quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dobraduras para o jardim

Quando fizemos as pipas com os pequenos do 2º ano, o que me incomodou durante o processo foi a falta de habilidade com as coisas pequenas, os alinhavos, os recortes precisos. Mesmo sem muita experiência com desenvolvimento motor de crianças, ficou na cara que precisaríamos trabalhar mais coordenação motora fina com eles. Sei que os encaixes das peças promovem algo do tipo, no entanto se mostrou importante tratar de atividades que exigissem mais precisão.

Foi então que surgiu a ideia de trabalhar com dobraduras. Ao fazê-las os movimentos são precisos, os vincos necessitam de destreza e força para que fiquem bem marcados e isso pode nos ajudar mais pra frente com várias outras atividades.

Com isto, surgiu outra questão. Faremos dobraduras só no 2º ano? E no primeiro ano? E terceiro?

Considerando a riqueza nas dobraduras, acabamos fazendo cabeças de gatos e de elefantes com os pequenos do primeiro ano e do 3º ano também iremos fazer animais, mas complexas de animais - depois posto como ficaram.

Voltando ao 2º ano, como estamos tratando das estações do ano e já tínhamos visto verão e outono, veio em boa hora tratar da primavera construindo um jardim onde as folhas seriam feitas a partir das dobraduras - uma maneira de acrescentar as dobraduras nas construções que tanto gostam de fazer. Isso significava construir as árvores com galhos e flores sem as folhas.

Confesso que achei que as dobraduras de plantas utilizadas fossem ficar mais delicadas, mas os pedaços de papel estavam grandes demais para o tamanho da dobradura. Erro de principiante... :/ Também achei que as crianças ficaram olhando tudo aquilo meio desconfiadas, apesar dos comentários engraçados no final... Como sempre! O que me parece ser um retorno positivo, afinal.

As dobraduras que usamos para complementar as nossas construções foram...

           

            


As construções foram feitas nos grupos e depois montamos um jardim no centro da roda... Ficou fofo... :)






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