sexta-feira, 25 de maio de 2012

Robô cardíaco... Haja coração!

Nesta semana, seguindo o tema sistema circulatório, o 8º ano B montou o Robô cardíaco...

Pensem numa montagem simples com uma programação super complicada... Patinei um monte e ainda levei a turma junto. Só espero que tenha valido a pena a investida! Porque patinei? É que se faço a programação antes, sinto-me tentada a dizer como é, e, por isso, evito experimentar fazer antes.

Bom, a montagem tinha como foco fazer com que o robô andasse de acordo com a quantidade de vezes que o ruído no ambiente fosse maior do que um valor tal de decibéis. De acordo com as orientações no nosso livro: registrar a frequência e o ritmo de sons, ou seja, deverá armazenar a quantidade de batidas durante um minuto e deslocar o robô em função desse número armazenado (p. 56), onde cada registro corresponde a uma rotação do motor.

Nesse caso, a programação do Robô cardíaco envolve uma função chamada dados e, por isso, foi necessário experimentar alguns ícones que não temos o hábito de usar e que ficam na paleta completa. O bom, acho eu é que grande parte da turma foi acompanhando... E foi um tal de maleta pra cá, sensor de som pra lá, função matemática de um lado e conectar motor em função de dados de outro...

Só sei que com o final da aula e a programação não terminada, fiquei pensando um monte sobre o assunto, e acontece não estávamos no caminho errado não! Só não terminamos porque o tempo foi realmente curto para tanta experimentação! Assim, relembrando o que fizemos e pensando no ideal, vão algumas ideias que usamos (para quem ainda não fez, abaixo vem o spoiler da programação!).

Essa primeira tenta ler os decibéis que o sensor de som captura e transformar em rotações do motor. Como comprovamos, a leitura é feita não em rotações, mas em graus... Como só consegue ler no máximo 100db, alcança no máximo 100 graus de rotação do motor. Essa fizemos!


A segunda é a que tentamos duramente fazer... Faltou um bocado, chegamos apenas na primeira linha do condicional!


Bom, acho que ficou um tanto da lição do uso do armazenamento de dados.

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