porém! Como na semana passada houve uma gritaria só, uma regrinha tinha que ser seguida: não vale fazer som com a boca...

Bom, criatividade é criatividade: palmas, pisadas no chão, som do próprio motor em funcionamento, celulares amarrados no Buggy... E neste caso, foi bacana ver alguns grupos testando qual música emitia mais decibéis, usando a função View! Show de bola!

Lembrando... A função View possibilita visualização rápida do que os sensores e motores estão lendo. O sensor de som em decibéis, o de luminosidade em percentual de luz (sendo 100% quando virado para a luz do sol), o ultrassônico medindo distâncias em centímetros e polegadas (com precisão de 3cm a até aproximadamente 1,2 metros), o de toque respondendo em linguagem binária e os motores retornando números inteiros de rotações ou medidas em graus.

Claro que tirei fotos disso tudo em todas as turmas... Só foi difícil selecionar aquelas em que apareciam algo além de pés e pernas...

Linha de chegada do 9º ano A


Linha de partida, chegada e outra partida do 8º ano B



Parabéns a todas as turmas!!! Vocês superaram o entrave da programação e se viraram para o Buggy funcionar!!

Um comentário:

  1. olá, fiquei curiosa em saber como vc programou.
    vc pode me passar umas dicas?

    ResponderExcluir