quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Trabalho braçal - o que fazer para evitar LER?

Buscando ideias para experimentar construções com os 8ºs anos lembrei de uns vídeos de pedreiros utilizando máquinas para chapiscar. Coisa que, mesmo sempre vendo pedreiros trabalhando por morar numa região em que há vários prédios em construção, nunca tinha visto...




Só que como uma tarefa envolvendo o trabalho do pedreiro sem eles conhecerem pareceu algo não muito interessante, tratamos de trabalhadores braçais em geral. Em especial, aqueles que pudessem ter Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Foi então que, após tarefa de casa, na qual tinham que buscar profissões que envolvessem trabalho braçal e informações sobre essas profissões, fizemos um levantamento em cada turma para listarmos as profissões que encontraram. Dessas profissões, escolhemos algumas para que pudéssemos pensar em soluções mecânicas para diminuir o trabalho braçal e, assim, evitar a LER. Entraram na lista: pedreiro, pintor, marceneiro, carregador, jardineiro e agricultores que trabalham com colheita de frutas.

Em cada turma, escolhemos quatro profissões e em pequenos grupos fizeram tempestade mental buscando as soluções. Nesta hora, deveríamos ter escolhido apenas uma profissão para fazer a atividade. Penso que teríamos tido mecanismos mais criativos.

Enfim, resultados curiosíssimos...

Um gancho com serra para extrair madeira.


Carrinho carregador 


Outro carregador. Aqui faltou colocar as rodas.


Se não me falhe a memória, essa construção era um robô pintor. O funcionamento ficou bem bacana pois parte da estrutura subia e descia como se estivesse pintando uma parede.

Outro robô carregador! 

 

Não me lembro o que foi essa construção, mas estavam colocando as rodas e fiquei impressionada com o quanto ficou simétrica. Adorei ver esse cuidado...


Robô madeireiro...

Acho que precisamos pensar em mais soluções sustentáveis... :/

Nenhum comentário:

Postar um comentário