quinta-feira, 24 de maio de 2012

Parque de diversões - parte 2

Depois do barco viking, nossa investida foi nos brinquedos que mexem com a ação da gravidade a favor da adrenalina... E para esta semana, ficou o elevador e o mais importante: o sistema de frenagem.

Como assim sistema de frenagem? Elevador é uma invenção simples e que facilita um monte a nossa vida. Aliás, uma invenção que transcendeu o transporte de passageiros a andares mais altos e passou para os parques de diversões em formatos diversos...

Porém, por mais que pensemos na diversão ou na facilidade que nos trás, estar sustentado por cabos de aço não é garantia total de segurança. Para isso, há mecanismos de segurança desenvolvidos especificamente para elevadores.

No caso da montagem, o sistema de freio é composto por uma alavanca que pressiona a haste à qual o elevador se mantém fixo, e faz com que o elevador pare tão logo o sensor de toque seja liberado (algo como identificar que o elevador está caindo).


Como na construção o elevador não sobe sozinho, aproveitamos para conversar sobre polias e roldanas, e usar a ideia para alterar a construção e fazer esse movimento com auxílio de um motor. Alguns grupos testaram... As ideias, como sempre, foram muito boas. Pena que a estrutura é muito comprida e aguenta pouco peso, algo que poderia ser alterado caso tivéssemos mais um tempo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário