quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Experimentando com o ar e a água!!!

Desde o início do ano, temos trabalhado temas específicos como os 6ºs anos. No entanto, quando começamos a tratar de exploração espacial a ideia da construção de um foguete movido a ar surgiu e plantou uma rotina: para cada tema tratado, fazemos experimentos para vermos funcionar o que estamos estudando.

Como o último tema foi resistência do ar e da água, fizemos as aulas com as nossas construções e depois experimentos envolvendo o peso do ar, sua resistência, pressão do ar e da água.

Em relação às construções, fizemos carros de corrida, ventiladores e lançadores de avião de papel. Infelizmente, não me lembrei de tirar foto de todos, apenas dos carros. Modelos ultra-adaptados para "furarem" o ar: parte frontal bem mais baixa em relação à traseira do carro...


Em relação aos experimentos, grupo recebeu uma ficha para testar o experimento primeiro e depois explicar o que era esperado dele. Para não correr o risco de não ter material, levei tudo de modo que pudessem fazer todos os experimentos ao mesmo tempo.

Agora, escrevendo aqui, lembrei que não podia ter deixado de falar sobre tensão superficial da água... É uma coisa tão simples, mas tão bacana quando nos atentamos a ela!! :D Ainda em tempo de mostrar, semana que vem tem uma canja...rs...

Enfim, depois de uma aula com sala e papel molhado, apenas quatro dos sete experimentos foram apresentados pelos grupos...rs... Tendo mais uma aula para testar, acabei apenas mostrando os experimentos e pedindo que finalizassem a ficha registrando o que observaram em relação ao que fizemos.

De fato, o que causou mais curiosidade, foi o de pressão da água e do ar no qual usamos dois baldes, um cheio de água e outro vazio, e uma mangueira transparente e flexível. Pense no tanto que ria com a carinha de espanto das crianças chamando aquilo de mágica? Ri às gargalhadas!

Como foi o experimento? Balde cheio em cima da mesa, balde vazio na cadeira ou no chão. Mangueira cheia de água e com as duas extremidades tampadas com os polegares. Quando colocamos as extremidades da mangueira em cada um dos baldes e soltamos os polegares ao mesmo tempo, a água do balde de cima começa a fluir para o balde de baixo, até que a extremidade do balde com água seja tampada novamente, a água acabe ou a extremidade da mangueira saia da água.

O que explica isso é a pressão da água que a leva de um lugar mais alto para um lugar mais baixo.  Tem também a pressão do ar que ajuda a empurrar a água para baixo. De fato, isso pode ser utilizado até para esvaziar piscinas com ralos entupidos - basta colocar a extremidade de uma mangueira num local mais baixo do que do nível da água da piscina.

É um aprender brincando com esses experimentos... Pena que não tirei foto dos grupos apresentando!

Para quem tiver interesse, segue link com os sete experimentos que fizemos! :D
http://www.4shared.com/file/ZoUiVPQfba/Sugestes_para_experimentos_-_r.html

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