sábado, 12 de maio de 2012

Lançador de aviões de papel

Nesta semana o tema da atividade do 6º ano foi resistência do ar! E vai dar o que falar para as próximas semanas...

Começamos conversando sobre o ar ter peso, pois o ar tem vapor de água que tem peso; depois sobre a diferença de comportamento do ar frio e do ar quente, pois vapor de água quente evapora e o vapor de ar frio cai (o ar no congelador é um bom exemplo). Daqui, lembramos dos balões de ar quente, dos paraquedas, das asas dos pássaros e dos aviões, dos aviões de papel... para então pensarmos em como os aviões de papel planam! UI! E olha que nem aprofundamos a conversa na aerodinâmica dos aviões...rs...

Então, claro que rolou o convite: vamos construir um lançador de aviões de papel????

Mas, antes, fizemos um pequeno experimento proposto no nosso livro... Um borrifador de água! Copos plásticos não descartáveis, vários canudos com espessuras diferentes e água, muita água!

Óbvio que fizemos uma meleca no chão em volta do bebedouro! Foram muitos testes com canudos cortados em tamanhos e com buracos diferente... e ninguém conseguiu borrifar água soprando! Fala sério! Isso é algo para discutirmos em sala de aula. Por que os borrifadores não funcionaram??

Continuando, fomos direto nosso "laboratório" para a construção do lançador de aviões de papel!



Houve algumas dificuldades para fazer os aviões serem lançados... A turma só consegui umas poucas vezes e nem cheguei a ver os lançamentos. Acontece que as rodas estava muito próximas e quando os aviões de papel eram colocados entre os pneus, os pneus travavam e os aviões não eram lançados. Mesmo dobrando o papel apenas uma vez para fazer os aviões, não ia.

Olhamos um bocado as engrenagens para ver se afastando-as ligeiramente poderia funcionar. No entanto, apenas trocar engrenagens deixaria as rodas muito afastadas e os pneus sequer encostariam - algo necessário para a impulsão dos aviões de papel. O ideal seria um ligeiro afastamento e, para tal, a estrutura de sustentação das engrenagens teria que ser toda refeita para que a distância entre os pneus fosse algo próximo de meia bucha (a peça pequena amarela)... Ou seja, um trabalhão!

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