quarta-feira, 2 de maio de 2012

Depreciação, custo, lucro, despesas, receitas...

Com o feriado uma das turmas de 8º ano ficou com uma aula de diferença em relação conteúdo, e para evitar quebra no ritmo do trabalho coletivo, fizemos algo diferente...

A conversa de hoje foi sobre depreciação, custo e lucro... Uma aula bastante rentável!

Inicialmente começamos conversando sobre o que é considerado entrada e saída de dinheiro em uma empresa (comumente conhecido como despesas e receitas). Nossa... a lista ficou grande! Em entrada (receita) a turma conseguiu pensar em vendas, patrocínio e algo mais que não lembro agora. Em saída (despesas) a lista cresceu... Ui! Marketing, logística (transporte e distribuição), matéria prima, equipamento, impostos, e foi foi foi... O bacana é que parte da turma animou com a ideia de pensar em despesas...rs... Isso ajudou a entrarem no clima em relação ao que teriam que gastar na produção de alguma coisa.

Para que ficasse claro, tomamos o exemplo de um produto para estipularmos o preço de venda: uma caixa de sapatos... O que conseguimos fechar coletivamente?

Matéria prima:
* Papelão - Pegamos o do Pão de Açúcar, pois é de graça e gera custo zero de material (é pra rir, não?);
* Cola - A de 1/2 kg custa 6 reais. Fazendo umas contas por alto e usando duas colheres de sopa de cola em cada caixa, chegamos a um custo de 30 centavos por caixa (haja conta!);
Equipamento:
* Tesoura - Uma boa tesoura custa pelo menos 20 reais, considerando que iremos amolar duas vezes ao ano (5 reais por vez) chegamos a um valor próximo de 10 centavos (chutando alto) para fazer cada caixa.
Tempo de preparo: 30 minutos (a ser calculado o valor de gasto com pessoal).

Com esse vai e vem chegamos a um preço de custo de 30 centavos... Fora o gasto com o tempo de preparo, com pessoal e outras coisas mais...

As contas foram feitas por todos, aliás, teve gente que calculou quantas horas seriam gastas de trabalho por ano e quantas caixas seriam produzidas e qual seria o custo total... Ops! Mas faltou o custo para a mão de obra, pessoas para trabalhar...

Enfim, quando fomos para o laboratório, a ideia era construir algum produto considerando todos esses gastos em sua produção... Resultado? Claro que ninguém fez conta nenhuma! Envolveram-se tanto com a construção do produto que nem se lembraram! Aliás, tem cada produto...

Cortador de caixa de papelão (por pressão): a cada toque no sensor ele corta o papel! Aliás, a programação ficou com loop e sensor de toque! :)


Atirador de elástico: para que os policiais consigam apenas imobilizar as pessoas! É só apertar o gatilho que o elástico é lançado! ;)


Correia de segurar cachorro: sempre que apertar o botão, seu cachorro pode sair por aí! 

E ainda alguns carros e motos bastante incomuns! :)


UFA! Produtiva a aula não disse!! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário