segunda-feira, 8 de abril de 2013

Será que ganhar dinheiro trás felicidade?

Hoje na aula com o 5A tentamos construirmos algo que pudesse fazer alguém se sentir feliz. De início saiu de tudo: máquina de fazer cócegas, de fazer massagem, de fazer dinheiro! Eita... E dinheiro traz felicidade? Conversamos um tanto sobre o que nos deixa felizes, mas ficamos de voltar ao assunto no final da aula.

Bom, para os responsáveis de plantão por aqui, aí vão algumas ideias que essas pessoinhas têm sobre o que as deixa felizes!

Receber carinho dos pais, ter alguém que nos ame e que podemos amar, dar risada junto com a família enquanto assiste a um filme, brincar com um irmão ou irmã e mesmo brigar com eles...rs... Brincar com o cachorro e também brigar - acho que mais para irritar, né? Andar de skate, de bicicleta, jogar vídeo game, comer, comer e comer pizza! Bom... Foram tantas coisas que não consigo lembrar de tudo. Mas, fica a dica ;) Só dinheiro não traz felicidade... Aliás, dinheiro tem que ser bem gasto para trazer felicidade! ;)

domingo, 7 de abril de 2013

Movimento das cobras

Juro que gostaria de entender o fascínio da moçada a respeito das cobras. Ainda não sei se é o medo, se são as histórias de perigo, se realmente se interessam pela vida animal (as turmas não fica animadíssimas quando conversamos sobre as girafas...rs...), se é curiosidade mesmo... Sempre que estamos tratando dos animais vertebrados e conversamos sobre as cobras, seus venenos e os tipos de movimentos é uma excitação geral....

Essa construção tem o intuito de mostrar um dos movimentos usados pelas cobras para deslocamento. Inicialmente, o movimento é muito parecido com o sanfonado, apesar de, em alguns momentos, eu achar que mudando a posição das partes da cobra antes de rodar o programa, o movimento é mais parecido com o serpentino.


A surpresa na construção é a forma como a cobra se move... é muitíssimo engraçada...

Com a construção pronta e o movimento testado, o desafio é imitar outro tipo de movimento usado pelas cobras.

Curiosamente, não tirei fotos, apenas filmei...rs... Como foram vários vídeos curtinhos, compilei tudo em um só, mas perdeu-se um tanto da qualidade.


domingo, 31 de março de 2013

APAGA o fogo!!!

Nossa! Imagina se estivéssemos em um acampamento e víssemos fogo na floresta? Ligaríamos para os bombeiros na hora! Agora, imagina que os bombeiros chegaram na floresta mas não estão conseguindo levar água suficiente para apagar o incêndio. Como iremos ajudá-los?? Ah! Solução é o que não falta! :)

Podemos arrumar um avião com um contêiner cheio de água para derramar sobre a floresta... Como se fosse chuva!


Ou quem sabe, poderíamos arrumar uma mangueira beeeeeem longa para acoplar ao carro de bombeiros!


Ou ainda, carros resistentes aos caminhos da floresta para chegar bem mais perto do fogo... E que também tenham mangueira para captar água do rio próximo...



terça-feira, 26 de março de 2013

Digestão...

Deve ser difícil encontrar alguém que não goste de uma batata frita com Coca-Cola, ou uma coxinha de frango recheada com catupiry (ou sem também) com um suquinho, quem sabe um enroladinho de salsicha ou uma empadinha... Até os menos afoitos às bebidas açucaradas não podem negar que salgadinhos são uma delícia! :)

No entanto, pouco pensamos em como essas misturas ficam em nossos pobres estômagos.

Convenhamos, imagine a combinação de gordura saturada com ácidos e proteína com carboidratos e mais todos os nomes estranhos possíveis e imagináveis advindos da nossa alimentação cheia de conservantes combinados com as salvadoras folha de alface e rodela de tomate?

Então? Estranho né?

Por isso, aproveitamos a deixa, já que estávamos conversando nos 8ºs anos sobre aparelho digestório, digestão e saúde alimentar, para fazermos um pequeno experimento (espero que neste ano não joguem o material fora...).

Material para o experimento?
- 50 ml de Coca-Cola
- 50 ml de vinagre
- 50 ml de suco de limão natural
- 50 ml de água
- um pedaço de pão de francês (ou pão de sal)
- quatro potes para a mistura

Como montar?
Em cada um dos potes, colocar um pouquinho do pão e depois colocar apenas um dos líquidos para completar o pote. E sem misturar os líquidos!

Como fazer isso em sala ia ser uma bagunça, fora os cheiros misturados, fiz em casa logo de manhã e levei para a moçadinha ver e ficar de olho no experimento. A ideia é que cada uma das turmas A e B acompanhe o processo de decomposição de dois dos quatro potes (não fiz dois de cada, mas os quatro acima descritos) e depois relatem para a prof aqui o que aconteceu ao longo de quinze dias.

Vou tentar colocar fotos dos potes ao longo dos próximos dias, assim como os resultados finais, mas, de imediato, aí vão como estão aparentando os potes hoje - no dia da mistura! ;)



segunda-feira, 25 de março de 2013

Gangorra

A gangorra é bem interessante para mostrar aos pequenos o funcionamento de duas coisas: alavancas e equilíbrio.

No primeiro caso, a gangorra é do tipo interresistente e a força e a resistência podem ser representadas/ aplicadas em qualquer dos dois lados. O importante é lembrar que sempre tem alguém que vai representar uma resistência e outra pessoa que vai fazer força - para brincar de deixar o/a colega cair ou para lançá-lo/a nas nuvens...rs...

Quanto ao segundo caso, como a brincadeira da gangorra é tentar manter o equilíbrio (eu nunca conseguia isso por ser a mais alta e mais pesada...rs...) aproveitamos para entender qual peça é a mais pesada... ou melhor, qual tem mais massa!!

Testar o equilíbrio entre as peças mostrou que peças de cores diferentes e mesma forma têm o mesmo peso (massa). Quando a moçadinha usou peças da mesma cor nas gangorras, sabendo que o peso das peças de cores diferentes é igual, foi para estabelecer simetria e com isso deixar a construção mais bonita.

Na continuidade da conversa, fizemos algumas comparações: quem pesa mais do que quem, quais peças juntas pesam o mesmo que outra, qual é a mais pesada, qual é a mais leve... Uma aulinha básica de medida de massa com peçinhas de Lego! :)

Tudo de bom foi ver a moçadinha testando, conversando, conjecturando, trocando ideias... :)

Gangorra com assentos amarelos

Com assentos amarelos e manivela para ajudar a movimentar, já que ficou em equilíbrio.

Assentos amarelos, manivela para (des)equilibrar e degraus para as crianças subirem na gangorra.

Gangorra com degraus e cinto de segurança!

Fofos, não??? :)

domingo, 24 de março de 2013

Sistema solar 2

Os 4ºs anos mantiveram o tema sistema solar por mais duas aulas, além da luneta e do sistema terra e lua...

O sistema terra, lua e sol foi trabalhoso, admito, e não me lembro de nenhum grupo ter terminado.

É uma construção bem longa na qual as turmas necessitariam de bem uns 30 ou 35 min para conseguirem fazer tudo. No entanto, também percebo que a moçadinha ainda não está habituada ao material pequeno - nem todos ainda construíram seguindo o manual -, ainda há dificuldade de lateralidade para interpretarem as imagens e há dificuldade com o trabalho coletivo - ainda não entendem a necessidade de se ajudarem ou adiantarem a construção para o colega construtor do dia.

Mesmo assim, penso que de alguma maneira estão aproveitando e aprendendo a lidar com os colegas, apesar de também perceber que os menos habilidosos vão desanimando... Isso sim dá trabalho: mostrar que TODOS podem desenvolver as habilidade de manuseio do material.

Bom, o sistema terra, lua e sol trouxe mais uma vez a caixa de redução com a rosca sem fim e o funcionamento das polias e engrenagens...  No entanto, novamente o movimento de rotação da lua não funcionou, nem o do sol. Mas valeu a ideia...

A outra construção foi montagem livre de um instrumento que coletasse amostras de solo da superfície de outros planetas... E cá entre nós, quantas ideias legais!



De pronto, vários pensaram nas alavancas típicas das escavadeira, o difícil era conseguir fazer o movimento que queriam. Mas, com um tanto de jeito e uma ajudinha, finalizaram suas ideias...

Lindos não???

terça-feira, 19 de março de 2013

Sistema digestório

Ui! Aula corrida nos 8º anos! Conseguimos fazer duas construções em apenas uma aula!!! Isso significa que na semana que vem teremos um tempo maior de conversa sobre as estruturas e seu funcionamento. Nem por isso, deixamos de conversar sobre outras coisas, como por exemplo, que o estômago é muito sensível aos alimentos, que a produção excessiva de ácidos estomacais é prejudicial à saúde e por aí vai...

Ah! O que construímos? Um esôfago e um robô comilão!!

O funcionamento do esôfago é bem bacana... A ideia é imitar os movimentos peristálticos e com isso empurrar uma das bolinhas da maleta através da estrutura. A particularidade dessa construção é modificar a posição das partes móveis para que a bolinha seja movimentada e não espremida, ou seja, que as alavancas funcionem sequencialmente e em alguns pequenos momentos ainda sejam simultâneas... O que não é simples.




E parando para pensar, a única coisa simples no esôfago é a programação: um ícone de motor, com três motores funcionando simultaneamente, com força baixa e todos na mesma direção.  E não é que alguns grupos colocaram sensor de toque para iniciar e/ou terminar o movimento? Lindos, não??? :)

Já o robô comilão tem uma estrutura que poderemos usar em outras construções... Então, atenção redobrada em como os motores são conectados às vigas e depois ao NXT!


De construção simples, o inverso acontece com a programação... Foi preciso, nesse caso, entender como utilizar a condição de luz! Esse ícone, que usamos talvez uma ou duas vezes no ano passado, abre duas linhas de programação diferentes para uma dada condição. Por exemplo, se luminosidade for maior do que 50% o robô faz uma programação, caso contrário há uma outra programação a ser feita. Isso significa que o robô sempre vai ter dois caminhos a seguir a depender da luz que ele percebe... AH! E sem esquecer de colocar tudo dentro do loop, senão nada disso acontece várias vezes!

Enfim, fiquei impressionada com a agilidade de alguns grupos e com a disposição em outros para fazer tudo funcionar - tudo de bom!!! Pena que tem uns preguiçosos de plantão - ou desinteressados mesmo... Ah se todos tivessem o mesmo animo que eu para fazer essas aulas! Seria uma guerra diária para guardar o material!!!