Os 4ºs anos mantiveram o tema sistema solar por mais duas aulas, além da luneta e do sistema terra e lua...
O sistema terra, lua e sol foi trabalhoso, admito, e não me lembro de nenhum grupo ter terminado.
É uma construção bem longa na qual as turmas necessitariam de bem uns 30 ou 35 min para conseguirem fazer tudo. No entanto, também percebo que a moçadinha ainda não está habituada ao material pequeno - nem todos ainda construíram seguindo o manual -, ainda há dificuldade de lateralidade para interpretarem as imagens e há dificuldade com o trabalho coletivo - ainda não entendem a necessidade de se ajudarem ou adiantarem a construção para o colega construtor do dia.
Mesmo assim, penso que de alguma maneira estão aproveitando e aprendendo a lidar com os colegas, apesar de também perceber que os menos habilidosos vão desanimando... Isso sim dá trabalho: mostrar que TODOS podem desenvolver as habilidade de manuseio do material.
Bom, o sistema terra, lua e sol trouxe mais uma vez a caixa de redução com a rosca sem fim e o funcionamento das polias e engrenagens... No entanto, novamente o movimento de rotação da lua não funcionou, nem o do sol. Mas valeu a ideia...
A outra construção foi montagem livre de um instrumento que coletasse amostras de solo da superfície de outros planetas... E cá entre nós, quantas ideias legais!
De pronto, vários pensaram nas alavancas típicas das escavadeira, o difícil era conseguir fazer o movimento que queriam. Mas, com um tanto de jeito e uma ajudinha, finalizaram suas ideias...
Lindos não???
Nenhum comentário:
Postar um comentário