No primeiro caso, a gangorra é do tipo interresistente e a força e a resistência podem ser representadas/ aplicadas em qualquer dos dois lados. O importante é lembrar que sempre tem alguém que vai representar uma resistência e outra pessoa que vai fazer força - para brincar de deixar o/a colega cair ou para lançá-lo/a nas nuvens...rs...
Quanto ao segundo caso, como a brincadeira da gangorra é tentar manter o equilíbrio (eu nunca conseguia isso por ser a mais alta e mais pesada...rs...) aproveitamos para entender qual peça é a mais pesada... ou melhor, qual tem mais massa!!
Testar o equilíbrio entre as peças mostrou que peças de cores diferentes e mesma forma têm o mesmo peso (massa). Quando a moçadinha usou peças da mesma cor nas gangorras, sabendo que o peso das peças de cores diferentes é igual, foi para estabelecer simetria e com isso deixar a construção mais bonita.
Na continuidade da conversa, fizemos algumas comparações: quem pesa mais do que quem, quais peças juntas pesam o mesmo que outra, qual é a mais pesada, qual é a mais leve... Uma aulinha básica de medida de massa com peçinhas de Lego! :)
Tudo de bom foi ver a moçadinha testando, conversando, conjecturando, trocando ideias... :)
Gangorra com assentos amarelos
Com assentos amarelos e manivela para ajudar a movimentar, já que ficou em equilíbrio.
Assentos amarelos, manivela para (des)equilibrar e degraus para as crianças subirem na gangorra.
Gangorra com degraus e cinto de segurança!
Fofos, não??? :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário